domingo, 19 de maio de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Alfredo Sodré é tema de exposição em Resende

Alfredo Sodré é tema de exposição em Resende

Matéria publicada em 8 de fevereiro de 2019, 09:01 horas

 


Personalidade importante para a história de Resende será homenageado a partir do dia 11

A Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, vai promover a exposição “Volta às Aulas com História: José Alfredo Sodré – Personagem de Resende”. A mostra será aberta no dia 11, uma segunda-feira, para apresentar principalmente às gerações mais novas um dos mais influentes personagens da história local, responsável por denominar Resende como “Princesinha do Vale”.
“Sodré”, como era popularmente chamado, chegou a Resende ainda jovem e se tornou um grande líder político durante a década de 20. Além disso, foi dono do jornal “Tyburibá” e editor do jornal “A Lira”. Em virtude de seu envolvimento em tantos elementos históricos, suas anotações e documentos deixados são até hoje ricas fontes de pesquisa sobre a memória do município. Estão lá informações preciosas sobre a Santa Casa e de outras personalidades importantes, como Pedro Braile e Dona Antonina Ramos Freire.
Toda a história e contribuição de Alfredo Sodré são contadas através de oito banners, que incluem diversas curiosidades e relatos sobre o influente personagem. Dispostos em um corredor, próximo ao arquivo histórico, eles proporcionam pelo conteúdo uma verdadeira viagem em busca do conhecimento. Toda essa riqueza sobre a história do município, inclusive, só é possível graças ao trabalho desempenhado pelo Arquivo Histórico da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, que mantém viva a memória de Resende.
– É extremamente importante conhecer a história de nossa gente para entendermos como chegamos até aqui. Essa história é contada através de personalidades como Sodré, que teve influência em elementos que figuram até hoje, como a Santa Casa e a Escola Sagrado Coração, que nesse ano de 2019 completa o seu centenário. Quem passa pela Praça do Centenário pode observar o busto de Alfredo Sodré, mas só aqui, junto ao Arquivo Histórico é possível saber com detalhes quem foi essa pessoa tão importante para Resende – explica o historiador e diretor do Arquivo Histórico, Claudionor Rosa.
A exposição fica disponível até o dia 11 de março, aberta para visitação de segunda à sexta, das 12h às 18h. Além de aprender com os banners, os visitantes também podem tirar dúvidas e interagir com profissionais da fundação, como próprio Claudionor Rosa, sobre a história de José Alfredo Sodré, assim como sobre a história de Resende no todo. A FCCMM fica na Rua Luiz da Rocha Miranda, nº 117. Para mais informações, entre em contato com o número (24) 3354-6927.

Coronel Sodré

José Alfredo Sodré, “Coronel Sodré”, nasceu em Niterói – RJ, em 13 de setembro de 1865, filho do casal José Balthazar de Abreu Sodré e Joaquina Godoy Sodré. Jornalista, proprietário do jornal Tymburibá por mais de 50 anos. Maçon, casado com Silvina Sodré. Vereador, presidente da Câmara. Prefeito interino de 07 fev. 1921 a 31 mai. 1922. Primeiro prefeito eleito de Resende, para o mandato de (1922 – 25), ficou no cargo só até 22 de agosto de 1923, quando por divergências políticas foi deposto em ato autoritário do governador Arthur Bernardes.
O combativo Sodré faleceu em 22 jul. 1955 e foi sepultado no cemitério Senhor dos Passos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document