>
sexta-feira, 27 de maio de 2022 - 13:15 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Volta Redonda ganhará Museu da Ciência e Tecnologia

Volta Redonda ganhará Museu da Ciência e Tecnologia

Matéria publicada em 13 de maio de 2022, 10:48 horas

 


Espaço será erguido no bairro Laranjal com R$ 15,5 milhões em investimentos do Estado

Sérgio Sodré, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo. (oto: Cris Oliveira – Secom/PMVR)

Volta Redonda – Volta Redonda segue avançando por meio de investimentos em parceria com o Governo do Estado. A mais recente conquista é a definição da empresa que vai realizar as obras de construção do Museu da Ciência e Tecnologia na cidade. Serão investidos cerca de R$ 15,5 milhões pelo governo estadual para erguer o espaço na Rua 154, no bairro Laranjal.

O processo licitatório está em fase de homologação e a previsão é que a obra dure aproximadamente 12 meses, depois de iniciada. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, a licitação inclui a construção do prédio, do planetário e a aquisição de alguns móveis.

“A ideia é fazer um planetário nos mesmos moldes do que existe na Gávea, no Rio. Será uma obra fantástica, que vai contar com diversos equipamentos para auxiliar na educação de forma lúdica, principalmente sobre estudos em disciplinas de exatas, como Matemática e Física”, contou Sodré, acrescentando que esses equipamentos para compor o museu devem ser adquiridos pela administração municipal, como contrapartida.

O Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda será construído com base em um projeto arquitetônico vencedor de um concurso promovido pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal Fluminense (UFF). O espaço será operado pela prefeitura e deverá contar com a cooperação técnica de profissionais da UFF e da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).

O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou a importância do investimento para a cidade e agradeceu por mais essa parceria com o Governo do Estado.

“O governador Cláudio Castro tem sido um parceiro fundamental nessa reconstrução de Volta Redonda. E está nos ajudando a fazer muito mais pela cidade. Esse sonho de a cidade ter um museu desse porte está se tornando realidade, graças a essa parceria que tem dado certo, preparando Volta Redonda para o futuro”, destacou o prefeito.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

16 comentários

  1. CARLOS Antônio Gonçalves

    E O MUSEU DE COMPUTADORES DO MARCOS VELASCO ,SAI OU NÃO SAI ?
    POXA NETO , ESTAMOS ESPERANDO POR ESSE PROJETO NÃO É DE HOJE ,DA UMA FORÇA AI , GARANTO QUE NÃO VAI SE ARREPENDER..
    MARCOS VELASCO,ESTAMOS JUNTOS …. ABRAÇOS MEU IRMÃO…

  2. E o Museu de Tecnologia do Marcos Velasco?
    Ele tem uma bela coleção de computadores antigos em funcionamento e excelente estado de conservação, softwares, documentos e outros itens que podem despertar o interesse dos jovens para o que pode ser uma bela carreira, e ajudar de várias formas a cidade e região. Quando teremos um espaço para ver estes itens expostos?

  3. Como que certos trabalhos são mais valorizados que outros. Há tempos que o museu de computadores antigos do Marcos Velasco vem tentando se erguer, mas não tem o auxílio da prefeitura. É um trabalho lindo e de muita dedicação. Merece ser reconhecido.

  4. jefferson goulart

    Prefeitura cadê o museu dos computadores do Marcos velasco????

  5. João Carlos Pereira

    Quero uma resposta da prefeitura de volta redonda acerca do museu de tecnologia do Marcos Velasco, foi anunciado há uns anos e hoje a prefeitura deixou de lado!

  6. Pensei que seria o museu de tecnologia do Marcos Velasco, mas pelo jeito é outra coisa. Marcos possui um acervo absurdo de itens de tecnologia, se não me engano é o maior da América latina e só precisava de um espaço.

  7. Fabio Teixeira de Padua

    Estamos aguardando ansiosamente o museu dos computadores do Marcos Velasco, quando será inaugurado?

  8. Além do aumento absurdo do IPTU. Tem dinheiro pra tudo nessa cidade, menos pra pagar os funcionários. Museu vindo de outra localidade pra gastar mais dinheiro do municipio. Parabens pela gastança.

  9. Mais uma bola fora da prefeitura. Não tem dinheiro para pagar os atrasados dos funcionários, além de dar apoio a um museu de fora da cidade, enquanto o museu de computadores do Marco, que é morador da cidade e aguarda a anos, não é atendido. Não voto no Neto NUNCA MAIS !

  10. KALIL OMAR ELGAZZAOUI

    Precisamos de um centro de convenções , como o de Juiz de fora !! E outros por aí, Volta redonda poderia transformar a Ilha são João em um grande centro de eventos industrial , comercial e de serviços!!
    Precisamos estimular o trabalho!!!

  11. Pra quê isso?
    A cidade não está precisando de nada mais básico do que um museu?

    Quase 16 milhões de reais.

  12. … serão inúmeras “bocas” criadas para o suposto museu. Se é não foram criadas e já estão ganhando mensalmente seus salários. Diretor, Assistente, Museologia, Arqueólogo, Arquivista, Restaurador, Bibliotecário, e etc.

  13. Boa notícia para a cidade! Espero que seja bem estruturado e que sirva de inspiração na escolha de carreira dos mais jovens! O país precisa urgentemente dar ênfase ao STEM na educação.

  14. Sinceramente, museu é muito bom, porém nem de longe é a prioridade.
    um exemplo bobo, a beira rio é utilizada por grande parte dos trabalhadores da cidade para se deslocar a pé ou de bicicleta. uma outra parte da população usa para atividades físicas. podemos chutar 5000 pessoas usando diariamente.

    Quantas pessoas visitaram um museu diariamente ?

  15. Acho que existem outras prioridades.
    A biblioteca pública, que fica na vila Santa Cecília, é muito pouco frequentada, quem dirá um museu no Laranjal.
    Vai ser um cabide de emprego com altos salários. Pago pelo contribuinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document
close