Exposição ‘Dizer o Indizível’ segue aberta para visitas até o dia 30, no Museu de Arte Moderna de Resende

by Diário do Vale
capa (2)

Os pontos fotografados foram sorteados entre os participantes que se dividiram na tarefa de clicar prédios imponentes

Toda beleza do rico patrimônio histórico de Resende, formado por casarios, igrejas e monumentos erguidos nos séculos XIX e XX, em especial durante a época de ouro do café, pode ser apreciada na exposição fotográfica “Dizer o Indizível”, que fica aberta ao público até o dia, 30 de junho, no Museu de Arte Moderna de Resende. A mostra, que reúne imagens captadas por 17 fotógrafos da região, faz parte da 15ª Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).
Com curadoria do fotógrafo Antonio Calino, a exposição conta com a participação dos fotógrafos Carlos Caldeira, Pedro Luz, Christian Meyn, Francisco Comtê, Isabel Machado, João Marcos, João Sabóia, Juliana Mello, Lidiane Camilo, Lucas Alves, Paulo Huthmacher, Romildo Victorino, Tamer Britto, Thiago Ferreira, Wallace Feitosa, William de Oliveira e Yuri Mello, que percorreram as ruas do Centro Histórico da cidade, registrando ângulos do patrimônio histórico, tendo como diretriz a proposta temática definida pelo IBRAM.
Os pontos fotografados foram sorteados entre os participantes que se dividiram na tarefa de clicar prédios imponentes e que guardam grande parte da história do município como a Casa da Cultura Macedo Mirada, Câmara Municipal, o Casarão de Dona Maria Benedita (atual sede do Mercado Netinho, na Praça Oliveira Botelho), Caixa D’Água do Alto dos Passos, Hotel Leme, Colégio João Maia, Ponte Velha, Praça da Matriz, Rua IV de Novembro, Santa Casa de Misericórdia, Museu de Arte Moderna, Palacete e Praça do Centenário, além das Igrejas do Rosário, Senhor dos Passos e Matriz.
Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a mostra tem um caráter educativo e será uma excelente oportunidade para que a população, em especial a juventude, possa conhecer e admirar o conjunto arquitetônico que compõe o patrimônio histórico de Resende.
– Resende teve um papel importantíssimo no cenário nacional durante o ciclo do café e a arquitetura do nosso Centro Histórico mostra esta riqueza de uma forma concreta. Com esta exposição vamos resgatar uma parte fundamental da nossa história. Tenho certeza de que, depois de visitá-la, o público passará a olhar esse patrimônio de uma forma diferente – disse o prefeito.

Curadoria e visitação

A escolha de Antonio Calino como curador da exposição, segundo a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, vem coroar uma amizade de mais de 40 anos entre o fotógrafo e o MAM de Resende. A maior prova disso é que, desde que foi reaberto, na década de 1970, o Museu já abrigou exposições individuais e coletivas do fotógrafo.

Serviço

Mostra ‘Dizer o Indizível’ está aberta para visitas até o dia 30 deste mês no Museu de arte Moderna de Resende que funciona de terça a sexta-feira das 10 às 19h, e aos sábados das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

You may also like

1 comment

liberdade e propriedade 13 de junho de 2017, 15:09h - 15:09

A arquitetura e as imagens do interior dessa igreja é sem dúvida a mais bonita da região e das mais bonitas que já vi.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996