Governo estadual inaugura sede do Parque Estadual do Cunhambebe, em Mangaratiba

by Diário do Vale
DSC_4286

Parque Estadual do Cunhambebe: Espaço fica na área rural do Vale do Rio Sahy e conta com 1,5 mil metros quadrados
(Foto: J. Alves Bahia/Divulgação)

Mangaratiba- Na tarde da última sexta-feira foi inaugurada, em Mangaratiba, a sede sustentável do Parque Estadual Cunhambebe (PEC). O espaço, que fica na área rural do Vale do Rio Sahy, conta com 1,5 mil metros quadrados e possui reúso de águas pluviais, telhado verde e sistemas de energia solar para aquecimento de água. A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Dr. Ruy Quintanilha; do governador Luiz Fernando Pezão; do secretário estadual do Ambiente, André Corrêa; e demais autoridades do estado, do município e população.

O prefeito Dr. Ruy falou sobre a importância da sede na cidade. “Apesar dos últimos acontecimentos políticos envolvendo o nome da cidade de forma negativa, o momento atual é de felicidade. Estamos em terceiro lugar em preservação da Mata Atlântica. Mangaratiba é, de todos os municípios, o que menos desmatou. Isso é um marco e o início para um bom turismo. Turismo que queremos que não destrua, mas que construa. Não é por acaso que esse parque está em Mangaratiba”, destacou o prefeito Dr. Ruy Quintanilha.

Ele aproveitou para falar de outros investimentos em parceria com o Governo do Estado do Rio. “É momento também para agradecer o Pezão pela parceria e avanços, como o Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que será inaugurado em breve; obras em andamento da Clínica Família na Praia do Saco; obras iniciadas de ampliação do abastecimento de água da Cedae; retorno do segundo grau para Conceição de Jacareí, a partir de janeiro; licitação em fevereiro para nova empresa de ônibus intermunicipais; e a obra de reforma e ampliação do cais do Centro da cidade, que já tem data marcada para ser licitada”, destacou o prefeito Dr. Ruy.

– Tenho carinho especial por Mangaratiba. Minha infância foi aqui e retornar como governador e entregar essa obra com qualidade e oferecer dignidade para os profissionais que irão atuar aqui é gratificante. O turismo vai aumentar e a cidade está entre os 10 melhores destinos do mundo para visitar. Isso é um orgulho. Estamos fazendo muito mais como a ampliação do abastecimento da Cedae; licitar nova empresa de ônibus intermunicipal; e licitar as obras para a estação de tratamento de esgoto da Baixada. Este é um presente para a cidade e região”, disse o governador Luiz Fernando Pezão.

Parque Cunhambebe

O Parque Estadual Cunhambebe possui 38 mil hectares e recebe mais de 15 mil visitantes por ano. Com a inauguração da sede, oferecendo infraestrutura, espera-se que o número de turistas dobre. A sede, que foi construída com madeira certificada, também tem centro de visitantes com auditório de 50 lugares, alojamento para aproximadamente 16 guarda-parques e acomodações para pesquisadores. Foram investidos R$ 4,8 milhões na obra. A Área de Proteção Ambiental de Mangaratiba também passa a funcionar no local.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996