domingo, 28 de novembro de 2021 - 00:00 h

TEMPO REAL

 

Capa / Saúde / Opas: com variantes, pode ser necessário 90% de vacinados para controlar covid

Opas: com variantes, pode ser necessário 90% de vacinados para controlar covid

Matéria publicada em 4 de agosto de 2021, 14:34 horas

 


São Paulo – O gerente de Incidentes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Sylvain Aldighieri, afirmou nesta quarta-feira que, diante do avanço de novas variantes do coronavírus, pode ser necessário uma cobertura vacinal de 90% da população para controlar a transmissão do vírus. Durante uma coletiva de imprensa, ele ponderou que os cientistas ainda não entraram em um consenso sobre os pré-requisitos para a imunidade coletiva no caso da covid-19.

Assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Opas disse que não há evidências que apoiem a necessidade de uma terceira dose do imunizante contra o coronavírus. Aldighieri considerou, contudo, que esse cenário pode mudar nos próximos meses.

Ao ser questionado sobre a variante lambda, identificada inicialmente no Peru, Aldighieri disse que a detecção da cepa tem sido esporádica na América Latina. Ainda segundo ele, não existe evidência concreta de que a lambda seja mais contagiosa, como a delta.

Especificamente sobre a delta, o gerente de Incidentes da Opas afirmou que é preciso mais estudos para se conhecer o real impacto nas hospitalizações e na gravidade da doença.

A diretora da entidade, Carissa Etienne, por sua vez, declarou que são necessárias mais vacinas “agora” para a América Latina e o Caribe. A autoridade também urgiu os países da região a aumentar a cobertura vacinal de comunidades indígenas.

Por Iander Porcella

Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Meu Deus !!!

    Tá difícil, o pessoal não tá levando para vacinar de sarampo , hpv e poliomielite.

    Muitos dizem que não vacinar, seguindo inclusive lideranças…

    90% nem EUA tá conseguindo.

Untitled Document