domingo, 18 de abril de 2021 - 15:03 h

TEMPO REAL

 

Capa / Saúde / Saúde de Resende realiza campanha de exames preventivos 2021 em 13 unidades neste sábado

Saúde de Resende realiza campanha de exames preventivos 2021 em 13 unidades neste sábado

Matéria publicada em 27 de março de 2021, 09:22 horas

 


Pacientes serão atendidas mediante agendamento prévio em suas unidades de referência, entre 8h e 16h

O público-alvo da campanha é formado por mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, com foco naquelas que têm uma vida sexual mais ativa – Foto: Raimundo Brasil(PMR).

Resende- Com o objetivo de ampliar o número de preventivos feitos na rede pública, oferecendo a oportunidade de atendimento às moradoras de Resende que não conseguem ter tempo disponível para os exames periódicos durante a semana, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá neste sábado, dia 27, mais uma ação da Campanha de Exames Preventivos 2021.

Desta vez, serão atendidas pacientes cobertas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) de 13 unidades, mediante agendamento prévio, no período de 8h às 16h.

De acordo com a secretaria municipal de saúde, o diferencial deste ano é que cada unidade agendará previamente as mulheres para a realização do exame preventivo, com o intuito de otimizar o tempo dos profissionais, além de evitar aglomerações.

O público-alvo da campanha é formado por mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, com foco naquelas que têm uma vida sexual mais ativa.

O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, destacou a importância da campanha em prevenção ao câncer de colo do útero e de mama. “As mulheres devem estar em dia com seus exames ginecológicos. O papanicolau é um procedimento feminino com base em uma análise citopatológica, que permite o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, entre outras doenças. O teste físico das mamas e as orientações do autoexame também fazem parte do cronograma. Já a mamografia é indicada para mulheres a partir de 50 anos de idade, depois do rastreamento. Frisando que, se houver indicação médica, a mamografia é recomendada em qualquer idade. Vale alertar que o câncer de mama, por exemplo, está no topo do ranking dos tumores mais frequentes entre as brasileiras. A descoberta precoce da doença aumenta a chance de cura”, explica.

O secretário de saúde explica que, nesta etapa da campanha, serão beneficiadas as usuárias cadastradas em 13 postos, que serão agendadas pelas agentes de saúde ou após contato telefônico das respectivas sedes. Após agendamento, a paciente deve comparecer até a sua unidade de cobertura, munida de carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde), documento de identidade e CPF. Neste sábado, a campanha ocorrerá nos seguintes postos: Policlínica do Manejo; Clínica da Família; Unidade Saúde da Família (USF) Paraíso; USF Novo Surubi; USF Liberdade; USF Cidade Alegria (Caixa d’água); USF Grande Alegria; USF Jardim Primavera; USF Parque Minas Gerais; USF Engenheiro Passos; USF Vicentina; USF Morada da Barra; e USF Fazenda da Barra III.

Durante outras ações da campanha, as mulheres, residentes em Resende, poderão ser agendadas em unidades fora da sua área de cobertura da Estratégia Saúde da Família. O primeiro mutirão foi realizado no dia 24 de março, em 10 unidades. As próximas datas e localidades contempladas serão divulgadas pelo governo municipal. O prazo para o exame preventivo ficar pronto é de 30 a 45 dias, e deverá ser retirado pela paciente na unidade onde foi feito.

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document