Primeiro Transplante Ósseo do Sul Fluminense é realizado no Hospital Unimed

Procedimento da região utilizou um enxerto fornecido pelo banco de tecidos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO)

by ana Calderone

Volta Redonda – O Hospital da Unimed Volta Redonda realizou primeiro Transplante Ósseo do Sul Fluminense, no final de março. Como a unidade é credenciada na região para a realização da cirurgia, a paciente Jeniffer Mangia Tavares, de 27 anos, conseguiu realizar procedimento cirúrgico, com o suporte da sua família.

A paciente, moradora de Volta Redonda, teve um tumor ósseo na infância, localizado no antebraço. O tumor foi retirado ainda na infância em uma unidade hospitalar de São Paulo, mas, ao longo dos anos, o caso evoluiu para uma perda óssea, necessitando da realização de um transplante.

O primeiro procedimento da região utilizou um enxerto fornecido pelo banco de tecidos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) no Rio de Janeiro. O transplante foi realizado pela equipe cirúrgica do hospital: Dr. Fabiano Claudio Pereira, médico cooperado e cirurgião ortopédico que também atua no INTO como médico ortopedista do Grupo de Ombro e Cotovelo, o cirurgião e oncologista ortopédico Dr. Eduardo Witte, o ortopedista e traumatologista, Dr. Paulo Henrique Viana.

Procedimento

O oncologista ortopédico, Dr. Eduardo Witte, explicou que o transplante com enxerto do banco de tecidos é uma possibilidade para pacientes que tiveram tumores, pois, o enxerto do próprio paciente não apresenta uma ampla disponibilidade. “Quando temos tumores ou lesões grandes precisamos utilizar outros tipos de enxerto, por isso, um enxerto fornecido pelo banco de tecidos é uma das melhores opções”, salientou.

Responsável pelo serviço, o médico-cirurgião ortopédico Dr. Fabiano Claudio Pereira destacou que o transplante apresenta mínima chance de rejeição para o paciente, sem precisar da utilização de medicamentos imunossupressores: “O organismo do paciente íntegra o tecido transplantado, e caso tenha alguma intercorrência é possível rastrear todos os enxertos do doador para identificar o que aconteceu. O transplante de tecidos tem várias possibilidades, por exemplo, pele, osso inteiro, parcial, fragmentos e ligamentos, dependendo da cirurgia e necessidade do paciente”, afirmou o médico.

O presidente da Cooperativa, Dr. Vitório Moscon Puntel, destacou que essa é mais uma cirurgia que reforça o compromisso da Unimed Volta Redonda em investimentos de diferenciação, que garante serviços de alta complexidade para a população sem precisar se locomover para grandes centros.

Cirurgia

Para a paciente, Jeniffer Mangia, a realização da cirurgia na cidade em que mora foi muito importante, pois, conseguiu ficar perto das suas filhas e filho: “Quando eu descobri que precisava fazer mais uma cirurgia, tive muita dificuldade para encontrar um médico. A orientação que recebi era que eu precisava ir para o Rio de Janeiro ou São Paulo, até que um dia estava sentindo muita dor e consultei no Pronto Atendimento do Hospital Unimed, onde fui atendida pelo Dr. Eduardo Witte que me explicou que a unidade hospitalar tinha habilitação para o procedimento”, contou.

Jennifer explica que antes da cirurgia sentia muitas dores, dependendo de fortes medicamentos diariamente: “A qualidade de vida que tenho hoje, no pós-operatório, não se compara com a maneira que eu vivia. Continuo me recuperando, fazendo as fisioterapias, mas a dor já diminuiu muito. Eu vivia sem força no meu braço esquerdo sem poder pegar meus filhos. Gratidão por fazer a cirurgia aqui, ter uma boa recuperação e não precisar deixar minha família para tratar em outra cidade”, destacou.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996