Importação de 2 milhões de doses de vacina está sendo planejada pela Fundação Oswaldo Cruz

by Diário do Vale

A Fiocruz pede que a Anvisa libere a importação excepcional dessas doses – Foto: Arquivo.

Rio- A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) articula a importação de 2 milhões de doses prontas da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca para começar o calendário de imunização contra a covid-19 neste mês. A instituição já informou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que pedirá nesta semana o aval para uso emergencial do produto.

Em ofício de 31 de dezembro, a Fiocruz pede que a Anvisa libere a importação excepcional dessas doses. A informação foi divulgada pela revista Veja e confirmada pelo Estadão. Importações deste tipo costumam ser avaliadas em reunião da diretoria colegiada da agência, que é formada por cinco membros

A ideia da Fiocruz era só entregar vacinas prontas em fevereiro. No mês anterior, chegaria ao Brasil o insumo farmacêutico da vacina, que terá fases finais de produção feitas na Fiocruz. A instituição disse à Anvisa, porém, que busca formas de antecipar a entrega do produto finalizado, “considerando o grave quadro sanitário” e a “aceleração dos números de mortes”. Por isso, a estratégia passou a ser trazer algumas doses totalmente preparadas no exterior.

O Reino Unido autorizou em 30 de dezembro o uso emergencial da vacina de Oxford/AstraZeneca contra o novo coronavírus, em regime de aplicação de duas doses completas, com intervalo de um a três meses. Nos ofícios enviados à Anvisa, a Fiocruz não informa quantas pessoas pretende imunizar a partir dessas 2 milhões de doses, nem a data prevista para o início da campanha.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo*.

You may also like

1 comment

Vacina ! Pra todos! 3 de janeiro de 2021, 14:05h - 14:05

Quero 4 pra viagem.

Poderiam cobrar um valor para quem pudesse pagar, as pessoas pagariam e mais pessoas seriam vacinadas

A classe média pagaria.

Já que não poderá vender nos particulares.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996