terça-feira, 19 de outubro de 2021 - 09:26 h

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Aeroporto de Angra dos Reis registra aumento no número de passageiros

Aeroporto de Angra dos Reis registra aumento no número de passageiros

Matéria publicada em 16 de setembro de 2018, 10:30 horas

 


Serviço de mobilidade aérea, projeto para ampliação da pista e novo complexo estão movimentando a unidade

Angra dos Reis – Angra dos Reis tem percebido um aumento de turistas na região chegando através de seu aeroporto. Um dos fatores para esse crescimento tem sido um novo formato de voos, através de empresas como a Flapper, principal do setor. Por meio do compartilhamento de assentos em jatos executivos, o aplicativo tem levado cada vez mais pessoas para a região, com operações que começaram em fevereiro de 2018.
De acordo com a empresa, Angra dos Reis é um dos destinos mais solicitados e de lá pra cá, a demanda só aumenta. No próximo feriado de 7 de setembro, por exemplo, há seis aeronaves com todos os assentos ocupados para a cidade, saindo de São Paulo.
Movimentando a economia local, o aeroporto tem uma média de 8.000 operações de pousos e decolagens por ano, segundo aponta Marco Galvão, diretor do Angra Aeroportos, empresa que detém a concessão do empreendimento.
– Nos feriados, o número de voos aumenta muito. Por exemplo, em um dos últimos feriados de quinta-feira a domingo, tivemos 440 operações de pousos e decolagens, com 45 aeronaves pernoitando nos pátios, ou seja, quase que a média mensal em apenas um fim de semana – ressalta Galvão.
O ano de 2018 tem sido positivo para o local que recebeu um projeto de ampliação de sua pista de 917 metros para 1.200 metros, possibilitando que aviões até 50 lugares pousem. O investimento, a cargo do Governo Federal, é de R$ 31 milhões e a previsão é que as obras sejam concluídas em 2019.
Durante o período de 2015 a 2017, em que a estabilidade econômica afetou diversos setores, o movimento do aeroporto também sentiu o efeito da crise. Porém, o cenário está bem diferente neste ano, com um aumento de 14% logo no primeiro semestre, conforme aponta Marco Galvão.
Para Paul Malicki, CEO da Flapper, o aumento da pista do aeroporto e a revitalização de seu entorno será muito positivo, pois vai permitir decolagens de jatos de maior porte, aumentando a quantidade de pousos, de passageiros e garantindo mais segurança nas operações.
– A tendência mundial de consumo colaborativo e o aumento do turismo no litoral norte do Rio tem provocado um crescimento na procura por voos com assentos compartilhados. Com a expansão da infraestrutura, a Flapper vai conseguir aumentar o número de voos, continuando com a nossa missão de democratização da aviação executiva no país – explicou Malicki.
Ele também ressalta alguns benefícios que os passageiros podem ter, através desse trabalho em conjunto entre a empresa e o aeroporto.
“Graças a essa parceria, os clientes também podem aproveitar mais comodidade, como ao desembarcar ter uma empresa de aluguéis de carros sob demanda”, ressalta Malicki.
Além do aumento da pista, há um projeto global para a construção de um complexo Aéreo-Portuário, com muitas mudanças no entorno do aeroporto. Conforme explica Marco Galvão, a ideia é que o complexo tenha hangares para helicópteros e aviões, marina com vagas secas e molhadas para embarcação, dois hotéis, sendo um corporativo e um de lazer, um centro de convenções e um auditório para eventos como casamentos e festas, um Mall voltado para a marina e hotéis e um centro comercial para atender o Bairro de Japuíba.
“Estamos prevendo também um Centro Educacional e de Capacitação de mão-de-obra focado nas necessidades do complexo Aéreo-Portuário, focado em preparar e capacitar as pessoas da própria comunidade, gerando empregos e aumentando a qualidade de vida dos moradores da região”, informa Galvão.
A primeira fase do projeto é para a construção da marina e do centro comercial, com início das obras ainda nesse ano e a extensão da pista.

Credito: ( Prefeitura de Angra)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document