Porto Real apresenta queda no índice de contaminação da dengue

Vigilância Sanitária aponta redução de quase 50% do número de casos

by Mayra Gomes
Porto Real – A Secretaria Municipal de Saúde em colaboração com a Vigilância Sanitária, finalizaram na última semana, mais uma etapa do Levantamento Rápido de Índice Para Aedes aegypti (LIRAa). Os agentes de combate às endemias realizaram o trabalho em diversos pontos do município e verificaram uma queda em termos de amostras positivas para Aedes aegypti. Conforme dados do Governo do Estado do Rio de Janeiro a redução dos casos de dengue chegou à casa dos 50% no último mês.
“Trata-se de um método simples e eficaz para entender onde o mosquito está. O LIRAa é importante porque nos dá informações detalhadas sobre onde o mosquito está e que tipo de recipientes ele usa para se reproduzir. Com esses dados, podemos planejar melhor como controlar o vetor e reduzir o risco de doenças. Também nos ajuda a ver a eficácia dos nossos métodos de controle e envolver a população na luta contra o Aedes”, esclareceu a coordenadora de Vigilância Sanitária, Cássia Pitasse.
A subsecretária de Saúde, Ana Carla Carvalho disse que os resultados são reflexos de um trabalho estratégico, com atuação em diversas vertentes. “Ações como: passagem do UBV, inspeções diferenciadas exercidas pelos agentes, criação das brigadas, ação diferenciada semanal no Hospital Municipal e nos pontos estratégicos, além de intensa conscientização da população, são estratégias que fazem toda a diferença”, apontou a subsecretária.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996