sábado, 7 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Agentes de Saúde de Porto Real fazem capacitação com a Fiocruz

Agentes de Saúde de Porto Real fazem capacitação com a Fiocruz

Matéria publicada em 14 de setembro de 2018, 16:56 horas

 


Porto Real – A Secretaria de Saúde, em parceria com a Fiocruz, realizou entre os dias 10 e 14 de setembro, no auditório do Horto Municipal, um curso denominado Qualificação Profissional em Saúde Única e Educação Ambiental Crítica Com Ênfase na Vigilância e Controle de Vetores. Voltado aos agentes de controles de endemias (ACE’s), o curso, que tem como objetivo aprimorar e qualificar o trabalho da Vigilância Sanitária, capacitou 21 profissionais. Entre os diversos assuntos abordados estiveram o conceito de saúde única; diferentes percepções sobre os ambientes; fatores ambientais e sociais relacionados à possibilidade de desenvolvimento de doenças, principalmente as doenças transmitidas por vetores; educação ambiental crítica como promotora da saúde; ACE’s como educadores ambientais para prevenção e promoção da saúde e estratégias para melhoria da qualidade do serviço dos ACE’s, ressaltando a sua importância para a saúde do município. A qualificação tem 40 horas, sendo 30 presenciais e 10 horas de atividades online.
Uma das responsáveis por ministrar o curso é a bióloga e pesquisadora em Saúde Pública, Clélia Christina Mello Silva, que conta com apoio do psicólogo e técnico em saúde pública, Valdir Almeida Costa e da mestranda e médica veterinária, Milena Costa. Ela reafirmou a importância de um olhar diferenciado junto ao trabalho dos agentes de endemias.
Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.
O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, enfatizou a busca constante pela capacitação dos profissionais.
-Estamos sempre buscando parcerias importantes, sempre promovendo a atualização curricular de nossos profissionais. Ter instituições como a Fiocruz atuando diretamente em nossas capacitações é fundamental para qualificar cada vez mais os serviços prestados à população. O servidor constantemente atualizado tende a desempenhar suas funções de maneira produtiva, adquirindo habilidades teóricas e técnicas imprescindíveis para sua atividade profissional -disse.

Qualificação visa aprimorar vigilância e controle de vetores de Porto Real.
Credito: ( Dorinha Lopes-PMPR )


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document