Samuca é homenageado na Expocatadores em Brasília

Por Paulo Moreira

Volta Redonda e Brasília – O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu durante a semana, em Brasília, uma homenagem durante a 8ª Expocatadores, que reúne catadores de materiais recicláveis do Brasil e da América Latina. O evento, que está no calendário anual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), aconteceu em Brasília. Samuca foi convidado para o encontro por conta de Volta Redonda está destinando 100% da coleta seletiva para cooperativas da cidade.
O prefeito apresentou durante o evento modelo bem sucedido de contratação de cooperativas para execução do serviço de coleta seletiva no município.
— Somos a segunda cidade do Brasil a ter a coleta seletiva destinada 100% as cooperativas de catadores. Isso nos dá muito orgulho. Conseguimos firmar a parceria com as cooperativas, regularizando a coleta na cidade — comentou o prefeito.
Samuca ainda destacou durante o evento que a parceria com as cooperativas dá mais autonomia aos coletores e gera renda.
— Dando prioridade para as três cooperativas de recicláveis de Volta Redonda, estando gerando para diversas famílias. Assim, o número de cooperados também pode aumentar e a quantidade de resíduos recolhidos, que é levado para reciclagem, também aumenta — destacou Samuca Silva, ressaltando que os moradores de Volta Redonda só separam os resíduos orgânicos (alimentos) dos resíduos secos: “As cooperativas que fazem a triagem depois, separando item por item”, acrescentou.
A Expocatadores é organizada pelo Ancat e parceiros e defende lutas por políticas públicas de inclusão social e produtiva na categoria de catadores de material reciclado. “O encontro pretende reafirmar a importância do catador de resíduos sólidos urbanos como profissional protagonista na cadeia de reciclagem e promover a imagem das organizações de catadores como unidades coletivas de negócios e portadoras de capacidade técnica para atuar nas diferentes etapas do processo da reciclagem”, afirmou o representante da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), Roberto Rocha.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996