Defesa Civil de Itatiaia mantém alerta sobre tempestades de Verão

by Diário do Vale

O último final de semana contou com altas temperaturas e pancadas de chuva no município – Foto: Divulgação PMI.

Itatiaia- Com a chegada do Verão, na manhã de hoje (21), a Defesa Civil Municipal segue atenta as tempestades típicas dessa época do ano. O último final de semana contou com altas temperaturas e pancadas de chuva no município.

No final de semana, por conta da tempestade, a Defesa Civil, em conjunto com a Guarda Municipal e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, atendeu ocorrências em várias localidades da cidade, entre elas, quedas de árvores em Penedo(Jardim Martinelli, Fazendinha e Avenida Casa de Pedras) e também na Rua João Vitorino Vieira, no bairro Vila Odete.

– Ocorrências que envolvem o fornecimento de energia são de responsabilidade da concessionária de energia elétrica. A Defesa Civil é responsável por isolar o perímetro para que ninguém se machuque – explicou Valdair do Nascimento, diretor da Defesa Civil Municipal.

Também houve um princípio de deslizamento de terra nos fundos de uma casa no início da Rua Juliana Campos Neves, no bairro Vila Esperança. O imóvel passará por uma vistoria técnica de engenheiros. Não houve desabrigados e nem desalojados.

Já no domingo uma chuva forte, acompanhada de vento também atingiu o município, porém não foi comunicada nenhuma ocorrência.

Orientações

Em situação de chuvas intensas acompanhadas de raios, a Defesa Civil do município orienta:

– Não ficar próximo de canos, janelas e portas metálicas.

– Não utilizar equipamentos ligados à rede elétrica principalmente se tiverem sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

– Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés.

– Não empinar pipas ou aeromodelos com fio.

– Não permanecer na água.

– Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota (tratores, motocicletas ou bicicletas).

– Não permanecer em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos.

– Não permanecer no alto de morros ou no topo de prédios.

– Não entrar em piscinas ou lagos durante a chuva, uma vez que há o risco de raios e descargas elétricas. Em rios e cachoeiras, o problema é intensificado pela possibilidade de cabeça d’água.

Emergência

Em caso de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros no número 193. Para acionar a Defesa Civil e esclarecer dúvidas ou fazer solicitações – como para avaliação estrutural e de infiltrações – ligue para o número 199 ou (24) 3352-1134 até às 17h. Após esse horário ligar para o telefone (24) 3352-6752 ou 153 para chamar a Guarda Municipal.

You may also like

1 comment

Yury Nei de Almeida 26 de dezembro de 2020, 10:48h - 10:48

A tenda ontem fechada, os funcionarios faltaram ao plantão, coisa de policia e não politica . Tem de serem denunciados no crm, cfe e crefito . O mandato ainda não encerrou senhor prefeito

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996