Região tem programação extensa para comemorar o Dia de Santo Antônio

by Diário do Vale

Santo Antônio padroeiro de Volta Redonda será lembrado com festa e missa
(Foto: Divulgação)

Volta Redonda- Fiéis de toda a região festejam nesta quinta-feira, 13, o dia dedicado a Santo Antônio, padroeiro de três paróquias da diocese: em Volta Redonda no bairro Niterói, em Barra Mansa no bairro Saudade e em Lídice, distrito de Rio Claro. Em Volta Redonda, a data é feriado e também será uma oportunidade para ajudar a APMI (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância Volta Redonda) com a doação de leite e amido de milho que podem ser entregues durante as festividades na comunidade no bairro Niterói.
A festa começa nesta quarta-feira, 12, às 19h30, com missa com padre Maurício Carvalho. Na quinta-feira, dia 13, haverá outra missa. Desta vez, às 8 horas, com o bispo emérito dom João Maria Messi e clero de Volta Redonda. Às 12 horas, haverá ainda missa com padre Nilson e ás 17 horas a tradicional procissão, seguida de missa com o bispo emérito, dom Francisco Biasin.
A festa continua na sexta-feira, 14, às 19h30, com missa com padre Xavier. No dia 15, sábado, às 18 horas, missa com padre Welder Pretinho de Carvalho Silva – Pároco de Nossa Senhora da Conceição – Paty do Alferes e encerrando dia 16, domingo, com missa com padre Antônio Maria, às 18h. Todos os dias haverá barracas de comidas típicas e entre os dias 12 e 15 haverá a tradicional benção dos pães.
Em Barra Mansa, no bairro Saudade, a festa começou no início do mês de junho com a trezena de Santo Antônio, com missas todos os dias. Na quarta-feira, dia 12, será a missa dos namorados, às 19h30, com padre Flávio Luís. No dia do padroeiro, 13, terá a missa com benção dos pães, às 7h, com padre Alexandre Barbosa. Às 10h será a missa Solene com o bispo diocesano, dom Luiz Henrique, seguida de almoço da festa do padroeiro. E às 19h haverá procissão seguida de missa com padre Deivi Santana. Até o dia 13 terão shows regionais e venda de comidas típicas.
Em Lídice, a festa teve início nesta segunda-feira, dia 10, com o tríduo, às 18 horas, até o dia 12. No dia 13, às 19 horas, será a missa em honra a Santo Antônio e em seguida procissão, distribuição de pães e confraternização com a participação da banda municipal de Rio Claro.

O santo

Embora tenha fama de santo casamenteiro, Santo Antônio se tornou popular por sua história de doação aos pobres e marginalizados, por isso a tradição de benção e distribuição de pães. Canonizado pelo papa Gregório IX quase um ano depois de sua morte, em 13 de junho de 1231, seu maior destaque enquanto cristão foi a vida em extrema pobreza e a vivência na pregação do evangelho, o que se confirma pelos inúmeros milagres relatados.
De acordo com padre Deivi Santana, pároco da paróquia Santo Antônio, em Barra Mansa, o santo viveu a exemplo de São Francisco de Assis.
-Ele quis seguir nosso Senhor em obediência, sem nada próprio, em castidade e pregando o evangelho a todos. Antônio viveu a forma de vida inspirada por Francisco como um grande missionário e pregador. Todo estudo que fez durante os anos que esteve no Mosteiro dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho serviu-lhe para pregar a Palavra de Deus a todos por onde ia. E assim foi, na simplicidade, humildade e pobreza franciscana, numa intensa vida de oração, testemunhando o evangelho, primeiro com a vida, depois com as palavras. Sua fama de santidade logo se espalhou – explicou o padre.

You may also like

2 comments

PROMETIDO É CUMPRIDO 11 de junho de 2019, 21:55h - 21:55

Gostaria de saber a que horas posso levar os pãezinhos para distribuição na igreja de Santo Antônio, terá distribuição dos pães a que horas? Após a procissão seguida da missa terá?

Linda 11 de junho de 2019, 13:24h - 13:24

Haja missa!!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996