Steinbruch avalia diariamente abafamento do alto-forno 2 da CSN

by Diário do Vale

Alto-forno 2 da CSn deve ser abafado e paralisado


Volta Redonda –
O presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, afirmou que  a situação operacional do alto-forno nº 2 da Usina Presidente Vargas será analisada diariamente para definir sobre o andamento dos procedimntos de abafamento e parada do equipamento. A notícia sobre o abafamento foi confirmada pelo DIÁRIO DO VALE junto a engenheiros do setor de produção da usina na semana passada. O presidente afirmou que avaliará a produção do mercado e a liquidez sobre os compromissos financeiros. Da mesma maneira, Benjamin Steinbruch deixou transparecer que a decisão de parar o forno só não foi executada ainda por questões sociais diante da pandemia do coronavírus, uma vez que quase duas mil pessoas poderiam ser demitidas. Com isso, o processo para abafar o forno, que teve início na semana passada, foi temporariamente suspenso.

– Respeitamos a pandemia que se instalou no mundo e brasil. ressaltamos as dificuldades saúde e economia, mas temos de passar por isso da melhor maneira possível – disse Steinbruch, nos comentários feitos logo após a apresentação do resultado financeiro do grupo CSN.

O presidente da CSN fez uma avaliação mais otimista dos cenários de cimento, mineração e aços longos.  No entanto, admitiu uma queda acentuada nos negócios envolvendo aços planos.

– O mercado (aços planos) aí sim teve queda maior, principalmente com a indústria automobilística. Tivemos, ainda sim, um primeiro trimestre bom, mas temos a possibilidade de trabalhar no segundo trimestre com 60% da entrega. Não sabemos ainda com relação à produção como será. Está em discussão a eventual parada do “forno 2”, que vai ser continuadamente discutida no dia a dia, dentro das perspectivas de colocação desta produção. Os estoques subiram e estamos de olho nisso. O capital de giro investido é muito significativo. Temos de preservar a liquidez. É um olho na produção do mercado e outro na liquidez, nos compromissos financeiros – disse.

Benjamin Steinbruch reforçou que o aspecto social também está sendo levado em consideração. “Consideramos todas as questões sociais e por isso não tomamos ainda a decisão (de abafar o forno). Quando a fizer, nós teremos de contemplar todas as possibilidades para minimizar questões sociais desta eventual parada, assim como questões políticas de onde estamos trabalhando. Estamos tentando suportar nossos funcionários nas regiões onde atuamos – ressaltou.

O presidente da CSN afirmou ainda que o fato do alto-forno 3 ter sido reformado recentemente seria um facilitador para a usina segurar a produção mesmo diante da parada do forno 2. Steinbruch destacou que o custo operacional do alto-forno 3 é mais barato e daria conta do recado neste momento,  diante do cenário atual do mercado.

Uma outra justificativa possível para a Companhia manter o AF-2 funcionando por mais tempo pode ser deduzida de uma fala do ministro da Economia, Paulo Guedes. O ministro afirmou que, quando ele e o presidente Jair Bolsonaro receberam um grupo de industriais para avaliar a situação da economia, foi informado de que seis altos-fornos existentes no Brasil estão desligados, e que um equipamento como esse, uma vez abafado, leva entre 30 a 40 dias para voltar a funcionar, se for religado rapidamente, e que, se chegar a esfriar completamente, leva oito meses para voltar a produzir.

Como a oferta interna de aço já sofreu queda com o desligamento de altos-fornos de outras siderúrgicas, a oferta no mercado interno já caiu. Assim, no caso de retomada da economia cpom a redução ou extinção das medidas de isolamento, setores como a indústria automobilística e a da chamada “linha branca” (fogões, geladeiras e máquinas de lavar) podem retomar a produção com mais velocidade de vão precisar de uma quantidade de aço que a concorrência da CSN não vai poder suprir de imediato por ter abafado seus altos-fornos. Isso daria à CSN uma vantagem competitiva.

You may also like

11 comments

Thiago 25 de maio de 2020, 06:50h - 06:50

ppr ninguém fala nada…

Ricardo 19 de maio de 2020, 01:58h - 01:58

Ele é empresário, ta vendo que o cenário comercial voltando a crescer…ele não vai abafar o alto forno pq é bonzinho não e nem vai mandar esses 2 mil peões embora não, Isso foi um jogo de marketing e político para não pagar PPR e nem repor salários. Na CSN não houve crise!!! Estamos trabalhando muito aqui dentro, acredite.

Capeta da grota do Santa cruz 18 de maio de 2020, 16:34h - 16:34

Aqui deveria ser igual a CUBA todos não tem nada mas ninguém passa fome. Pois aqui no Brasil a minoria tem muito e muitos não tem se quer o que comer…

Desculpe , crítica real 18 de maio de 2020, 15:55h - 15:55

A situação é séria e deparamos com comentários desproviveis se posso chamar isso de ‘ comentários ‘ . Nisso se observar a falta de intelectualidade da pessoa, é triste.

Alech 18 de maio de 2020, 18:26h - 18:26

Mais um alienado pela mídia. Coitado!!

Jorge Lucas 18 de maio de 2020, 11:28h - 11:28

“Tio Beija” está é avaliando se pode demitir apenas dois mil ou tem como demitir mais.
Não dá para acreditar que o Barão do Aço tenha alguma preocupação com o social, vendo a maneira como trata seus empregados.

JUSTUS 18 de maio de 2020, 21:11h - 21:11

NERO TAMBÉM PENSAVA TODO DIA ATÉ RESOLVER TOCAR FOGO EM ROMA VC ACREDITA REALMENTE QUE ESSE CIDADÃO PENSA NO LADO SOCIAL DO POVO? Kkkkkkk

Alech 18 de maio de 2020, 10:21h - 10:21

E a minha PPR? Sai quando?

Saco cheio 18 de maio de 2020, 12:34h - 12:34

Quando o Lula for honesto! Daqui há pouco vai trabalhar por um prato de comida.

Atento 18 de maio de 2020, 13:33h - 13:33

O Lula é o cara!
Passou a ser o único argumento de quem é desprovido de neurônios (não deve saber o que é neurônios. Significa burro mesmo…).

Alech 18 de maio de 2020, 15:17h - 15:17

Ô Saco cheio, nós já trabalhamos por esse motivo. Vai se atualizar meu prezado!kkkkkk

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996