;
segunda-feira, 23 de novembro de 2020 - 19:03 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Seminário Cultura e Educação é realizado em Volta Redonda

Seminário Cultura e Educação é realizado em Volta Redonda

Matéria publicada em 1 de novembro de 2015, 16:58 horas

 


Evento promovido pelo Conselho Municipal de Política Cultural reuniu cerca de 100 pessoas

Conselho Cultura vr

Projetos: Sugestões levantadas durante o encontro servirão para compor o Plano Municipal de Cultura
(Foto: Divulgação)

Volta Redonda- Cerca de 100 pessoas participaram no último sábado do primeiro Seminário Cultura e Educação promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC-VR), com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Ação Comunitária (SMC e Smac). O evento foi realizado no Auditório da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. O seminário foi fomentado pela Comissão de Educação e Formação do CMPC-VR, coordenado pela conselheira Bárbara Cunha, titular da cadeira dos Movimentos Sociais no conselho, musicista e estudante de Administração Pública (UFF).

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Anielli Carraro, o objetivo do seminário é proporcionar reflexões sobre a transversalidade da Cultura e da Educação e de como a escola converge para um espaço de diversidade cultural, através do estímulo de professores para a expansão de capacidades direcionadas aos alunos para serem coautores no processo crítico-reflexivo de construção de uma sociedade democrática, plural e humana. O seminário tem como finalidade também deixar um legado de diálogo e transformação do social para as próximas gestões do Conselho. Além disso, as sugestões levantadas durante o encontro servirão para compor o Plano Municipal de Cultura que será aprovado na Conferência Municipal que acontece no dia 12 de dezembro.

– Nosso objetivo é de que o seminário se transforme em um espaço de aprendizado, debate, interação e ainda um espaço para que os cidadãos contribuam para o processo de construção de uma política pública de cultura para o município – disse Anielle.

Todos os professores convidados para palestrarem dão ou já deram aula em Volta Redonda. A palestra principal ficou por conta da antropóloga e professora Ana Paula Poll (UFF), que falou sobre “Educação, Cultura e Desenvolvimento”. A seguir, na mesa, falaram o arte-educador e artista visual Ayrton Costa (IFRJ), com o tema “O ensino de Artes nas escolas”; o educador em Sociologia, poeta e produtor cultural do Espaço Cultural Francisco de Assis, Edimar Zambroni (ECFA), que discorreu sobre “O empoderamento de crianças e adolescentes pela participação social”; e a pedagoga Marlene Fernandes (UBM) que falou sobre “O espaço da escola como encontro de culturas”. A intermediação ficou por conta da conselheira Bárbara Cunha.

O público-alvo foi professores, artistas e todos os cidadãos voltarredondenses que se interessam pela temática. Durante o encontro foram formados grupos de trabalho para que todos os participantes dialogassem entre si e levantassem propostas para a convergência das áreas da Cultura e Educação. Estas propostas, após serem aprovadas na Conferência Municipal de Cultura, entrarão no Plano Municipal de Cultura, que é uma parte da política pública de cultura. Efetuar o Plano foi uma das principais metas do Conselho de Política Cultural este ano. O seminário contou ainda com as apresentações artísticas do grupo de dança contemporânea Projeto Vida Dance e do duo de violoncelos, Guilherme Aquiar e Rebeca Lopes.

Conselho

O Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda começou o seu mandato em 2015 após eleição democrática em novembro de 2014. No total são 15 conselheiros titulares: nove da sociedade civil com as cadeiras de Música, Artes Cênicas, Dança, Artes Visuais, Artesanato, Literatura, Cultura Popular, Movimentos Sociais e Associações de Bairro e seis conselheiros do poder público, sendo as secretarias representadas: Cultura, Educação, Ação Comunitária, Planejamento, IPPU e Desenvolvimento Econômico e Turismo. As reuniões ocorrem às terças-feiras, das 17h às 19h na sala do conselho de Política Cultural na Biblioteca Municipal. É aberta a todos.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document