Bourbon Festival Paraty chega à sua 14ª edição

São dezenas de atrações nacionais e internacionais em palcos espalhados pelo Centro Histórico

by ana Calderone

 

Paraty – A charmosa Paraty se prepara para receber atrações nacionais e internacionais em palcos montados no Centro Histórico para mais de doze horas de música todos os dias – em um evento totalmente gratuito.

O Bourbon Festival Paraty  realiza sua 14ª edição nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2024, de sexta a domingo, com abertura na sexta-feira às 20 horas, quando os jovens músicos da Orquestra Sinfônica de Paraty no Palco Matriz abrem o Festival e aquecem o público para uma infinidade de atrações durante três dias de muita música, nos palcos Matriz e Santa Rita, bem como nos buskers espalhados e cortejos pelas ruas para agradar aos ouvidos mais exigentes, seja do jazz, soul, blues, folk e muito mais.

No Palco Matriz, DJ Crizz abre os trabalhos a partir das 19 horas e o DJ Leo Lucas encerra a noite dançante após o último show de cada dia do Festival.

O cantor e compositor Marcos Valle é uma das grandes atrações a subir no Palco Matriz  do Festival. Aos 80 anos de idade, o ícone da MPB segue mostrando um vigor invejável em suas apresentações. Quem também não vai deixar por menos em questões de animação e grandes hits é a paulistana Paula Lima,  uma das artistas símbolo da cena black music brasileira. Na ala internacional, nomes como o do trombonista de jazz indicado a seis Grammys Robin Eubanks, o guitarrista de blues Emanuel Casablanca, revelação da nova safra do blues de Chicago, que coloca uma boa pitada de rock em suas performances bluseiras, e a diva estadunidense do blues e soul Terrie Odabi, indicada ao Blues Music Award, o “Grammy” do Blues nos EUA,  em duas categorias.

Todos eles se apresentam pela primeira vez no Bourbon Festival Paraty, com a missão de suceder as apresentações realizadas em 2023, que recebeu no line-up músicos da estirpe de Jane Monheit & Ivan Lins, B.Negão & Blackmantra, Hermeto Pascoal, Kevin Gullage & The Blues Groovers e Ana Cañas.

Atrações

Marcos Valle subirá no Palco Matriz no dia 25 de maio, às 22h oferecendo ao público que frequenta seus shows um pouco da história, não só da bossa nova, gênero ao qual é invariavelmente associado, mas também da riqueza musical brasileira que o formou como artista e mestre de outros que vieram depois. Sucessos como So Nice, Estrelar, Tudo de Você e Samba de Verão, constam no setlist do artista carioca.

No mesmo dia de Marcos Valle, mas às 23h30, também se apresenta no Palco Matriz, Terrie Odabi,  nova diva do Blues e Soul de São Francisco. Ela esteve no Brasil pela primeira vez em 2019, já com indicações ao Blues Music Award, o “Grammy” do Blues nos EUA, em duas categorias:  Melhor Artista Feminina Soul Blues e Melhor Álbum de Artistas Emergentes “My Blue Soul” pelo CD My Blue Soul. O disco, lançado em 2016, foi considerado um dos 50 melhores álbuns de blues do ano.  Terrie Odabi é uma cantora pronta para o estrelato e conferir sua potência vocal ao vivo vale a pena.

No sábado (25), está garantida a música preta brasileira com Joabe Reis, renomado jazzista vai subir ao palco com sua banda afiada, e seu inconfundível trombone, para tocar sua mistura de jazz, trap, hip-hop e neo-soul, sobretudo faixas calcadas na sonoridade do seu mais recente álbum “028”. O tempero do show será azeitado pela parceria de Robin Eubank, referência para Joabe e para gerações de músicos de jazz pelo mundo.

 

 

 

 

Pouco antes de mostrar sua virtuose ao lado de Joabe Reis, Eubanks ministrará um workshop exclusivo para os presentes no Bourbon Festival Paraty a partir de 11h00, na Casa de Cultura de Paraty. É a oportunidade perfeita para músicos e fãs aprenderem com uma das maiores referências do mundo quando se fala de jazz na atualidade.

Emanuel Casablanca, um dos artistas mais interessantes do mundo do blues hoje, promete incendiar o Palco Matriz com seu blues-rock talhado em influências com os quais trabalhou, como Cheap Trick, Doug Wimbish do Living Color e Bernard Fowler dos Rolling Stones.

O bluesman vai conquistar muitos fãs em Paraty nesta noite de sábado (25). Ele toca a partir das 22h.

Para fechar o sábado, a sempre inspirada, afinada, performática, e bela, Paula Lima canta seus hits acumulados em mais de 30 anos de carreira. A cantora tem divulgado as faixas de seu último EP, o Ao Vivo no Sonastério, projeto que promove a imersão de artistas nas montanhas de Minas Gerais, no estúdio Sonastério, para gravar versões ao vivo de suas músicas. Ela já fez parcerias com nomes como Jorge Ben Jor, Seu Jorge, Emicida, entre outros. Seu primeiro álbum solo, “É isso aí” (2001), foi um sucesso nacional e internacional. No Sonastério, Paula Lima gravou seis músicas em novas versões e duas inéditas: “O universo que habita em mim”, com letra de Emicida, e “A mulher desde sempre”, composta por Bernardo Vilhena e Max de Castro especialmente para ela. Paula também interpreta duas músicas de Rita Lee, “Nem luxo, nem lixo” e “Desculpe o Auê”, que fazem parte do seu projeto Soul Lee, em homenagem à rainha do rock. As outras faixas são “Cavalo de Aço” e “Aqui só dá você”.

Domingo, último dia do Bourbon Festival Paraty, não deixa por menos.  Leo Gandelman Quarteto, banda do saxofonista, flautista, compositor, arranjador e produtor musical brasileiro renomado internacionalmente, apresenta sua música elegante e cheia de camadas às 20h.  Leo, que costuma incentivar o público presente,  deixa o palco aquecido para Artur Menezes, um dos melhores guitarristas de blues do país, que vai ecoar seus acordes poderosos no Palco Matriz. O músico teve a honra de emplacar seu quarto álbum – “Keep Pushing”, de 2018, no 5º lugar no “Top 50 Blues Rock Charts” da Roots Music Report. Encerra os trabalhos no palco, a Soul Boogie Orchestra & Lud Mazzucatti, com seu soul repleto de swing e R&B.

Para quem gosta de shows com cenário espetacular, o Palco Santa Rita é perfeito para quem espalha as cangas, com a descontração de famílias com crianças e animais, ponto de encontro de todos os amigos da boa música ao pôr so sol, com o palco comandado a partir das 14 horas pela DJ Dri Arakake e os Son’s de New Orleans”. E para a 14ª edição do Bourbon Festival Paraty, o Palco Santa Rita recebe nomes já aclamados na cena musical, como a Orquestra de Violões de Paraty, jazz e swing com as apresentações de Fabio Indio Amaral Quartet, Luciano Ciranda, La Pompette, Duo Beck & Montanaro, Vera Figueiredo e da diva Taryn Donath.

Além dos nomes acima, durante os três dias do Festival os palcos e buskers montados no Centro Histórico de Paraty recebem mais de trinta apresentações, incluindo Workshops, “Música na Igreja”, Exposição de fotografia a céu aberto em homenagem aos artistas que participaram de edições anteriores do Bourbon Festival Paraty e não estão mais entre nós. Durante os dias de música, cortejos pelas ruas, como os da Orleans Street Jazz Band a partir do meio dia e do grupo Favela Brass (projeto musical de inclusão social com jovens cariocas que retorna na programação após sucesso na edição 2023 do Festival). E pelas praias, a música itinerante com o Jazz na Kombi. O Bourbon Festival Paraty é realizado pela Prefeitura de Paraty, através de sua Secretaria de Turismo, em parceria com o Bourbon Street Music Club, com patrocínio da Repsol Sinopec Brasil, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996