Volta Redonda – A Academia Volta-redondense de Letras (AVL) celebrou, nesta quarta-feira (19), seus 20 anos de fundação. Criada em 2005, a instituição tem como objetivo promover a literatura, propagar a língua portuguesa e valorizar a produção literária de Volta Redonda e região. Ao longo de sua história, a AVL tem contribuído para o desenvolvimento cultural local e regional, realizando atividades como prêmios literários, saraus e concursos em parceria com escolas públicas.
Com 40 cadeiras, a academia reúne membros de Volta Redonda e de outros municípios da região Sul Fluminense e do país. Durante a comemoração, o presidente da AVL, Jean Carlos Gomes, destacou o impacto da instituição na cena literária local, afirmando que a academia desempenha um papel importante na preservação e divulgação da cultura escrita da cidade.
Além das ações literárias, a Academia tem promovido e participado de debates culturais, como a recente roda de conversa sobre “Literatura e Cidadania”, organizada pelo Movimento Ética na Política (MEP) no dia 11 de março. O evento contou com a presença do escritor Godofredo de Oliveira Neto, imortal da Associação Brasileira de Letras (ABL), que expressou sua admiração pela iniciativa. A possibilidade de uma videoconferência com a participação de Jean Carlos, presidente da AVL, foi discutida para o mês de agosto.

Foto: Divulgação