Hemonúcleo de Volta Redonda faz apelo por doações

by Diário do Vale

Banco de Sangue precisa de 30 voluntários por dia
(Foto: Arquivo)

Volta Redonda– O Hemonúcleo de Volta Redonda faz um apelo em busca de doadores de sangue, pois houve uma queda significativa de 30% no estoque do Banco de Sangue. O ideal seria 30 doações diárias, segundo a coordenadora da unidade Rosimere Herdy Guedes Cardoso.

– Todos os tipos sanguíneos foram afetados, principalmente O-, A-, B- e AB-. Vale lembrar que a doação é um ato de amor e que cada doador pode salvar três vidas – disse a coordenadora.

O intervalo mínimo entre doações é de dois meses para homens e três meses para mulheres.

– Os homens podem doar no máximo quatro vezes durante o ano e as mulheres três vezes nesse mesmo período. Já para pessoas com mais de 60 anos, o intervalo mínimo entre as doações é de seis meses – explicou Rosimere.

O sangue coletado no Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda atende o Hospital São João Batista, o Hospital Municipal Munir Rafful, o Hospital do Idoso e o Cais Aterrado, da Rede Municipal de Saúde, e os pacientes do Programa Unacom, no Hinja, em Volta Redonda; além do Hospital Municipal de Pinheiral e da Agência Transfusional, que fica no Hospital Municipal Flávio Leal, em Piraí.

O secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, explica que a coleta de sangue é rápida e um ato de solidariedade.

– É importante que as pessoas compareçam ao banco de sangue de forma sistemática e regular para que sempre tenhamos em estoque todos os hemocomponentes prontos para uso. Ajude o nosso município a manter o número ideal de sangue – solicitou o secretário.

Serviço

O Banco de Sangue fica no Hospital São João Batista, Rua Nossa Senhora das Graças, número 235, bairro São Geraldo, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 13h. O telefone para contato é (24) 33394242, ramais: 235/236.

Dicas para doar sangue

Sentir-se bem, com saúde; apresentar documento com foto – em caso de menor de idade é necessária autorização do responsável, que pode ser adquirida no próprio hemonúcleo e apresentar documento original da pessoa que assinou o documento; ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 quilos.

No dia da doação é importante não estar em jejum; fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação; e evitar ingestão de alimentos gordurosos.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996