>
quinta-feira, 11 de agosto de 2022 - 05:12 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Volta Redonda: Sofrendo com a falta d’água, moradores usam a criatividade

Volta Redonda: Sofrendo com a falta d’água, moradores usam a criatividade

Matéria publicada em 27 de janeiro de 2017, 14:47 horas

 


Mesmo após o Saae-VR anunciar ter feito reparos nas redes de abastecimento, população ainda está sem água

Volta Redonda- Sofrendo com a falta d’água desde o início da semana, moradores de Volta Redonda estão tendo que usar a criatividade, e até água da chuva, para conseguir driblar a situação. Mesmo após o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) ter anunciado ter feito reparos nas redes de abastecimento, muita gente continua sem água.
O morador do Morro da Conquista, no Santo Agostinho, Antônio Fernandes, contou ao DIÁRIO DO VALE que ele e os vizinhos estão sem água há quatro dias. O que tem ajudado a superar o período é a chuva, pois muitos estão “reciclando” a água para usá-la.

– Já vai para o quarto dia sem água no Morro do Conquista, o que tem ajudado é a água da chuva, que sempre reciclei para usar, mas meu estoque já está acabando e até agora a água não caiu. A última vez que a água caiu na caixa foi na noite de terça-feira – disse Antônio, acrescentando que nem caminhão-pipa está prestando auxílio no bairro.

No bairro Vila Rica/ Três Poços, a moradora Mayara Evellyn disse que nem caminhão-pipa passou para ajudar, e que mesmo entrando em contato com o Saae, inúmeras vezes, ela não obteve nenhuma resposta. Ela revelou que a família teve que captar água da chuva da última quinta-feira para dar banho no sobrinho pequeno.

– Nós (moradores) já ligamos e o Saae não atende, e é raro as vezes que atende, está complicado. Temos aqui um balde de água e estamos tomamos banho na mangueira e à noite com um pouquinho de água só que caiu. É muita humilhação – indignou-se.

Já no São Sebastião, a moradora Aline Polyana Silva Reis contou que o problema afeta o bairro há uma semana e por isso ela está tendo que descer com os três filhos até o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), onde tem pegado água.

– Tenho três filhos e estamos precisando muito de água. Tenho que descer até o Cras, porque lá tem água só que é longe e tem muita gente que não está conseguindo ir buscar – lamentou.

Aline disse ainda que o Saae mandou um caminhão-pipa ao bairro, mas apenas um bloco do condomínio onde mora recebeu a água. Ela reclamou dizendo que a falta d’água no local é constante.
– O Saae mandou um carro-pipa, mas só abasteceu um bloco do condomínio. Precisamos de apoio de alguém porque essa falta d’água é com frequência. Já ficamos mais de uma semana sem água e pagamos a conta em dia – desabafou.

Reclamações na rede social

O internauta Ramon Pereira usou uma rede social para contar como está se virando para superar a falta d’água. Ele, que é morador do bairro Nova Esperança, afirmou que o local está sem água há duas semanas e que está tendo que comprar água de garrafa para dar banho no filho de um ano.

– Estou sem água há mais de duas semanas e ninguém do Saae se quer dá uma satisfação para população aqui no bairro. Tenho um bebê de um ano, dentro de casa até para dar banho nele está difícil, estou tendo que compra água para dar banho no meu filho. Estou me virando. Também tendo que pedir balde de água para quem ainda tem água na caixa, hoje estou zerado de água, não tem nem para fazer comida – reclamou.

Saae-VR diz que captação e
distribuição foram normalizadas

Por meio de nota enviada à imprensa, a direção do Saae anunciou que o abastecimento da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Belmonte foi normalizado na manhã desta sexta-feira (27). Segundo a autarquia, a ETA ficou com todo o sistema de captação e distribuição de água paralisado das 23h de quinta-feira, dia 26, até às 6h desta sexta-feira (27), devido ao índice elevado de turbidez (sujeira) do Rio Paraíba do Sul.

– Lembramos que a retomada do abastecimento acontece gradativamente até que se alcance novamente o equilíbrio do sistema de água. A previsão inicial para esse equilíbrio é o início da manhã de sábado, dia 28 – afirmou o diretor-executivo do Saae, Leonardo Vidal, que esteve na ETA Belmonte acompanhando os trabalhos para o restabelecimento.
Ele esclareceu ainda que a água chegará com maior rapidez aos locais topograficamente mais baixos e mais próximos da adutora, enquanto os bairros mais altos e chamados de “ponta de rede” levarão mais tempo para ter o abastecimento normalizado.

Para minimizar os transtornos, pedimos à população que continue reservando água para os afazeres domésticos, fazendo uso de forma racionalizada, ou seja, privilegiando o consumo humano e evitando desperdício – sugeriu Vidal.

Ele comentou que houve também um pequeno rompimento da rede de abastecimento, na Avenida Beira Rio, porém, esse caso não teria influencia na falta de abastecimento.

eta belmonte


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

68 comentários

  1. morador Bairro de Fátima

    Uma novela que nunca acaba essa falta d’água… Todo verão é a mesma coisa, aqui ficamos sem água por pelo menos 5 dias direto a cada mês do verão e pra variar o atendimento é horrível, quando atendem nem sabem explicar o motivo da falta de abastecimento no bairro, quando se pede um carro pipa depois de vários dias sem água, só nos fazem de trouxa, falando que vão mandar mas a água nunca vem… Aqui no bairro já estamos acostumados com a escassez de água, mas a criatividade pra guardar água não dura tantos dias, instalar caixas d’água extra, captar água da chuva, reutilizar água da maquina de lavar, nada disso basta, por fim ainda temos que comprar vários galões de água mineral pra tomar banho e fazer comida.
    É uma vergonha esse serviço prestado pela SAAE!!!

  2. Não sei porque falam que tiraram o Neto, já que ele não podia ser reeleito e não apoiou ninguém de coração.
    Não conta apoio obrigado pelo partido…

  3. Sem duvidas o nosso maravilhoso serviço de tratamento de água esta realizando todos os esforços necessários para acabar com o problema da falta de água da população de Volta Redonda….. Sem essa né SAAE, primeiramente a falta de respeito e consideração com a população é fora do comum, como se não bastasse não atender os telefonemas quando são atendidos a falta de educação e de verdade é fora do comum já que todas a vezes que me atenderam me foi passado a informação de que a água sempre voltaria no início da noite e olha que foi isso a semana toda. Só quero ver se quando a fatura mensal chegar vai esta descontado esses com falta de água até porque o SAAE não faz um favor pra ninguém nos pagamos por esse serviço e o muito bem pago por sinal então o mínimo que merecemos e receber pelo que é pago. E prefeito sem essa de ” SABOTAGEM ” na hora do discurso pra arrecadar votos tudo parecia ser uma maravilha, parecia que a cidade era a melhor cidade do mundo nada de falar dos problemas que a população ja enfrentava, então agora seja digno de assumir que você está sem controle da situação e para de ficar dando desculpas pra sua falta de voz na sua ” MARAVILHOSA GESTÃO ” ficar andando de ônibus pra se mostrar o salvador da pátria é muito fácil, então pare de se mostrar e pelo menos tente fazer seu trabalho direito.

  4. Tem alguém aí com saudade do Neto???
    Vai todo mundo chorar para ele voltar.
    Coleta de lixo e abastecimento de água é basico. Até agora só ouvi desculpas: Divida alta, sabotagem e blá blá blá.

  5. é brincadeira do saae né a quase 6 dias sem agua aq no bairro santo agostinho,e me vem o saae e pede a compreenção dos moradores quero ver se vão ter compreenção na hora q vier a conta dágua ,pq pagar 180,00 reais de agua ngm ta compriendendo minha situação.

  6. Ficar sem água ta foda! Total descaso, se virem e arrumem essa merda, vcs recebem pra isso cambada de vagabundos

  7. Amanhã o prefeito estará transmitindo ao vivo pelo facebook um pronunciamento sobre a falta de água na cidade. O local escolhido foi piscina de sua casa.

  8. A POPULAÇÃO QUERIA MUDANÇA SAMUCA BLA BLA BLA TÁ MUDANDO PRA PIOR MSIS TÁ MUDANDO KKKKKKK

  9. um absurdo essa falda d’água, quero ver quando vier a conta se vão descontar esses dias sem água.
    falta de respeito com a população.

  10. Galera de VR que diz que a cidade parece Londres porque os motoristas lentos insistem em andar na faixa da esquerda, com essa falta de banho vai se sentir um parisiense…

  11. Manda uma conta baixinha ta Saae!!Não tem água pra gastar…

  12. Esse FDS vou querer pegar nenhuma mina de Volta Redonda ta td no CC SEM banho ainda bem que Barra Mansa ñ falta kkkk

  13. Vão te que pegar os seus baldinhos e vim aqui em Barra Mansa busca agua que vergonha esse fds nem vou pegar nenhuma mina de Volta Redondinha tá td sem banho

    • Mude ao menos o jeito de escrever, porque percebe-se que é sempre a mesma pessoa postando usando nomes diferentes… Esse BMFC então, é o rei dos apelidos. Deve ser um adolescente gordinho que não pega nem gripe… kkkkkkkkkkkkkkkk!

      Ah, aqui na minha casa (que não fica em Barra Mansa, Deus é pai), dificilmente falta água, e olha que é bairro afastado. Sei também que metade de Barra Mansa depende de nossa água, que nós mandamos para aí por piedade, porque tua cidade não tem estrutura para atender todo o território. Deve estar tomando banho de caneca e fica aí arrotando leite Barra Mansa… kkkkkkkkkkkkkkkkkk!…

    • Piedade é o cacete, o Governo do Estado fêz as 2 ETAs de VR
      para alimentar também Barra Mansa.
      A nossa pagamos até à pouco, custou mais de 100 milhões.
      Pare de falar besteira, como sempre.

    • Quem diz asneiras é vc, nobre barramansuíno… Só existe UMA ETA em VR (ETA Belmonte), que é a maior do interior do estado. Muito antes de sua ampliação em 2002, feita pelo governo Neto, já fornecia água para Barra Mansa e Barra do Piraí, porque essas cidades não têm capacidade de prover estrutura de fornecimento para seus próprios munícipes, o que é um absurdo, diga-se de passagem… VR, pelo contrário, levou água encanada até o Roma, que fica vários quilômetros afastado da última ponta de rede, no Vila Rica/Tiradentes… Não, não dependemos de Piraí/Arrozal, que fica mais perto, para nos fornecer água… Em suma, não dependemos de ninguém…

      Por mais que coisas ruins aconteçam em VR, sempre será muito melhor que qualquer cidade vizinha…

    • Tanto ódio pelo pessoal de Barra Mansa por que alfatah?
      Não sou de BM , mas se eles são o que são não é culpa deles….

    • Al Fatah, não fala mentira!!!!!
      Vc mesmo falou que está uma semana sem tomar banho!!!!!!!

      Está todo mundo no mesmo barco, com governantes incompetentes e Volta Redonda não foge a regra!!!!
      E não é tudo que você fala ou que o Neto pregava na mídia.

    • Eu falei isso?!… kkkkkkkkkkkkkkkk!
      Algum “clone” meu que anda postando por aí te iludiu, inocente! Eu tenho muita água aqui na Mata da Cicuta…

  14. Agora Volta Redonda vai virar Gotham city, onde os bandidos mandam e desmandam, nós vamos precisar de um batman para prender quem fez essa sabotagem no SAAE, ou a polícia vai conseguir prender esses vândalos?!

  15. Carlos Roberto da costa

    Em três poços a pista principal que dá acesso a Pinheiral está paralisada já a três horas o engarrafamento é enorme o pessoal está fazendo uma manifestação queimando pneus na pista por não aguentar mas essa falta de água ….. Carlos Roberto da costa.

    • Desde sábado sem água aqui em três poços esse prefeito não tá nem aí pra ninguém.

    • Parece que estamos na seca do nordeste, prefeito sem experiência disse q fazer a diferença e vejo q está fazendo mesmo,nunca e vr ficou tantos dias com as torneiras seca,o povo em agonia,em estado de calamidade,pedindo socorro por falta de água,esperamos q chegue agua nem for de madrugada pois já não aguentamos mais tanta agonia…por água.

    • sem blablabla é isso que dá a pessoa surgem do nada,pula a janela e já vira prefeito sem experiência deixando a alguns bairros assim nesse caus….

  16. incrivel em pleno seculo vinte e temos de passar por isso e ai prefeito vai ter agua amanha????

    • Obs: Século XXI (21).

    • Concordo contigo que no “…seculo vinte…” era um absurdo a falta d’água, mas no Século XXI será uma rotina, com certeza.

      E ainda para destruir mais estamos cortando árvores, florestas e destruindo as minas que abastecem o Rio Paraíba do Sul.

  17. AÍ MIRADORES DE SÃO SEBASTIAO
    VOCÊS AÍ TINHAM UMA ESTAÇÃO DE ÁGUA PRÓPRIA
    PERGUNTEM AO MELHOR PREFEITO DO BRASIL PORQUÊ ELE ACABOU CM ESTAÇÃO
    SANTA CRUZ TMBM TIINHA UMA QUE ACABOU

  18. Vai todo mundo caga no
    mato… Lá não precisa dá descarga…kkkkk

  19. Queria ver se fosse no bela vista se estaria esses dias sem água

  20. Tá bom esse pessoal de Volta Redondinha já ñ gosta de tomar banho msm bando de cascão tá reclamando do que porquinhos enquanto isso Barra Mansa tá sobrando agua se quiser vendemos um balde pra vcs Voltaredonsuinos kkkk

  21. Eleitor insatisfeito

    Assim fica difícil, a Volta Grande está aparecendo um lixão, o caminhão que recolhia sumiu. Agora é a falta d’Água, será porque o prefeito atual não gosta da periferia. E nos vídeos que ele posta no Facebook só aparece bairro burguês.

    • Fica tranquilo.. o prefeito vai governar DIALOGANDO… está dialogando começa água e com lixo… Fala sério…. não fez nada. O Dória em 27 dias na maior cidade do país fez mais que ele.

  22. Lógica Aristotélica

    Sabotagem não é coisa de filme definitivamente.

  23. MORADORES RUA JACI DOMINGUETI

    Desde o governo passado(setembro/2016), estamos sofrendo com um buraco enorme que o SAAE VR, deixou sem reparo. A PMVR tem que diminuir os prejuízos. Corta o asfalto, faz o reparo da rede com vazamento, deixa o buraco aberto. É uma rua caminho de ida para carros, ônibus, vans escolares. Cada vez que um veículo passa neste buraco, quase tomba nas casas de moradores. O encanamento de água esta exposto novamente, vamos ficar sem água de novo. Quantas vezes o SAAE VR vai fazer reparo nos mesmos vazamentos, que ficam com os buracos abertos , porque o serviço é incompleto e demorado.
    NÓS MORADORES TEMOS VÁRIAS ORDENS DE SERVIÇO, RECLAMANDO, MAS NINGUÉM DO SAAE VR SE IMPORTA.

  24. Sem agua a 8 dias completados hoje. O que tem mudar e essas tubulações do SAAE. Sempre tem obra no Eta Belmonte..sempre estoura tubulação. Ai vem..dias sem água. O Saae tel de rever esses serviços.. Nao e pela troca de governo.. É em todo governo.

  25. Calma gente!

    O diretor do SAAE é um engenheiro elétrico. Daqui uns tempos ele consegue regularizar o abastecimento d”água e evitar de vez colocar pressão demais nas redes.

  26. Amanhã veremos o samuca dirigindo um caminhão pipa e distribuindo água na cidade. É papo reto. Sem blá blá blá.

    • Papo reto!!!!
      Sem água!!!!!Sem água!!Sem água!!!
      Até agora Samuca não veio explicar a falta de água em vários bairros!!!
      Marqueteiro sumiu!!!!!!

      Vem andar de bicicleta no Santo Sgodtinho e ver a nossa situação!!!!

      Kkkkkkkkk

    • Cara

      e Vc fica dando ideia. Vai que o Samuca aparece aí dirigindo um caminhão pipa exatamente na hora em que toda a imprensa está a postos? (combinado, claro)

  27. Mas, na Prefeitura, muitos continuam molhando o bico.

  28. O Samuca tá cumprindo a promessa de campanha, quando falou que teria LEI-SECA no município.
    Qual o problema? Promessa cumprida!

    • Vila Rica tá sem água ha uma semana deu ruim Samuca !!! queimação de filme pro seu governo, começou mal pra caramba. Tô usando a mangueira pra soprar a poeira e encher pneu do carro kkkkkk.

  29. Impitima já!

    E Balta nu poder… tenhu serteza que com o Balta issu não ia aconticer!

  30. AONDE EU MORO E NO MORRO E NAO VAI FALTAR AGUA KKKKKK SAMUCA E MEU VIZINHO RSRSRSRSRSRS HJ TENHO ATE SEGURANÇA NA RUA . CHUPA ESTA MANGA RSRSRSRS

  31. Claudimeiry Silva Martins

    Vamos começar com uma grande Salva de Palmas ao Excelentíssimo Gestor dá Cidade de Volta Redonda .
    Que chegou Prometendo ,tirando a equipe antiga e colocando os seus com promessas que até agora Nada ou melhor Piorou!
    Sabem porque?
    Além da falta de água a Quatro dias e eles nem aí pro povo .
    Sim os bobos aqui , que pagam cara por um serviço de Péssima Qualidade e se você for reclamar você sempre está errado ou acontecer como aconteceu comigo agora *MEIA HORA SÓ OUVINDO MUSICA NO TELEFONE DO SAAE*
    Mais como a desgraça pra pobre ainda é pouco , fui ao Laboratório Central fazer um exame de sangue ,no qual apenas dois foram feitos os outros dois recebi a seguinte informação: SE A SENHORA QUISER FAZER ESSES OUTROS DOIS SO PARTICULAR A PREFEITURA NÃO FAZ MAIS ! Enfim como esse exame é essencial pra mim a sorte que tive R$47,00 para pagar.
    Maia continuando o dia de hoje , fui a farmácia Municipal é dá receita do meu esposo só um medicamento tinha os outros básicos Não Tinha Nenhum!
    Mais espera aí uma Salva de Palmas pra um Vereador daqui do bairro que foi eleito que eu nem sei quem é , esse que não tá nem aí por nós !
    Diferente do que tínhamos que eu duvido se já não tinha feito ou não estaria lá em cima do povo do SAAE pra resolver o problema.

    #Se Sentindo Humilhada , Revoltada com o descaso com nós Moradores de Volta Redonda.

  32. Gente

    O SAAE era uma referência!!Estava tudo bem!!Tudo normal!!PC do SAAE controlava tudo muito bem.
    .Executivo de primeira linha. Experiente e com outros gerentes de alto nível!!!
    Por que mudar se estava tudo ótimo???
    O que fizeram com nosso SAAE.
    Acabou agua? Paraiba está lotado.
    E ai Samuca??Por que mudar!?????E assim a cidade caminha para caos!!!!
    Estou sem agua até hoje. Venha no Santo Agostinho ver a calamidade!!!
    E os assessores especiais Coloca estes caras na rua!!!Tem que trabalhar!!pagamento em dia!!
    Acabei de postar!!
    Agora vem a ACS com codinomes dizendo que o Samuca tem 30 dias na prefeitura
    Vamos trabalhar!!!

    • O burro. Também sou morador do bairro St. Agostinho e estou sem água… Mas pensa bem no que você falou… Se estava tudo tão bom com a gestão anterior, pq a menos de um mês de nova gestão está tendo tanto problema no sistema do SAAE… Será que é porque a manutenção era feita corretamente? Na verdade, a pergunta é a seguinte… Será que tinha manutenção??? Pq um sistema não quebra de uma hora para outra!!! Deixa de ser burro e pensa um pouco!!!! Ou será que você é um dos encosto que perdeu a mamata na nova gestão???? Hein????

  33. NO BAIRRO EUCALIPTAL ACABA A ÁGUA DE QUINTA A DOMINGO TODA SEMANA,MORO NA RUA DA CX D´ÁGUA E NUNCA TEM ÁGUA,AÍ VC LIGA PRO SAAE E NUNCA SABEM INFORMAR NADA.

  34. Reservar q água olha quantoa dias estamos sem agua!!!!

  35. Isto é mentira!!! Não falta água em V.Redonda não é All Fatah.
    Esta reportagem é caluniosa!!!
    Essa é a cidade melhor do mundo para morar!!!!!!

    Hahahhahha

  36. SAMUCA TEM A SOLUÇAO PODEM ESPERAR , VAI ESTAR REUNIDO COM A COMISSAO DE TECNOLOGIA E RECURSOS DE CAPITAÇAO DE AGUAS DA CHUVA E CUSPE E TUDO VAI ACABAR BEM .

    VAI MONTAR UM POLO AQUATICO E CUSPATICO PARA SUPRIR TODA FALTA DE AGUA.

    CHUPA ESTA SAMUCA RSRSRSRS

    • Esse deve ser um Netista que perdeu a boquinha e agora está desesperado, inconformado, magoado. Vai procurar um serviço seu mamador a fonte em que vc mamava secou.

  37. ….e tome SAMUCA BLA BLA BLA!

Untitled Document