114 anos de história, Ponte Velha é tema de exposição em Resende

by Diário do Vale

Mostra visa resgatar a importância histórica da Ponte Nilo Peçanha para o desenvolvimento de Resende – Foto: Gleisiane Carvalho

Patrimônio histórico da cidade de Resende e um dos mais marcantes cartões postais, a Ponte Nilo Peçanha, conhecida na cidade como Ponte Velha, é tema da nova exposição do Arquivo Histórico Municipal. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e pela Prefeitura de Resende, a travessia, que é um ícone histórico da cidade, completa 114 anos. A mostra já está disponível e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 12h e 18h, até o dia 31 de maio, na sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.
Segundo os organizadores, a exposição, que visa resgatar a importância histórica da Ponte Nilo Peçanha para o desenvolvimento de Resende, além de destacar toda a sua beleza arquitetônica, contará com fotografias, textos explicativos, banners e maquetes. Cada elemento da mostra registra um momento da história da ponte, levando o público a uma viagem no tempo através das obras. Além disso, a exposição também contará com materiais produzidos por alunos de escolas municipais.
– A exposição é voltada para pessoas de todas as idades, em especial para os jovens que terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história da nossa cidade, de uma forma lúdica. Conhecer o lugar onde vivemos é um exercício fundamental para a formação da cidadania – explica o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan.
Além das visitas individuais, a exposição, que tem entrada gratuita, também poderá ser visitada por grupos de estudantes ou profissionais que tenham interesse no assunto. Para isso, basta entrar em contato com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e agendar o dia e a hora.

Marco do Desenvolvimento
Construída em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio para o Brasil, a Ponte Velha foi inaugurada no dia 16 de abril de 1905. Sua construção, considerada um marco no desenvolvimento da cidade, pôs fim a um verdadeiro drama enfrentado pelos moradores que precisavam atravessar o Rio Paraíba utilizando as antigas pontes de madeira, que periodicamente eram carregadas pelas enchentes. O nome oficial da ponte, Nilo Peçanha, é uma homenagem ao Presidente do Brasil na época, que veio a Resende especialmente para a inauguração da travessia.
Posteriormente, a ponte foi tombada como patrimônio histórico municipal e estadual pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) e pela Prefeitura de Resende. Utilizada inicialmente por veículos e pedestres que precisavam atravessar o Rio Paraíba do Sul, interligando o Centro da cidade ao bairro Campos Elíseos. Atualmente, a famosa ponte metálica é utilizada somente para travessia de pedestres.

 

Foto: Rede Social

‘Turismo nas Escolas’
Uma aula prática sobre a história de Resende. Esse é o mote do projeto ‘Turismo nas Escolas’, que nesta quinta-feira (02) levou alunos da rede municipal de ensino até a Ponte Velha, onde prestigiaram o aniversário do patrimônio de diversas formas e tiveram a chance de conhecer de perto toda história que envolve a estrutura, que veio da Bélgica para ser montada em Resende e leva o nome oficial de Nilo Peçanha.
No mês de abril, algumas escolas puderam participar da homenagem feita ao aniversário desta maravilhosa construção. Com exposição de fotografias de época e palestras sobre a história da “Ponte Velha”, os alunos marcaram presença na comemoração.
A aula prática sobre a História de Resende e do Brasil ocorre quinzenalmente, com foco no Centro Histórico, envolvendo crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. A Ponte Velha, como principal cartão postal da cidade, faz parte do roteiro deste projeto, com sua estrutura metálica do século XIX, ela segue chamando atenção de turistas e moradores.

Serviço
A exposição ‘Ponte Velha – 114 anos’, está aberta ao público até 31 de maio, no Arquivo Histórico de Resende – na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, localizada na Rua Luiz da Rocha Miranda – 117 – Centro Histórico. A visitação gratuita pode ser feita de segunda a sexta, das 12 às 18h. A mostra pode ser visitada também através de visitas agendadas, para mais informações (24) 3354.6927.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996