Alita, o anime do James Cameron

by Diário do Vale

“Alita: Anjo de combate” é a nova experiência do cineasta James Cameron na área da captura de movimento. Segundo Cameron ele imaginou este filme, sobre uma guerreira ciborgue enquanto filmava o “Avatar” com as mesmas técnicas. Mas desta vez ele deixou a direção para o bombástico Robert Rodriguez e ficou só com a produção do filme. Basta olhar para os olhos grandes no rosto da personagem para perceber a influência dos mangás, as histórias em quadrinhos japonesas. Na verdade Alita, o filme, é baseado em uma série em quadrinhos do nipônico Yukito Kihiro. O projeto existe desde 2003 e o roteiro foi escrito pelo próprio James Cameron com a ajuda do Robert Rodriguez e de uma tal de Laeta Kalogridis.

Ao contrário daqueles animes foto realísticos, como “Final Fantasy”, “Alita-Anjo de Combate” é um filme com atores como Christoph Waltz, Jennifer Connelly e Mahershala Ali, que esta em cartaz no Gacemss com o Green Book. Apenas o personagem da guerreira ciborgue foi criado digitalmente por captura de movimento em cima do corpo e do rosto da atriz Rosa Salazar, exatamente como a nativa Neytiri de Avatar foi moldada em cima do corpo da Zoe Saldana. Aliás, um dos motivos que levaram James Cameron a abdicar da direção deste filme foi que ele esta preparando o Avatar 2 para estreia no ano que vem.

Como é moda no cinema moderno, a história de “Alita – Anjo de Combate” se passa num futuro arrasado por uma guerra. Hoje em dia os únicos filmes que não apostam num futuro sombrio para a humanidade são os da série “Star Trek – Jornada nas Estrelas”. E o motivo é simples, Jornada nas Estrelas foi criada nos tempos otimistas da década de 1960. Os personagens de “Alita” vivem nas ruínas de Iron City, no ano de 2563, depois que uma guerra conhecida como The Fall destruiu a civilização que conhecemos. Um cientista especialista na construção de ciborgues, o doutor Dyson Ido (Christoph Waltz) esta explorando as ruínas da cidade quando encontra o corpo danificado de uma ciborgue feminina, com um cérebro humano ainda intacto, os ciborgues são seres híbridos com partes orgânicas e mecânicas. Ido reconstrói a ciborgue, que não tem nenhuma lembrança sobre seu passado, e batiza a garota biomecânica com o nome de sua filha morta, Alita.

Alita faz amizade com o adolescente Hugo (Keean Johnson), que sonha em se mudar para a cidade celeste de Zalem. Zalem é uma ilha artificial, suspensa no céu a partir de um elevador espacial. É lá que vivem os ricos e poderosos deste mundo do futuro. O que é um elevador espacial? Simples, é um cabo de fibra de carbono conectando um objeto na Terra a um satélite em orbita geoestacionária. Um meio de entrar neste paraíso celeste é vencer o Motorball, uma competição entre ciborgues assassinos numa arena do futuro.

Alita descobre que seu pai adotivo tem uma rixa antiga com os ciborgues assassinos. Ela encontra o corpo de uma Berserker em uma espaçonave destruída e pede a Ido que transfira seu cérebro para este corpo. O que é uma Berserker? É uma guerreira robô, toda de metal. Quando Ido é ferido pelos vilões Alita tem sua mente transferida para o corpo da Berserker e se torna uma guerreira toda metálica. Que vai desafiar o domínio dos senhores da cidade celeste de Zalem.

Só tem um problema. Hugo está apaixonado por ela e vai ter alguns problemas já que sua paixão virou uma robô toda metálica. Como os leitores devem ter percebido, a partir do resumo aí em cima, Alita é um filme feito para os Geeks e fãs de ficção científica. Que estão a vontade com coisas como elevadores espaciais e ciborgues renegados. Mas o filme tem sido muito elogiado pelo realismo das imagens e dos efeitos de computador, que foram produzidos pela famosa empresa WETA da Nova Zelândia para exibição nos telões do Imax.

Trata-se de um aperitivo que James Cameron esta oferecendo para seus fãs antes do Avatar 2. Aproveitem.

Por: Jorge Luiz Calife – [email protected]

Metalica: Alita ganha seu novo corpo.
Zalem: Atrás de Alita a cidade suspensa
Tecnologia: Captura de movimento criou a ciborgue
Ficção: O mundo de Alita no século 26

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996