Recreio do Trabalhador já constava no projeto inicial da construção de Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – O Recreio do Trabalhador, que terá suas atividades encerradas por determinação da direção da Fundação CSN, foi inaugurado na década de 1950, mas sua concepção foi oficialmente registrada pela primeira vez em documentos que datam de 1941, quando Attilio Corrêa Lima apresentou o plano urbanístico de Volta Redonda. Entre a usina siderúrgica, seu imenso canteiro de obras, uma “nova cidade” e a “cidade antiga”, o engenheiro-arquiteto, urbanista e paisagista previu um espaço para o lazer, prática esportiva e reuniões familiares dos funcionários da Companhia Siderúrgica Nacional.

Um estudo mostra que Attilio Corrêa separou o espaço e destaca que as edificações do Recreio teriam sido concebidas pelo escritório permanente mantido pela CSN. Na época, cabe ressaltar, havia um escritório permanente montado pelo governo federal da época para pensar a construção da cidade e a ocupação dos espaços. Nele trabalhavam profissionais como o engenheiro Paulo Martins e os arquitetos Roberto Lacombe, Gilberto Ma Marylaert Tiinoco, Wladimir Alves de Souza e Antônio Pinto dos Santos. Apollo Amorim e Sayão Lobato são outros nomes lembrados no estudo.

O Recreio do Trabalhador

Um estudo acadêmico aponta que o objetivo do Recreio era atender preservar, recuperar e aumentar a capacidade de produzir dos funcionários da CSN. As autoras apresentam o espaço como um “conjunto composto de ginásio coberto, piscinas (sendo uma de tamanho oficial), campo de futebol e pista de atletismo foi implantado exatamente aonde havia sido previsto no plano de 1941”.

Sobre a arquitetura em si, o ginásio é um marco da cidade e do país. “De cobertura curva possui lateralmente esquadrias que possibilitam a ventilação e favorecem a iluminação favorecendo o conforto ambiental na construção. Os pilares em arco podem ser observados externa e internamente. Suas formas ‘audaciosas’ formaram uma solução plástica interessante. Na linha desenvolvimentista dos anos 50 a arquitetura moderna brasileira já é bem aceita por uma grande parte da população brasileira principalmente em temas de arquitetura públicos e relacionados ao esporte”, dizem as autoras do estudo.

Ex-presidente da CSN, Sebastião Faria afirma que essa concepção inicial de aproveitamento do Recreio deu certo por um longo período, atendendo o aspecto social e econômico. “Visando o bem estar dos seus funcionários e de seus familiares, a empresa ganhava em produção e qualidade. Isso não há dúvida”, disse Faria, que relembra um aspecto positivo da antiga estatal, quando a CSN era considerada a “mãe” de Volta Redonda.

– Na época de estatal, a direção da empresa estimulava muito a prática esportiva, nas diversas modalidades, através de campeonatos interdepartamentais com a presença dos familiares. O efeito era muito positivo, pois criava-se um sentido de equipe nos diversos departamentos da empresa. Fora o congraçamento entre todos que lá estavam. A CSN se tornava uma grande família – ressaltou Faria.

Conexão entre Paris, Goiânia e Recife

Attilio Corrêa Lima é filho de um escultor brasileiro, nasceu em Roma em 1901. Engenheiro arquiteto, formou-se pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro (ENBA), em 1925, com direito a medalha de ouro e viagem à Europa. É o que diz o estudo acadêmico sobre a arquitetura de Volta Redonda.

Na França cursou Urbanismo na Sorbonne, quando estudou com Alfred Agache. Sua tese intitulada: “Aménagement et extension de la ville de Niterói”, sobre a remodelação de Niterói, foi publicada em 1932. Retornando de Paris dá início ao ensino do urbanismo junto com Lúcio Costa na ENBA.

Corrêa Lima em parceria com Jorge Ferreira, Renato Soeiro, Thomaz Estrella e Renato Mesquita dos Santos venceram o concurso para a Estação de Hidroaviões. O arquiteto realizou plano urbanístico para Recife (1942) e o plano diretor para Goiânia em parceria com Paulo Antunes Ribeiro que havia sido inaugurada em 1940. Corrêa Lima, que trabalhou intensamente em projetos governamentais durante o primeiro mandato de Vargas, foi assim escolhido para ser o autor do plano urbanístico de Volta Redonda feito em 1941.

 

 

Planta que deu origem à cidade nova em Volta Redonda 

Vista interior do ginásio

Visão de fora do ginásio

You may also like

32 comments

Clézio Ferreira Gabriel 17 de junho de 2020, 09:38h - 09:38

Simplesmente incrível ver um patrimônio desse fechado, sera mais um com plaquinha propriedade particular CSN,, o que mais se vê em Volta Redonda é essa plaquinha, pior que ninguém fás nada, as áreas de lazer que tínhamos em VR, como Cicuta, Recreio, Fazenda, se acabaram tudo é só ver como esta o prédio do antigo escritório central aquele área enfrente a Telemar,área como o antigo campo de aviação e outro mais, fico triste por ver tudo isto se deteriorando, acabando mesmo, o poder publico entregou tudo de bandeia na privatização e agora como esta, entregue as baratas, simplesmente triste, minha infância passada aqui se acabou. ETPC,RECREIO,ÁERO CLUBE, CICUTA,FAZENDA E OUTROS, é lamentável.

KALIL OMAR ELGAZZAOUI 18 de junho de 2020, 19:47h - 19:47

Isso é reflexo da decadência administrativa da CSN, cujo o corporativismo encobre manobras de interesses pessoais e incompetência dos diretores da CSN.
Poderiam por exemplo usar o espaço para eventos de tecnologia voltado ao parque industrial da empresa e da região sul fluminense.

fernando jose 16 de junho de 2020, 21:20h - 21:20

Ola Boa noite !!
Por favor, procurem se informar melhor sobre TOMBAMENTOS, seria a Pior das decisões, pois com certeza estariam decretando a Morte desse complexo!! Basta ver os imóveis e obras Tombadas nos ultimos governos Municipais, Estaduais e Federais, estão em total abandono e não podem ser Restaurados por falta de Dinheiro Público e sem contar os desvios dessa verba e também Imóveis particulares os proprietários deixam entregues as moscas ok? vejam aqui em volta redonda quantos da CSN quase tombados mesmo por estarem abandonados! A unica saida é a compra por um investidor que possa bancar as despesas e claro obter lucro!! Sendo esse o principal motivo do seu fechamento, ja esta deficitário faz anos !!

Filipe Pereira Vieira 17 de junho de 2020, 08:20h - 08:20

Triste,o problema não é a privatização,o problema e que venderam a empresa e a cidade pra um homem que só visa lucro e não se importa com a comunidade onde a empresa dele está enxerida.

Marília 16 de junho de 2020, 20:08h - 20:08

É a CSN deixando de fazer a sua contrapartida para a cidade.

Elder 16 de junho de 2020, 20:05h - 20:05

Seguindo o raciocínio de algumas cabeças de jerico aqui, a Europa também pode ser demolida, pois pensam como o ex jogador de futebol Edmundo ” na Itália só tem casa velha e prédio velho” e viva a ignorância.

Denise Fernandes 16 de junho de 2020, 19:52h - 19:52

Fico triste pelo encerramento das atividades do Recreio do Trabalhador. Quem, cujo pai ou mãe trabalhava na CSN, desfrutava do prazer de frequentar as piscinas lá existentes está compartilhando do mesmo sentimento: perda afetiva. Meu sobrinho ANDRÉ trabalha lá. Temos muito orgulho dele. Orgulhoso das sua funções, desempenha a limpeza do espaço. Espero que a decisão possa ser revertida. Estou n torcida por todos que trabalham lá.

Wanuil 16 de junho de 2020, 16:59h - 16:59

No meu modo de pensar, Os partidos de direita só entra no poder para transferir às empresas nacionais para capital privado lucrar e escravizar mão de obra .

Vdd 16 de junho de 2020, 21:19h - 21:19

Para de falar besteira, quer ajudar, vira sócio do clube, ele não foi fechado pq esse ou aquele político foi eleito, ele foi fechado pq perdeu 85% dos sócios!
Para resolver isso e fácil e só esses que hj dizem que não pode fechar se associar e pagar a mensalidade do clube que ele vai viver mas 70 anos!

Roderio 16 de junho de 2020, 15:53h - 15:53

O Recreio e parte da cidade e patrimonio historico da nossa cidade e parte da nossa historia, so quem nasceu aqui sabe o valor do Recreio e do Centro de Puerucultuara na vila quem fala contra e forasteiro ou não conhece a historia de nosso cidade temos que preservar nossos monumentos e direcionar para novos propósitos sempre em benefício de nosso povo,…….

Preservar a história de nossa cidade! 16 de junho de 2020, 16:19h - 16:19

Se Brasília e Belo Horizonte que foram planejadas tem edificações tombadas VR tem direito de ter também.

Acho importantíssimo.

É um espaço que serviria para idosos, crianças praticarem esportes evitando doenças e coibindo uso de drogas.

Quem investe em esporte economiza na saúde.

Etpc, Rosário, igreja santa Cecília, Recreio, cinema 9 de Abril, hotel Bela Vista ,a praça Brasil entre outros devem ser preservados!

Divagando 16 de junho de 2020, 17:17h - 17:17

A empresa CSN poderia fazer um comodato com o Voltaço como uma forma de patrocínio.

Kennedy 16 de junho de 2020, 17:25h - 17:25

Essa história de TOMBAR PATRIMÔNIO tem também que existir a contra-partida.Para os desavisados o CINEMA 9 DE ABRIL foi tombado na época do Prefeito Neto.Ele é de propriedade do Clube dos Funcionários que sub locou para terceiros.Está CAINDO aos pedaços sem nenhuma manutenção pois quem sub locou e também quem é o DONO não tem grana para fazer manutenção.Brevemente será condenado pela DEFESA CIVIL. Questão de tempo.Outro imóvel histórico de VR é o Centro de Puericultura que a CSN só apara o mato.O prédio está deteriorando e breve estará totalmente em ruínas.Outro prédio histórico é o da Rádio Siderúrgica fechado e caindo aos pedaços.O que os políticos de VR podem tentar fazer é acionar o IPHAN para fazer um tombamento FEDERAL .

Uma pessoa como outra qualquer só que de Volta Redonda 16 de junho de 2020, 14:54h - 14:54

Conhecer a história da cidade e seu patrimônio- tombado ou não, é muito importante, pois só assim podemos construir uma história da qual nos orgulhamos e orgulharemos. Volta Redonda tem um acervo arquitetônico e urbanístico riquíssimo que merece mais atenção, de importância à nível internacional! Seus cidadãos precisam saber disso e muito mais. Não tem nada de mimimi nessa matéria! Publiquem mais que está pouco!

Alexandre 16 de junho de 2020, 14:41h - 14:41

Acho que você não entendam o que aconteceu com o Recreio dos trabalhadores. Isso que vocês estão lamentando e apenas consequências inevitável da morte do poder aquisitivo dos trabalhadores da empresa. Trabalham pra comprar comida. Média salarial da empresa está bem próximo ao salário mínimo. E vai piorar mais ainda porque foram coagidos a aprovar dois anos sem aumento salarial. O que vocês não perceberam e que a inflação só está esperando o consumo aumentar para ela dar as caras. Teremos tempos difíceis pela frente. E você também vai sofrer porque não existe voltar redonda sem csn e as migalhas que caem nos pratos dos peões

Saci Pererê 16 de junho de 2020, 20:18h - 20:18

Alexandre, vc não deixa de ter razão, hoje um operador III , eletricista, mecânico , etc que tenha 2 filhos não consegue pagar para a família uma mensalidade do RTGV, é só na cabeça da CSN e de alguns bolsominions idiotas que uma associação como o RTGV tem que ser auto-sustentável, em qualquer sistema capitalista neoliberal do mundo a empresa pagaria a parte dela investindo na qualidade de vida dos seus trabalhadores.

Luciano 17 de junho de 2020, 06:26h - 06:26

Com o salário pago hoje não tem chance de ninguém ser sócio de clubes, vejam os outros clubes da cidade muitos não existem a tempo

Realista ..acorda 16 de junho de 2020, 14:26h - 14:26

MATÉRIA , EXCELENTE . FATO HISTÓRICO .. POREM COMO TUDO NA VIDA E NOS NEGÓCIOS. SE NÃO ENTRA DINHEIRO – SE ACABA . SE FECHA . ESTE MONUMENTO SÓ PARA FICAR FECHADO JÁ DEVE DA UMA DESPESA E TANTO .. ACREDITO QUE COM OS NOVOS TEMPOS E AS MUDANÇA DE HABITO E NOVAS TECNOLOGIAS , VÁRIOS CLUBES E VARIAS ESCOLAS IRÃO FECHAR DE VEZ .. PRECISAMOS NOS ADAPTAR AOS NOVOS TEMPOS . FORÇA E FE GALERA . ELE NUNCA MAIS . MORO2022 OU QUALQUER OUTRO , MENOS PT E ESTE INCOMPETENTE.

Alex 16 de junho de 2020, 16:36h - 16:36

Poderia demolir tudo pra virar estacionamento público, bem mais útil. Tem história nenhuma aquilo.

Saci Pererê 16 de junho de 2020, 20:22h - 20:22

Olhe o contra-senso do idiota , ele quer que uma propriedade privada em uma das áreas mais nobres da cidade seja transformada em estacionamento público para ele estacionar seu Gol bolinha, ( ou quadrado) caia na na real sujeito.

Marília 16 de junho de 2020, 20:25h - 20:25

Bolsominion arrependido!!!

Bolsominion 16 de junho de 2020, 14:25h - 14:25

Tem que acabar com aquela local sub aproveitado.

Tem mais que construir um Shopping ou um condomínio top.

Viva a privatização e ao capitalismo!!!

É muito mimi, para quem nunca foi associado.

Altair 16 de junho de 2020, 19:20h - 19:20

Concordo plenamente com um grande condomínio.

Napoleão Bonaparte 16 de junho de 2020, 13:17h - 13:17

Tanto mi mi mi por tão pouco! Vira o disco e deixa o “falecido” em paz. Já “fechou o paletó” tarde!!!

Paulo Roberto 16 de junho de 2020, 12:28h - 12:28

Não consegui localizar nenhuma homenagem ao Attílio Corrêa Lima em Volta Redonda.
Ironicamente só em Barra Mansa tem uma rua com o nome do urbanista dos bairros da CSN.
Os Guinle também colaboraram muito no Plano Siderúrgico e na construção da CSN, mas também não encontro homenagens a eles na Cidade do Aço.

Eduardo Abreu 16 de junho de 2020, 14:27h - 14:27

Olhe o nome do prédio onde fica o Clube dos Funcionários na Vila.

Severino 16 de junho de 2020, 14:57h - 14:57

Paulo Roberto o Edifício onde está localizado o Clube dos Funcionários da CSN na rua 14 ao lado Cinema 9 de abril chama-se “EDIFÍCIO GUILHERME GUINLE.
E a única homenagem a família Guinle que eu conheço aqui na cidade.

Paulo Roberto 16 de junho de 2020, 17:22h - 17:22

Valeu Eduardo e Severino pela informação. Agora falta a prefeitura fazer homenagens, não só ao Guilherme Guinle como ao Corrêa Lima.

Fernando 16 de junho de 2020, 12:09h - 12:09

No início da década de 60 eu e meu irmão freqüentávamos o Recreio do Trabalhador.
Época inesquecível. Saudades desse tempo.

Emir Cicutiano 16 de junho de 2020, 13:34h - 13:34

Excelente matéria, uma verdadeira viagem belos bastidores de uma história que só vemos retratada em sua externalidade… Como eu já havia comentado na primeira matéria, sou favorável ao tombamento do ginásio, que representa uma obra de arte de característica única e com bom potencial de aproveitamento. Sobre o restante da área do Recreio, onde ficam as piscinas e terrenos livres, não vejo motivos para intercessão do poder público. É uma área muito grande, em ponto nobre da cidade, consequentemente com grande valor de mercado… Se a prefeitura não fizer um parque urbano ali, em solução de contiguidade com a Praça Japão, não creio que as propostas estimadas pelo prefeito sejam viáveis ou adequadas para o local, afinal já existe a Ilha São João com os mesmos equipamentos…

Dr. Amaral 16 de junho de 2020, 15:01h - 15:01

Na minha modesta opinião o local deveria ser ENCAMPADO pelo SESC que faz parte do PODEROSO SISTEMA S. Na cidade de São Paulo o SESC tem vários locais de entretenimento para o pessoal que trabalha no comércio.Nos dias de HOJE a maior população trabalhadora de VOLTA REDONDA é a população dos COMERCIARIOS sendo que não tem LAZER para eles só boteco.

Jogo duro 16 de junho de 2020, 17:22h - 17:22

Todos que mora em voltar Redonda , tem uma ligação , queira ou não , seu pai ou sua mãe , irmão , ou outro qual quer , tem estória ,dentro do recreio. , Nós moradores não podemos deixar , acabar .com este lugar , tem várias alternativas , cadê os candidatos a vereador ,prefeito , vamos lutar pela única causa , esquecer a rivalidade ., Não só o recreio , mas temos outros lugares .,Quem está abandonado , deveria , já chega está cidade que solta fumaça o dia inteiro .

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996