Volta Redonda inicia vacinação contra Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos

by Diário do Vale

Volta Redonda – Na manhã desta quarta-feira, dia 20, a secretaria municipal de Saúde de Volta Redonda iniciou a vacinação contra a Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e em pessoas institucionalizadas com deficiência no município.

A Instituição João Miguel da Silva (Asilo Dom Bosco) recebeu 36 doses da vacina. A primeira pessoa a receber a dose foi uma idosa, de 97 anos, infectada pela doença em julho do ano passado. Ela chegou a ficar internada por aproximadamente um mês no Hospital Regional do Médio Paraíba, por isso, foi classificada como prioridade de vacinação devido ao risco de reinfecção.

A Secretaria Municipal de Saúde também vacinou os cuidadores e profissionais de saúde que mantêm contato direto com os idosos. Segundo a gerente da unidade, Eliete Maria Carneiro, a mulher vacinada não possui comorbidades e sua recuperação pós-Covid foi considerada como “um milagre”. A ILPI é mantida pela AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda).

Ainda segundo Eliete, a idosa apresentou sintomas leves da doença, como diarreia, tosse e febre. “No período em que ela ficou internada, não foi necessária a intubação”, disse Eliete. A mulher vacinada comentou que estava se sentindo feliz, pois teme ser reinfectada pelo vírus.

Rotina

A gerente Eliete Carneiro explicou que desde o início da pandemia, o asilo suspendeu as visitas dos familiares aos idosos e modificou completamente a rotina do local, inserindo medidas mais rigorosas de higienização por todos. “Até hoje as visitas estão suspensas e, além disso, intensificamos as medidas de combate ao vírus. A vinda da vacina muito nos anima e nos traz alegria em meio a esse momento doloroso da pandemia”, comentou Eliete.

A gerente da ILPI João Miguel da Silva (Asilo Dom Bosco) relembrou ainda que outros idosos da unidade também foram infectados pela Covid-19, sendo que duas idosas morreram por complicações do vírus. Um dos casos divulgados pela imprensa na época foi a da senhora conhecida como “Vó Rosa”, de 110 anos, que morreu no Hospital Regional.

A ILPI não autorizou a divulgação do nome dos idosos que receberam a vacina.

Mulher, de 97 anos, foi vacinada no Asilo Dom Bosco (Foto: Geraldo Gonçalves/PMVR)

You may also like

1 comment

Macaé com 8000 profissionais de saúde e VR só com 1680, estranho. 20 de janeiro de 2021, 18:58h - 18:58

Micharia de vacina , Macaé recebeu um montao!

Macaé rcebeu 6.240 doses, sendo que neste primeiro momento serão aplicadas 2.973 doses, ou seja, este é o número de pessoas que serão vacinadas na cidade. “As demais doses continuam na Central de Abastecimento do Governo Estadual para garantia da aplicação da segunda dose. O excedente é enviado para o caso de perdas de alguma dose”, detalhou.

As doses recebidas na terça-feira (19) atenderão, inicialmente, 34% dos profissionais de saúde, já que Macaé tem cerca de 8 mil trabalhadores registrados neste segmento. O Governo do Estado enviou na última segunda-feira (18), 74 mil seringas e agulhas para a Prefeitura de Macaé.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996