;
terça-feira, 24 de novembro de 2020 - 12:34 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Academias voltam a funcionar e ônibus municipais podem circular com 30% da capacidade em Angra dos Reis

Academias voltam a funcionar e ônibus municipais podem circular com 30% da capacidade em Angra dos Reis

Matéria publicada em 24 de junho de 2020, 14:28 horas

 


Decreto proíbe a circulação do transporte público interestadual

Angra dos Reis – O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, publicou o decreto nº 11.671, que permite o retorno do funcionamento de academias e servidores públicos municipais, com menos de 60 anos ou doentes crônicos, voltarão ao trabalho, com normas de seguranças a serem cumpridas, a partir desta quarta-feira (24). As novas regras estão válidas até o dia 8 de julho. O decreto também tem nova regra para o transporte público.

Academias

De acordo com o decreto, os aparelhos nas academias devem ser higienizados a cada uso e os clientes devem manter distância de 1,5 metros entre cada um deles. O número de pessoas deve ser limitado a um por cada 9 m² (metros quadrados). Os professores poderão orientar o exercício a cada dois metros de distância dos alunos e os vestiários para banho não deverão ser utilizados, mantendo apenas a pia para higiene das mãos.

A temperatura do aluno deve ser aferida antes de entrar no local. Caso seja maior que 37,8ºC, a entrada deverá ser proibida. Deve ser colocado um pano para desinfecção de calçados e a academia deve fechar por pelo menos duas vezes ao dia para desinfecção do local. Janelas e portas manterão abertas. Atividades em piscinas e hidromassagens estão proibidas.

O estabelecimento ainda é obrigado a disponibilizar álcool em gel na entrada e em todos os seus ambientes.

Servidores

Os servidores públicos da prefeitura trabalharão em regime de escala, dividindo os funcionários entre a parte da manhã e da tarde. No horário em que não estiver no posto de trabalho, o funcionário trabalhará em home office, segundo a prefeitura. Os profissionais que exerçam atividades essenciais permanecem atuando de forma contínua e sem paralisações.

Transporte público

A nova regra do decreto sobre o transporte público é que nas linhas municipais, os ônibus poderão circular com todos os assentos ocupados em 30% da capacidade de passageiros em pé. As linhas intermunicipais operarão em dois horário de saída e dois de chegada, por dia, e a rodoviária funcionará de acordo com os horários das linhas de ônibus, abrindo uma hora antes da chegada e uma hora após a saída dos ônibus.

Além disso, fica autorizada a utilização do cartão do idoso para a gratuidade no transporte coletivo municipal de passageiros, limitado a seis lugares.

Proibido

De acordo com a prefeitura, atividades coletivas como cinema, teatro, reuniões, assembleias ou qualquer outra que envolva aglomeração não estão permitidas, assim como atividades em salas de aula. Bares, choperias, botecos e clubes devem continuar fechados.

As medidas do decreto são reavaliadas toda semana e consideram a taxa de incidência de novos casos de coronavírus. Se a taxa de ocupação de leitos hospitalares for superior a 60%, medidas mais rigorosas para evitar aglomerações serão tomadas, segundo a prefeitura.

Atividades turísticas em Angra dos Reis também seguem proibidas no decreto, assim como está proibida a circulação do transporte público interestadual de passageiros com origem de outros estados.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Liberação em Angra tendo uma dos maiores proporções do estado, fora a capital: 36 mortos a cada 100 mil habitantes.
    V. Redonda, por exemplo, está com uma proporção aproximada de 22 mortos para cada 100 mil habitantes.

Untitled Document