Rio de Janeiro – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira (18) o Requerimento 64/2025, incluído na ordem do dia, que pede a prorrogação por mais 60 dias da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Transparência. Criada em maio do ano passado, a CPI tem o objetivo de investigar o descumprimento da Lei de Acesso à Informação e os processos sigilosos do Sistema Estadual de Informações (SEI).
O pedido é de autoria dos integrantes do colegiado, que alegam que ainda precisam ouvir representantes de vários órgãos e requisitar documentos para embasar o relatório final.
“Ainda temos que ouvir representantes de diversas concessionárias. Queremos entender os contratos, as renovações e qual será o investimento. O esclarecimento dessas questões é essencial para o povo fluminense”, disse o presidente da CPI, deputado Alan Lopes (PL).
Ao longo do último ano, a CPI já ouviu secretários estaduais, representantes de concessionárias, como a Naturgy e a Cedae, bem como com a reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O colegiado também investigou os contratos de publicidade do Governo do Estado e realizou uma vistoria na Cidade do Rock, sede do evento Rock in Rio, para verificar questões de segurança.
Além do presidente Alan Lopes (PL), a comissão é formada pelos deputados Filippe Poubel (PL), como vice-presidente; Rodrigo Amorim (União), relator; além de Marcelo Dino (União), Val Ceasa (PRD) e Giovani Ratinho (SDD).