ALERJ debate legislação para transporte de pets em companhia aéreas

Mortes frequentes e denúncias de maus-tratos de animais de estimação acende alerta para o transporte aéreo

by adrielly ribeiro

Estado do Rio – A relação dos pets com seus tutores mudou. Hoje, gatos e cachorros são considerados membros da família e, é comum, serem vistos em estabelecimentos comerciais, restaurantes, shoppings, hotéis e aeroportos. Diante dessa nova realidade, a Comissão Cumpra-se!, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), discutirá o Projeto de Lei 3467/2024 para o transporte adequado de cães e gatos em aeronaves no estado. A audiência pública ‘Cachorro, não é carga’ acontece nesta sexta-feira (24), às 14h, no auditório da Escola do Legislativo (Elerj), no segundo andar da sede do Parlamento fluminense.

O projeto de lei, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), obriga que as companhias aéreas ofereçam o serviço de transporte de cães e gatos nas cabines das aeronaves, o que significa que poderão viajar junto com os passageiros em voos domésticos. O PL define também que haja acompanhamento do veterinário no procedimento de embarque e desembarque, além de outras medidas que assegurem o bem-estar e a segurança desses bichinhos durante o translado do pet.

“A regulamentação do transporte de animais domésticos de pequeno e médio porte, em aeronaves no Estado do Rio, foi necessária depois de algumas denúncias de animais que sofreram maus-tratos durante viagens em compartimento de carga das aeronaves pelas companhias aéreas, destaca Minc. Vamos seguir lutando pela dignidade dos animais e por seus amorosos tutores”, ressaltou.

Participarão da audiência representantes do Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Medicina Veterinária e Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ, bem como técnicos de empresas aéreas e da RioGaleão, que opera o aeroporto internacional do Rio, da Agência Nacional de Aviação (Anac) e ONGs de protetores e cuidadores de pets.

You may also like

1 comment

EDMUR FERREIRA DA SILVA 23 de maio de 2024, 21:55h - 21:55

Eles sabem que não podem legislar sobre essa matéria, não sabem?

Reply

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996