quarta-feira, 19 de janeiro de 2022 - 00:48 h

TEMPO REAL

 

Capa / Saúde / Prefeitura de Itatiaia entra na campanha de conscientização ao ‘Novembro Azul’

Prefeitura de Itatiaia entra na campanha de conscientização ao ‘Novembro Azul’

Matéria publicada em 13 de novembro de 2020, 10:09 horas

 


Prefeitura pretende realizar palestras sobre o câncer de próstata – Foto: Divulgação.

Itatiaia- Mundialmente, novembro é o mês onde as atenções estão voltadas para o diagnóstico precoce no combate ao câncer de próstata. E a Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a campanha do ‘Novembro Azul’ com informações importantes sobre os cuidados preventivos.

De acordo com a secretaria de Saúde de Itatiaia, os interessados em receber orientações sobre o exame devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros e solicitar o agendamento do atendimento. Após esta etapa, os pacientes pré-agendados recebem o serviço de Urologia, na Policlínica todas as quartas, quintas e sextas-feiras, a partir das 13h. Lembrando que a unidade atende aproximadamente 16 pacientes por dia. Mais informações também pelo telefone: 3352-1544.

Veja o calendário das palestras:

Dia 16, segunda-feira – Palestra: ‘Novembro Azul – prevenção ao câncer de próstata e orientações sobre doenças relacionadas à saúde do homem’, roda de conversa e orientações, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Penedo, a partir das 14h.

Dia 25, quarta-feira – Palestra: ‘Conversando sobre o câncer de próstata e prevenção (Novembro Azul)’, na Academia da Saúde, no Campo Alegre, a partir das 14h.

Segundo dados recentes divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata, mais comum entre homens a partir dos 45 anos (com fatores de risco), ou 50 anos (sem fatores), causa a morte de 28,6% da população masculina.

Entre os fatores de risco detectados para a entrada do tumor estão os casos de obesidade, pacientes com histórico familiar com a doença (pai, irmão e tio) e homens negros, por sofrerem maior incidência deste tipo de câncer.

De acordo com o Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é por meio da avaliação preventiva e que mesmo na ausência de sintomas, os homens devem ir ao urologista para receber mais informações sobre o exame de toque retal.

Saiba mais

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e que pesa cerca de 20 gramas. Ela é responsável pela produção do esperma, juntamente com as vesículas seminais.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document