segunda-feira, 17 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Sem categoria / Macrotendências 2019

Macrotendências 2019

Matéria publicada em 10 de janeiro de 2019, 08:29 horas

 


Grandes movimentos que influenciam a sociedade, a cultura, o consumo, por um período de tempo mais longo

Na coluna de hoje resolvi abordar um tema que talvez seja novidade para alguns. Todos ouvimos falar em tendências, essas que vão e vem ao longo dos anos., algumas que passam rápido e outras que tem uma durabilidade maior. Aquelas duraque se prolongam em torno de cinco anos são chamadas de macrotendências, na minha opinião a que realmente vale a pena investir.
Em um mundo de mudanças rápidas e contínuas, saber o que compra e o tempo de uso é uma das questões que devemos começar a analisar antes de consumirmos.
Segundo a WGSN (líder mundial em previsão de tendências) o manifesto criativo, busca pela verdade, contato, experiências e comunidades “glocais” (global + local) guiarão o mercado nesse início de ano. De acordo com o relatório da WGSN, o conhecimento, a tecnologia e o design são alicerces de qualquer futuro. Porém como já disse acima: vivemos em um período de mudanças. Essas quais tornam o futuro cada vez mais variado e incerto. Mas ainda assim alguns tópicos irão influenciar os desejos desse ano que se inicia.

Manifesto criativo e busca pelo real
As linhas entre verdade e ficção se tornam cada vez mais “borradas”. O “real” se torna cada vez mais valioso. O que já podemos perceber nas redes sociais. Quem vende a verdade traça um caminho de sucesso!
Agora vamos trazer isso para a nossa vida? O que posso apostar e terá durabilidade? Que tal apostar nas macrotendências?

Moda
Com certeza, quem passeou pelas vitrines a partir de outubro de 2018 viu a presença de muitos materiais naturais: linho, bambu, palha… Esta proposta com uma estética natural e uma paleta neutra é perfeita para combinar texturas sem sobrecarregar. Criações de renda e tramas de malha grossa são chave, acabamentos rústicos lembram imagens de campos de trigo e vieram para ficar.
Peças confortáveis, inspiradas no loungewear, se tornam cada vez mais essências. Sem complicação e sem cobranças. A parte criativa é resgatada da época do “girl Power” na metade dos anos 90. Atenção para o uso de borracha, couro e detalhes metálicos, principalmente em dourado.

1 MACROTENDÊNCIA – Comunidades locais (matérias naturais)
2 MACROTENDÊNCIA – Contato (Conforto)
3 MACROTENDÊCIA – Manifesto criativo


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document