AfroSaberes debate bullying e preconceito em sala de aula

by Diário do Vale

Barra Mansa – Com o sucesso do início do AfroSaberes nas escolas, essa semana foi a vez do Ciep Municipal 483 Ada Bogato, no bairro Paraíso em Barra Mansa, receber o projeto. O objetivo foi levar aos estudantes a oportunidade de entenderem e debaterem assuntos étnicos raciais tendo como referência a igualdade e valorização da identidade. Os temas dos debates foram bullying e preconceito em sala de aula. Durante a última segunda-feira, dia 24, a palestra atendeu cerca de 120 alunos do CIEP divididos no período da manhã e da tarde.

As atividades foram comandadas pela agente cultural Raíssa Roberta, que é estudante e articuladora de discussões que envolvem temáticas étnico-raciais junto com a gerência de formação da Fundação Cultura Barra Mansa. O evento contou com a presença da vice-prefeita Professora Fátima Lima, e do convidado Raphael Garcêz, professor de música. Além do debate, os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem a história do funk e o legado da cultura negra na música.

Durante a abertura, a vice-prefeita, Fátima Lim, falou sobre a importância desse projeto nas escolas.
-Desenvolver o AfroSaberes nas unidades escolares é de extrema importância para todos nós. Através dele, apresentamos aos nossos jovens a riqueza da cultura afro. Os elementos que compõem a diversidade cultural brasileira são europeus, indígenas, africanos; de várias matrizes e jeitos. Quanto à raiz afro, ela precisa ser conhecida, apreciada e acima de tudo, valorizada – disse.

E ainda enfatizou que, dentro das escolas a população negra é maioria e as crianças convivem diariamente com as consequências do preconceito e bullying.
-Fazer com que os jovens se interessem por esse conteúdo é a maneira de despertá-los para o desenvolvimento pessoal, o engajamento e o resgate da autoestima dentro das comunidades onde estão inseridos – concluiu a vice-prefeita.

O professor de música Raphael Garcêz, pós graduado em Política de Promoção da Igualdade Social, conta que por meio das suas aulas passa aos alunos conteúdos sobre preconceito, respeito, valores e cultura afro. “O AfroSaberes reforça intensamente o que eu tento passar durante as minhas aulas. A diferença no comportamento e pensamento dos alunos já é nítida”, comenta o professor.

Para o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, a presença do AfroSaberes nas escolas está relacionada à expansão do projeto.
-O CIEP Ada Bogato tem um impacto na área onde está inserido muito grande. A comunidade no entorno tem a escola como uma grande referência. Desenvolver uma edição do AfroSaberes ali é colocar uma lente de aumento no projeto, cujos desdobramentos poderão ser percebidos entre os alunos e professores – disse.

PROJETO

O projeto AfroSaberes é uma ação da prefeitura, por meio da Fundação Cultura, em parceria com a Gerência de Promoção da Igualdade Racial (GEPIR) e Secretaria Municipal de Educação.

 

Objetivo do projeto foi levar aos estudantes a oportunidade de entenderem e debaterem assuntos étnicos raciais
Credito: ( PMBM )

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996