quarta-feira, 23 de junho de 2021 - 18:05 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Academia no Raulino de Oliveira atende mais de 400 alunos por mês

Academia no Raulino de Oliveira atende mais de 400 alunos por mês

Matéria publicada em 3 de março de 2017, 14:45 horas

 


Secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, diz que academia faz parte do projeto ‘Melhor Idade em Movimento’

Volta Redonda – O Estádio Municipal General Sylvio Raulino de Oliveira abriga também espaços voltados para Saúde e a Educação. Um deles é a Academia de Ginástica Dr. Eljo Candido de Oliveira, focado na terceira idade, que fica no segundo andar do estádio e que atende, atualmente, segundo a prefeitura, mais de 400 alunos por mês. A academia é um complemento das atividades desenvolvidas nos programas para a terceira idade. Para utilizar o espaço é preciso ter mais de 50 anos e participar de atividades desenvolvidas em outros polos que existem em toda cidade.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 20h. Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, a academia faz parte do projeto denominado de “Melhor Idade em Movimento”.

– Nossos profissionais estão passando por cursos de qualificação para que o atendimento à população seja de excelência. Na academia de ginástica não é diferente. Esse é um espaço muito importante para melhorar a vida da terceira idade e nós vamos trabalhar sempre focados nas ações ligadas à prevenção e de fomento ao exercício físico – disse Maria Paula.

De acordo com o responsável pela academia e diretor de fomento ao exercício da secretaria de Esporte e Lazer (Smel), Leonardo de Carvalho Inácio, o objetivo do espaço é de prestar aos alunos qualidade de vida, com saúde e interação social.

– O atendimento é realizado de acordo com a necessidade específica de cada aluno, através da orientação de professores especializados, com exercícios aeróbicos e de musculação – disse.

Leonardo explica que a musculação é um dos principais auxílios para que o corpo não sinta tanto a modificação do tempo. Os principais benefícios da musculação para os idosos podem ser vistos em pequenas melhorias: o treinamento com peso aumenta a densidade óssea, portanto combate a osteoporose, fortalece o sistema musculoesquelético, evitando problemas cardíacos, além de produzir uma maior força muscular, o que se realiza na melhora da coordenação motora; diminui a pressão arterial, entre outros grandes benefícios diretamente ligados à saúde física.

– A musculação para a terceira idade, entre outras conquistas, melhora o desempenho de tarefas diárias. A atividade diminui o risco de quedas durante uma simples caminhada e preserva uma vida mais independente, cheia de disposição. A musculação é uma das melhores atividades que os idosos podem desempenhar – salientou o diretor.

Segundo o professor Carlos Henrique Pereira as sextas-feiras são reservadas para avaliação dos iniciantes. Nesse dia eles aprendem a utilizar os aparelhos, através um atendimento individualizado. “Com o passar dos anos vamos perdendo o tônus muscular e aqui retardamos esse problema. Cada aluno recebe orientação de como utilizar os aparelhos e os benefícios que eles trazem para a sua saúde”, explicou Carlos.

A aposentada Alvani de Carvalho, 67 anos, moradora do Aterrado acaba de se matricular na Academia de Ginástica. “Estou preocupada com meu tônus muscular. Não estou pensando em estética. É para ter qualidade de vida. Tenho artrose e artrite nos joelhos e contar com esse espaço vai mudar a minha vida”.

Para a dona Maridéa Fonseca de Oliveira, 76 anos, aposentada, moradora do bairro Sessenta, fazer musculação foi uma das melhores escolhas que ela fez na vida. “Frequento essa academia há cerca de oito anos. Eu era completamente sedentária. Atualmente, ando bem, faço minhas atividades. Exercício é primordial”, conclui.

O horário de funcionamento da academia é de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 20 horas (foto: Geraldo Gonçalves)

O horário de funcionamento da academia é de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 20 horas (foto: Geraldo Gonçalves)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

14 comentários

  1. O Raulino é, mais até do que a CSN, o referencial máximo da cidade e um de seus maiores orgulhos… Através dele, VR é divulgada em rede nacional e na grande mídia para o Brasil e o mundo, além de contar com estrutura multiuso, inteligente, atendendo a população em especialidades de diferentes ramos… Um gol de placa do governo Neto!!…

    • Tu é muito puxa saco, para o mundo? Menos, lkkkk

    • Olhem só, arrumei mais um seguidor! Um bolsomico!… kkkkkkkkkkkkkkk!

    • O jogo Flamengo e Vasco foi transmitido para vários países, assim com a final do estadual de 2013 e vários jogos que ali ocorrem. Se vc desconhece algo, faça um favor, não conteste, achismo não tem mais lugar aqui… Tu és um fanfarrão corneteiro, bolsomico. Aprenda a raciocinar encima dos fatos, pois até pra ser oposição é necessário poder de argumentação e razoabilidade…

  2. POVO FELIZ, VOLTA REDONDA TEM OS MELHORES VEREADORES DO PLANETA, VOLTA REDONDA TEM OS MELHORES PREFEITOS DESDE MARINO CLINGER, VOLTA REDONDA TEM OS MELHORES DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAL, VOLTA REDONDA TEM TUDO…SHOPPING LOTADO, CARNAVAL LOTADO, ENGARRAFAMENTOS DE CAPITAL, RECLAMAR JAMAIS.

  3. Academia da Vida ou Do Raulino!!

    Parabéns Neto!!!!!A reportagem não fala de vc,mas nós agradecemos de coração!!
    Aqui é papo reto e sem blábláblábláblá!!!

  4. Daqui a pouco acaba, prefeitura sem dinheiro!! Esse é o discurso do novo prefeito para fazer nada… Neto isso, neto aquilo. #maisacaoemenosmimi

  5. Isso aí tá pago??? Os fornecedores vão pegar de volta kkkkkk

  6. Desde a inauguração em 2004, ou seja, nos 3 últimos mandatos do Neto e em um do Gotardo só não pensaram na mobilidade dos frequentadores e funcionários do Raulino, além dos empregados da CSN (aços e cimentos) e suas contratadas. Como não tem linha de ônibus por perto ou os idosos têm que fazer muito esforço para ir dos pontos até lá ou vão de carro, muitos de favor, faltando vaga para estacionar tantos veículos, que tanto enchem as ruas de Volta Redonda. O novo prefeito poderia pensar numa solução para o transporte de pessoal no entorno do estádio. Sei que, se as empresas de ônibus não querem, dificilmente alguém consegue, afinal há muito tempo elas mandam mais que os governantes, quando o assunto é transporte coletivo.

  7. Dai a César o que é de César….

  8. Parabéns para o prefeito Neto. Aliás tudo q funciona nesse governo é o q o Neto deixou. #VoltaNeto

    • Tá igual. No Rio só que a.ganguendo Cabral e Pezão destruíram o que o Garotinho construiu, Delegacias Legal, restaurante popular, entre outras.

    • PLATÃO, O FILÓSOFO

      Procure saber em que situação o referido prefeito deixou o município, e irá mudar o discurso. Ex.: desde o início do ano passado (2016) que a demora para a entrega do resultado de um hemograma feito pela prefeitura demora em média cerca de dois, três meses; procure saber a fila de espera na Saúde por exames e diagnóstico de doenças graves, procure saber, por favor; procure saber quantas pessoas aguardam na fila para realizar uma cirurgia de catarata; na Educação, o município ficou abaixo da média nacional; procure saber, por favor…

    • Platão, vc definitivamente não é digno de usar esse codinome… VR é uma das cidades que mais se destacam nos índices educacionais, veja lá os números do IDEB… Quanto aos outros problemas, realmente existem, mas não se esqueça de que VR não está num cantão da Suiça. Olhe ao redor, não tem como se ilhar perante os problemas do estado e do país, vide a sobrecarga de pacientes de cidades vizinhas no HSJB. Isso gera um custo adicional sem contrapartida para o município!…

Untitled Document