O Batman espacial da Hannah Barbera

by Diário do Vale

Clássico: Space Ghost é o cara!

Alex Toth tinha acabado de criar o Anjo do Espaço para o Cambria Studios, quando recebeu a incumbência de criar outro herói futurista para a poderosa Hannah-Barbera. Que dominava o mercado de animações para a TV, na década de 1960. O ano era 1966 e os desenhos da HB, como Os Flintstones e o Jonny Quest eram exibidos no horário nobre, até mesmo na televisão brasileira. O novo herói seria um justiceiro espacial do futuro, com direito a máscara e a um ajudante adolescente.
Toth não perdeu tempo e criou Space Ghost, o Fantasma do Espaço. Que não passa de um Batman espacial. A máscara, o queixo quadrado e a voz poderosa não deixam duvida. Se Batman tem o cinto de utilidades, Space Ghost tem os “punhos de força”, com dois braceletes que disparam todo o tipo de raios e geram campos de força. Batman tem o Robin, Space Ghost tem os gêmeos Jan e Jace que vivem se metendo em confusões e precisam ser resgatados pelo herói.
Space Ghost também tem sua base dentro de uma caverna. Só que a caverna fica em um asteroide, lá longe no espaço. E o Batmóvel desse vingador sideral é uma espaçonave aerodinâmica, o cruzador fantasma. Além dos punhos de força nossos heróis dispõem de mochilas foguete e cintos que produzem campos de invisibilidade. Daí o nome “fantasma do espaço”, porque como fantasmas Space Ghost e seus ajudantes podem ficar invisíveis e assim surpreender os vilões quando eles menos esperam.
Os desenhos têm 8 minutos de duração e ficaram esquecidos por um longo tempo, até serem relançados em DVD de região um. Foi um resgate do herói que tinha virado motivo de piadas ao apresentar um talk-show humorístico, o Space Ghost “costa a costa” nos anos de 1990. Os desenhos originais são uma das obras primas da Hannah-Barbera, ao lado dos Jetsons e do Jonny Quest. Com o cenário futurista e a música de Ted Nichols que ficaram na mente de uma geração de fãs. O tempo de duração de cada episódio, oito minutos é uma limitação, compensada pela variedade de cenários e vilões. O resultado é muito melhor que esses filmes de Star Wars que andam por aí.

Jorge Luiz Calife
[email protected]

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996