>
sábado, 13 de agosto de 2022 - 16:32 h

TEMPO REAL

 

Capa / Saúde / Porto Real realiza nova ação em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho

Porto Real realiza nova ação em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho

Matéria publicada em 8 de junho de 2022, 17:23 horas

 


O objetivo do encontro é enfatizar a importância da realização deste exame e detalhes de como é feito – Foto: Fabiano Sabino(PMPR).

Porto Real- A Secretaria Municipal de Saúde, ainda em comemoração ao “Dia Nacional do Teste do Pezinho”, realizou nesta quarta, 8 de junho, um encontro visando a conscientização das gestantes através do grupo de gestantes das Unidades de Saúde da Família (USF). O objetivo é enfatizar a importância da realização deste exame e detalhes de como é feito, o período ideal para a realização, quais as doenças que podem ser detectadas através do teste e a importância de buscar o resultado.

Para a enfermeira e coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente, Ingrid Resende, o Teste do Pezinho é um exame muito importante, gratuito e obrigatório por Lei. Por meio dele é possível identificar as doenças graves que não apresentam sintomas no nascimento, mas, se não forem tratadas cedo, podem causar vários danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível, bem como a morte.

Além disso, a SMS aproveitou o momento para esclarecer às gestantes sobre os demais testes que fazem parte do Programa Nacional da Triagem Neonatal, como: Triagem Ocular Neonatal (teste do olhinho), Triagem Auditiva Neonatal (teste da orelhinha) e Triagem das Cardiopatias Congênitas (teste do coraçãozinho), e claro, esclarecer onde são realizados no município.

“As gestantes foram orientadas sobre as primeiras vacinas do Recém-nascido na primeira semana de vida (Hepatite B e BCG), o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança nas consultas de puericultura nas USF, e ainda, o Pré-natal odontológico”, explica Rachel Bello, cirurgiã dentista e coordenadora da Atenção Primária. também estiveram presentes no encontro as equipes das USF.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document