Adutora de Volta Redonda rompe três vezes em dois dias

by Diário do Vale
Na madrugada desta terça, houve novo rompimento de tubulação
Equipes do Saae começaram a trabalhar por volta de 01h30min
O serviço foi concluído por volta de 04h30min
Restabelecimento do abastecimento será gradual na cidade

Volta Redonda – Depois dos rompimentos de redes adutoras que atingiram a cidade entre domingo e segunda, mais um acidente ocorreu na noite desta segunda (05) para terça (06) e adiou o retorno do abastecimento de água da cidade ao normal. Os reparos dos dois primeiros vazamentos tinham sido concluídos, no fim da segunda, e o abastecimento começava se normalizar, quando, por volta das 22h30min, mais um rompimento ocorreu na Avenida Almirante Adalberto Nunes, na altura da Rua do Comércio, no Retiro. O pessoal do Saae-VR trabalhou durante toda a noite e a madrugada para corrigir o problema. O serviço foi concluído por volta das 4h30min desta madrugada e a água vai retornar gradativamente aos bairros, ao longo desta terça e, talvez, da quarta (07).

Dos dois primeiros reparos, feitos na segunda-feira, um foi mais demorado porque houve deslizamento de terra e foi preciso reaterrar o local, para que o solo pudesse sustentar a tubulação.

De acordo com o diretor-executivo do Saae-VR, José Geraldo dos Santos, o Zeca, há um conjunto de causas para os frequentes rompimentos de tubulações.

– Os picos de energia, comuns durante as tempestades de verão, são um dos problemas. Nos poucos segundos em que as bombas ficam desligadas, aguardando a entrada da energia de reserva, cria-se uma pressão excessiva em alguns pontos da rede. Esse excesso pode chegar a duas vezes e meia a pressão normal, o que provoca o rompimento. Além disso, o terreno por onde passa a adutora é muito instável, por estar muito próximo ao leito do Rio Paraíba do Sul. Se juntarmos a proximidade do rio com a umidade decorrente das chuvas, já temos uma situação capaz de desestabilizar o terreno. Além disso, as variações muito intensas na temperatura fazem com que as pessoas variem o consumo de água, o que também afeta a pressão na rede.  Não houve falhas na operação do Saae-VR. A  – afirma.

Das causas dos vazamentos, o Saae não tem controle sobre os picos de energia nem sobre a instabilidade do terreno. O fato de a rede atual ser feita de PVC, um material menos resistente à pressão do que o ferro fundido, também influi na quantidade de rompimentos.

– O Saae-VR está trabalhando para resolver o máximo possível das causas do problema, e também temos cinco caminhões-pipa em operação. No entanto, não é possível atender a todos os pedidos ao mesmo tempo. A prioridade é para hospitais, escolas, asilos e residências com pessoas gravemente doentes –  prossegue Zeca.

Providências

Para evitar que haja mais rompimentos de rede, o Saae-VR está tomando uma série de providências. De acordo com Zeca, as atividades serão as seguintes:

– Para combater os efeitos da variação de pressão, vamos instalar válvulas de alívio e substituir as ventosas (um equipamento que retira o ar da rede) existentes. Além disso, vamos fazer ajustes estruturais, como a substituição das tubulações de PVC, instaladas no início do século, por outras de ferro fundido, mais apropriadas para aquele local e uso – diz Zeca.

Você também pode gostar

56 comments

Verdade sufocada 8 de fevereiro de 2018, 15:45h - 15:45

Fazer obras que ficam debaixo da terra não gera votos, então nós vamos sofrer por muito tempo ainda…. Estou juntando tudo para 2020 fazer minhas argumentações

João da Silva 8 de fevereiro de 2018, 07:01h - 07:01

Esse material que o SAAE esta utilizando está todo condenado não é de hj! Refugo de gestões passadas. Informações vindas internamente.

Bicho brabo 8 de fevereiro de 2018, 07:01h - 07:01

NÃO EXISTE HOSPITAL DO IDOSO, TD MENTIRA, LÁ É SÓ PRA INTERNAR IDOSO Q ESTÁ NA HUG OU NO HOSPITAL DO RETIRO!! PREFEITO MENTIROSO, E O PIOR, ALUGUEL DE 70 MIL POR MÊS! SAMUCA NUNCA MAIS!!

VAI VENDO 8 de fevereiro de 2018, 13:17h - 13:17

VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública. É só enganação já que não são aptos, e ainda usam o Gestor Público para politicagens.

Samuca enganou muitos eleitores e ganhou a eleição se dizendo “gestor público”, assim mesmo com as iniciais minúsculas, numa clara demonstração de que não sabia do que estava falando, além do desrespeito a um profissional da área pública. Eu já sabia desde o início por ele ser um contador por profissão e por professor.

O triste é um professor enganar os eleitores. Muito triste ele desrespeitar 03 profissionais ao mesmo tempo: primeiro o contador, depois o professor e for fim o Gestor Público.

Código de ética do CRC:
“XVII – iludir ou tentar iludir a boa-fé de cliente, empregador ou de terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, bem como fornecendo falsas informações…
XIX – intitular-se com categoria profissional que não possua, na profissão contábil;”

mandaver 7 de fevereiro de 2018, 12:28h - 12:28

preciso lavar a perseguida!!!

FranciscoJFLacerda 7 de fevereiro de 2018, 09:55h - 09:55

A rede de distribuição de água em questão, com maior problema foi construída no início do anos 2000 após obras de expansão da E.T.A. bem próximo a barrancos do Rio Paraíba do Sul, o que eu acho errado pois é uma área com riscos de deslizamentos.. e quem era o prefeito e o diretor administrativo do SAAE naquela época?…Deveriam ter usado o tubo de ferro fundido ou o popular BARBARÁ..Então, Usaram PVC mais baratos e conexões em teste que não aguentaram variações de pressão por alguns motivos…

Importante: Uma das respostas na entrevista de Renan Cury com o atual diretor geral do Saae. Zeca do Saae: Zeca: Pois é Renan, nossa equipe está preparada, mas o material é muito frágil. Foi comprado no ano 2000, num lote experimental da Tigre. Após a compra, verificou-se não ser o ideal. Isso nos prejudica muito. Nossa equipe é boa, e o material é ruim. É como se tivessemos uma ferrari com motor de fusca.

Tamo junto 7 de fevereiro de 2018, 09:23h - 09:23

Tanta gente ignorante reclamando das compras dos hospitais, quero ver se vai reclamar quando precisar de atendimento. Não me lembro da beira-rio ter sido inaugurada no governo do Samuca. Como disse o companheiro acima , foi uma obra feita com produtos de má qualidade e agora estamos colhendo os frutos de uma gestão que para muitos se resumia em passeios , chocolatinhos de má qualidade, brinquedinhos no natal e pracinhas.Vê se acorda povo de Volta Redonda. Temos que cobrar a atual gestão sim, mas para dar em cima do SAAE e fazer com que eles “tirem as mãos do bolso”, alguns ignorantes não sabem , mas a responsabilidade de investimento é do SAAE, e esse problema tem que ser resolvido rápido, pois com água ou sem água a conta chega certinha para pagar no final do mês.

Sunda. 7 de fevereiro de 2018, 09:11h - 09:11

Essa GESTÃO VERGONHOSA começou com a nomeação de um careca incompetente que reside no bairro Barreira Cravo, e não se resolveu com a sua substituição: todas as tardes a pressão cai nas redes do bairro San Remo, ou seja, têm água porém não sobe até a caixa d’água. FORA HENDERSON E SUA CAMARILHA.

Sunda. 7 de fevereiro de 2018, 14:20h - 14:20

Desculpem, o nome do GESTOR INCOMPETENTE é EDERSON.

BEIRA RIO "IN ME MEMORIAM" 7 de fevereiro de 2018, 09:08h - 09:08

Parabéns a todos os envolvidos pela guarda e manutenção da Beira rio, aquilo está uma LATRINA! VERGONHA E DESCASO COM O DINHEIRO PÚBLICO, MANUTENÇÃO ZERO! SEJAM ELES NETO, GOTARDO E AGORA SAMUCA.. VOCÊS SÃO UMA VERGONHA PARA VOLTA REDONDA!

jmg 7 de fevereiro de 2018, 08:45h - 08:45

Os gestores de volta redonda pensa que o povo é burro eles constroen uma rede de pvc para mandar agua para cidade toda
a mais de 50 anos ei ve se acordam essa rede está podre o que já gastaram para fazer reparo dava para para construir varias redes nova pessoal a rede está podreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
acordammmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Zero 7 de fevereiro de 2018, 07:50h - 07:50

Trinta anos de volta redonda e pela primeira vez minha caixa de água de mil litros do bairro Barreira Cravo ficou vazia por culpa da incompetência alheia, no caso do prefeito gestor incompetente de Volta Redonda. Quem se beneficia com a compra de dois hospitais e o descuido da manutenção da cidade? INCOMPETENTE. SEM VERGONHA.

Abraço do Urso 7 de fevereiro de 2018, 13:35h - 13:35

Que caixa d’água pequena essa de 1000 litros hein ? Como consegue viver com pouca água? Tu és um dorme sujo que não toma banho nem da descarga. Qualquer caixa d’água das casas na Barreira Cravo são de 5 mil litros. Tu não dimensiona sua demanda com uma reserva de emergência e a culpa é do prefeito ??

Vava 7 de fevereiro de 2018, 06:07h - 06:07

No São Luiz tá faltando água constante mente , coisa que não acontecia . Tá difícil seu prefeito , vamos fazer o dever de casa primeiro.

Cascão 7 de fevereiro de 2018, 04:00h - 04:00

Banho de canequinha de madrugada 3 dias consecutivos.

VAI VENDO 7 de fevereiro de 2018, 01:24h - 01:24

VAI VENDO ái o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública. Eles custam a pensar numa solução duradoura que neste caso um simples gerador a gasolina resolve na falta da energia elétrica.

Gastaram rios de dinheiros trocando a tubulação de aço pelo de plástico (que não aguenta pressão) e agora gastaremos outros rios de dinheiro para trocar para a tubulação de aço.

VAI VENDO aí o que dá votar… É só tragédias atrás de tragédias.

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 7 de fevereiro de 2018, 07:44h - 07:44

Meu querido, esse problema vem desde a revitalização da via, há 10 anos. Dá um tempo… Todo mundo está careca de saber que a tubulação precisa ser toda trocada, inclusive o prefeito, mas todo mundo também sabe que querer (como fazer uma obra rapidamente) nem sempre é poder…

Abraço do Urso 7 de fevereiro de 2018, 13:41h - 13:41

O afetado pela poluição já existe o gerador. O que acontece é que na fração de tempo em que ele entra em operação a pressão na linha mudou e isso só se resolve com valvulas de retenção e substituindo por cano de ferro.

Sidirley jose ferreira 6 de fevereiro de 2018, 22:37h - 22:37

Concordo com todos os comentários, o Samuca tá fazendo maior besteira de compra o escritório central e o são Camilo, i vesti no Santa Margarida e ele vai se reconhecido com bom prefeito de volta redonda.

Zero 6 de fevereiro de 2018, 19:51h - 19:51

O “prefeito gestor incompetente” ao invés de fazer manutenções preventivas na cidade preferefgastar dinheiro comprando 2 hospitais. Porque será? As ruas estão esburacadas, passeio público cheios de deformidades. Passei na beira rio na Vila Mury e o calmamente e ciclovia que já estava desmoromando agora corre o risco de atingir a pista de veículos. Quanta Incompetencia.

Uso 6 de fevereiro de 2018, 21:56h - 21:56

Então você gostava do Neto que gastava dinheiro colocando vaso de planta em poste e que inaugurava réplica de tocha olímpica e estátua de nadador de tanga. Qual é o problema do Samuca investir em saúde ? São pastas diferente e, recurso diferente do Saae. A beira rio não tem como fazer manutenção preventiva tem que refazer tudo.

Ciclista 6 de fevereiro de 2018, 19:37h - 19:37

A obra da beira rio foi uma herança da dupla Gotardo-Neto. Tudo foi feito com material de quinta categoria e claro não durou nada. Qualquer frequentador viu que o asfalto da ciclovia se deteriorou e não aguentou nem o trânsito das bicicletas. As grades foram muito mal soldadas e a tubulação de pvc foi lançada de qualquer jeito. A CMVR tem que cobrar explicações do engenheiro responsável pelo dimensionamento da tubulação e da respectiva operação.

VAI VENDO 7 de fevereiro de 2018, 01:33h - 01:33

Os vereadores que estavam nas ruas fazendo o trabalho do presidente da associação de moradores, neste exato momento, estão fazendo politicagens costurando estratégias de como irão atuar nas eleições de outubro.

Nem tomaram ciência das novidades de 2016 com as contas reprovadas do Neto pelo TCE. Mais uma vez o gordo mostra que não sabia fazer contas públicas. Realmente, ele é persistente em alguns dos erros. kkkkk

A minha avó ensinava que errar é humano , mas que se permanecer no erro é burrice.

Wanderson 6 de fevereiro de 2018, 18:54h - 18:54

Essa desculpa de pico de energia e só para os leigos tem vários meios de resolver isso. E só investir em equipamento. Durante o ano passado e esse com esses rompimento já pagava os equipamentos. E tubulação de PVC já era. Na beira rio têm recuso para passar via de tubulação de ferro fundido e aérea. E só planejar. Não sei se é falta de competência ou falta de recurso. Essa e minha opinião.

quer ajuda o pobre mata ele 6 de fevereiro de 2018, 18:39h - 18:39

é no jardim amalia,jardim europa ,jardim ponte alta ,areo club ,laranjal,colina,…..
tem agua gente ou tb não temm….

que ajuda o pobre mata ele 6 de fevereiro de 2018, 18:36h - 18:36

é no jardim amalia,jardim europa ,jardim ponte alta ,areo club ,laranjal,colina,…..
tem agua gente ou tb não temm….

Maniac 6 de fevereiro de 2018, 18:33h - 18:33

Merda! Mil vezes merda!

Destemido 6 de fevereiro de 2018, 18:23h - 18:23

Muita gente incompetente. Está tubulação está toda ruim. Cadê vez que fazem um serviço estragam todo o lugar. Ciclovia e pista de caminhada

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 6 de fevereiro de 2018, 18:03h - 18:03

A Beira-Rio já demonstrou inúmeras vezes que precisa ter sua rede distribuidora toda refeita, sob pena de ficar esse eterno tampa aqui descobre ali. A pista de caminhada parece um campo minado, árvores tombam com uma facilidade incrível… Herança bonitinha mas ordinária de um governo feito “nas coxas”, pois antes da revitalização esses problemas não eram frequentes. Mexeram sem tomar o devido cuidado com o que havia no subsolo…

Luiz 6 de fevereiro de 2018, 17:39h - 17:39

Não tenho nada contra, mas compra clínica São Camilo, Hospital Evangélico, Escritório Central, vao gastar uma grana com essa velharia.Não vai sobrar para investir em outras coisas importantes. Todos os verões o povo sofre com a falta dagua. E aí o SAAE vem com o papo que temos carros pipa para atender a população. Pede pra ver se é atendido. Mas os restaurantes da COLINA são . Depois vão lá comer de graça.

revoltado 6 de fevereiro de 2018, 17:15h - 17:15

cade a AGUAAAAAAAAAAAAAAÁAAA!!!!

SPARTA 6 de fevereiro de 2018, 17:14h - 17:14

Tinha um rapaz bom no saee prestativo. Acho que o nome era kayo rebolla .Mas mandaram o cara embora por motivos políticos. ele resolveu varios problemas aqui onde eu moro

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 6 de fevereiro de 2018, 18:06h - 18:06

Se for prestativo demais, não serve. Querem pajens, puxa-sacos e serviçais… Quem é bom gera ciúmes…

Conhecido do Kayo Rebolla 7 de fevereiro de 2018, 08:10h - 08:10

Se for o Kayo que conheci do SAAE, é um bostão! Discípulo do Vidal… finge que faz, mas tava lá só para se aproveitar da empresa.

revoltado 6 de fevereiro de 2018, 17:14h - 17:14

e incrivel que o saee consegue concentrar num unico lugar uma quantidade grande de incompetentes que sempre dao as mesmas desculpas nao teve nenhum pique de energia que pudesse agravar a situacao isso e servico mal feito assumem a culpa de voces nao jogue a culpa em cima de terceiros

Moradores da rua 6 de fevereiro de 2018, 15:46h - 15:46

Gente não sou contra e nem a favor mas na época do PC não tínhamos esses problemas acho que falta gestão competente.Seu Prefeito seja menos orgulhoso e traga o cara de volta pessoas com experiência e tempo de SAAE igual ao PC não se joga fora pense na população de Volta Redonda.

Funcionario do SAAE 6 de fevereiro de 2018, 16:50h - 16:50

O PC é uma pessoa que muito admiro, mas os profissionais permaneceram no SAAE, porque somos de carreira, o Diretor não tem nada haver com esses rompimentos.

Moradores da rua 7 de fevereiro de 2018, 08:30h - 08:30

Esse funcionário do SAAe deve saber que uma laranja podre estraga o resto e falta de gestão sim.

Funcionario do SAAE 7 de fevereiro de 2018, 14:14h - 14:14

O qui está faltando são pessoas certas nos lugares certos, fica a dica.

Felipe do Lago 6 de fevereiro de 2018, 15:45h - 15:45

Mas o problema não era o Leonardo Vidal?
Que o novo diretor com os competentes funcionários corporativados do SAAE resoveriam tudo?
Belela. O fato é que o subsolo está cheio de tubulação velha e vazamentos, fruto de anos de falta de investimento.
Afinal tubulação oculta não aparece e não trás votos como pracinhas e florzinhas.

barramansuíno 6 de fevereiro de 2018, 15:30h - 15:30

Trocar PVC por ferro fundido? Existe outros materiais no mercado melhor que ferro fundido

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 7 de fevereiro de 2018, 07:47h - 07:47

O que seria? Titânio? Adamantium?…

barramansuíno 7 de fevereiro de 2018, 16:55h - 16:55

Existe o próprio PVC Defofo e o Biax PN, tubos mais baratos, mais leve e de maior facilidade no transporte e manuseio do que o próprio ferro fundido

ACG 6 de fevereiro de 2018, 14:51h - 14:51

O custo que se gastou para recuperar uma tubulação inapropriada para o terreno, já teria trocado toda tubulação. Política não combina com eficiência e competência. Privatização já.

Leandro 6 de fevereiro de 2018, 14:41h - 14:41

Tinha um cara bom no saee prestativo. Acho que o nome era kaio .Mas mandaram o cara embora por motivos políticos. Ele resolveu o problema aqui do bairro rápido

Funcionario do SAAE 7 de fevereiro de 2018, 14:16h - 14:16

Esse cara não fazia nada lá, era somente mais um cargo comissionado. kkkkkkk

araujo fernandes 6 de fevereiro de 2018, 14:33h - 14:33

ola eu já vi esse deslizamento varias vezes nesse local, e ainda continuam passando a tubulação também no mesmo lugar, incrível, porque não fazem mais próximo da pista, , até mesmo um pouco suspensa? agora vão aterrar vem as próximas chuvas já viu, serviço feito pela metade e tubulação fraca também, vamos torcer e ver quanto tempo dura.

Brasil : Aguarde, Carregando.... 6 de fevereiro de 2018, 14:31h - 14:31

Uma clara falta de automação da rede de distribuição. Se tivesse uma rede automatizada, não teria pressão descontrolada e consequentemente esses vazamentos.

Morador frustado 6 de fevereiro de 2018, 14:13h - 14:13

Bando de incompetentes.

Magno 6 de fevereiro de 2018, 15:54h - 15:54

Bando de incompetentes são os que ficaram 20 anos e fizeram esta m****. O cara está agora 1 ano consertando tudo. Vamos com calma né?. Não sou do governo, apenas leitor igual a todos aqui.

Morador frustado 6 de fevereiro de 2018, 14:12h - 14:12

Essa tubulação deve ser de papel, não é possível.
O S.A.A.E já não sabe mais o que inventar para tirar o seu da reta.
Enquanto isso….. a população do lado esquerdo que se dane.
Viva os políticos do Brasil………

Apocalipse 6 de fevereiro de 2018, 14:05h - 14:05

Por isso que existe a MANUTENÇÃO PREVENTIVA. Trabalhasse antes de acontecer o problema.
Volta P.C!!!!

Luiz 6 de fevereiro de 2018, 13:39h - 13:39

Entra diretor sai diretor, e a porcaria é a mesma. Isso chama-se INCOMPETÊNCIA.

OLeitorVR 6 de fevereiro de 2018, 14:09h - 14:09

É talvez seja mesmo… acredito que os mesmos tenham que trazer a tona o que de fato está acontecendo e mostrar solução… E ao invés de só reclamarmos procurar entender e até buscar soluçoes

Carlos Augusto 6 de fevereiro de 2018, 14:13h - 14:13

Não amiguinho, isso se chama superfaturamento de obras e desvios de verbas publicas. Reclama com seu prefeito NETO.

Morador sem água 6 de fevereiro de 2018, 14:35h - 14:35

Luiz: exatamente isto!

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996