UniFOA promove 2°edição do ExpoFIT

Exposição teve como objetivo criar um produto que fosse uma "extensão" de uma marca já existente, trazendo inovação e reaproveitando alimentos que geralmente são descartados

by Mayra Gomes

Volta Redonda – O Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) promoveu na última quarta-feira (22) a segunda edição da ExpoFit, elaborada pelos estudantes dos cursos de Design e Nutrição. A exposição, que ofereceu degustações de quatro produtos alimentícios, teve como objetivo criar um produto que fosse uma “extensão” de uma marca já existente, trazendo inovação e reaproveitando alimentos que geralmente são descartados. Os discentes de Design desenvolveram as embalagens e peças publicitárias, enquanto os de Nutrição prepararam as comidas. Os projetos foram avaliados pelos professores e concorreram entre si a prêmios oferecidos pela instituição.

O evento aconteceu no Centro Histórico Cultural Dauro Aragão, no campus Olezio Galotti, e recebeu cerca de 300 visitantes, entre estudantes, professores e funcionários. As professoras responsáveis pelo projeto, Patrícia Rocha, da disciplina Produção Gráfica (Design), e Kamila Nascimento, das disciplinas Bromatologia e Tecnologia de Alimentos (Nutrição), em colaboração com seus alunos, levaram cerca de dois anos na preparação do projeto.

“Para os docentes, é válida a experiência de realizar um projeto interdisciplinar, pois a proposta visa colocar o aluno em uma situação bem realista de trabalho, com a produção dos alimentos e toda a parte gráfica dos produtos. Através da exposição, o estudante terá esse aprendizado único, que somente em sala de aula não conseguiria. Por isso, a proposta foi transformada em Projeto Interdisciplinar”, salientou Patrícia.

A professora Kamila contou que, após a primeira edição do projeto, os estudantes ficam ansiosos para participar: “Os alunos de Nutrição pedem para fazer parte, tanto que, no próximo, terei que incluir os 4º e 5º períodos, aumentando a participação. Com toda autonomia para trabalhar, eles conseguem aplicar a pesquisa, desenvolver o produto e manter a relação interpessoal, pois nesse contexto precisam se ajustar, encontrar o ponto harmônico e vivenciar como se fossem profissionais”, explicou.

Produtos da ExpoFit são avaliados por especialistas

De acordo com o coordenador do curso de Nutrição, Alden dos Santos, na primeira ExpoFit realizada em 2023, o curso de Design desenvolveu embalagens como uma avaliação em uma disciplina e convidou o curso de Nutrição para complementar a tabela nutricional dessas embalagens. A primeira exposição deu resultados positivos, então as organizadoras optaram por fazer a segunda edição em um espaço maior.

“Na primeira versão, elaboramos o conceito de alimentos fit e, nesta edição, foi trabalhado o aproveitamento integral do alimento, que é a sua utilização de forma completa e não dispensa a casca, onde existem muitos nutrientes, sem confundir com o reaproveitamento, pois não foram usadas sobras de produtos”, afirmou Alden, acrescentando que “o grupo melhor avaliado será premiado com brindes. Mas a rica experiência de participar de um projeto tão real é um ganho para todos os envolvidos”.

Durante a avaliação, os professores do curso de Design analisaram a embalagem (aplicação da cor, se está de acordo com a linha de alimentos e se seguiu a mesma identidade visual da ‘marca mãe’), o cartaz de divulgação do produto, a arte para outdoor, uma mídia alternativa (que seja inovadora), além do estande e display de mesa, onde ficaram expostas as embalagens.

No curso de Nutrição, a avaliação dos professores levou em conta o aspecto sensorial, como sabor, aroma, textura e aparência, a lista de ingredientes da embalagem para verificar se realmente houve o aproveitamento integral dos alimentos, além da tabela nutricional, que precisa estar dentro da legislação atual e é muito importante para o consumidor que adquire o produto.

O grupo vencedor será conhecido durante a entrega dos prêmios, que será feita pelo presidente da Fundação Oswaldo Aranha (FOA), Eduardo Prado, e pela reitora do UniFOA, Ivanete Oliveira, em data a ser marcada posteriormente.

A aluna do 3º período de Design, Beatriz Perina, de 19 anos, afirmou que todo o processo – entre encontros, reuniões e produção – foi demorado. “São muitos detalhes aos quais precisamos ficar atentos, mas é gratificante ver tudo feito e montado. Aprendemos muito, como fotografar, montar cartazes, planejar a mídia alternativa, montar embalagens, coisas que geralmente não fazemos. Valeu muito a pena”, garantiu.

Para a aluna Laura Machado, de 20 anos, que está no 4º período de Nutrição, a experiência foi maravilhosa. “Em sala de aula temos contato com os produtos, mas não dessa forma, quando precisamos desenvolver um produto, montar a tabela nutricional, além do aproveitamento total dos alimentos. Foi proveitoso trabalhar em grupo e sair da zona de conforto, passando a lidar com pessoas de outro curso, tendo desafios e aprendendo juntos, porque sozinho ninguém chega a lugar nenhum”, ressaltou.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996