“Alma Brasileira” é reapresentado em Volta Redonda com novidades no repertório

by Diário do Vale

O que é bom merece ter bis! Nesta terça-feira, dia 06, Volta Redonda recebe mais uma vez os músicos Carlos Henrique Machado e Ciron Silva trazem para a cidade o show “Alma Brasileira”. A apresentação, que acontece no Teatro Gacemss 1, a partir das 20h30, traz homenagem a Villa Lobos e grandes clássicos no repertório.
Carlos Henrique Machado, compositor, pesquisador e bandolinista, é considerado por grandes nomes da música um dos melhores compositores de choro da atualidade, conta que está de volta a cidade de origem com esse show por conta do sucesso da apresentação ocorrida no mês de maio.
– Esse é um projeto nosso, sem apoio de iniciativa pública ou privada, trazer este show para Volta Redonda é uma iniciativa nossa. Assim como no show apresentado em maio, estamos trazendo ao público a influencia do choro brasileiro na obra de Villa Lobos e dentro deste contexto fomos traçando o repertório. Nessa última passagem pela cidade foi um resultado surpreendente, o público foi muito caloroso e respondeu de uma forma que não esperávamos. Foi muito fantástico e então resolvemos voltar – conta Carlos.
A parceria entre Carlos Henrique Machado e Ciron Silva já passa dos 40 anos e essa sintonia musical pode ser conferida em cima do palco.
– Nós nos apresentamos juntos há 42 anos, participamos de vários grupos juntos e a partir dessa parceria resolvemos desenvolver este trabalho da influência do choro na obra de Villa Lobos – lembra.
Sobre o repertório, Carlos conta que estará recheado de boa música e dos grandes clássicos do choro.
– Além da obra de Villa Lobos, vamos tocar Tom Jobim, Garoto e do Baden Powell. A novidade dessa apresentação são as canções que incluímos neste repertório. Com um detalhe, no caso do Baden, que o Ciron que vai executar, a obra é da escola de violão brasileira e pra mim esse é o ponto alto do show – destaca.
Para esta apresentação Carlos diz que espera que o público tenha responda tão bem como na primeira apresentação.
– Eles podem esperar um show leve e sincero, com a sonoridade e a beleza do choro – ressalta.

Por: Amanda Teixeira

 

Sobre os músicos:
Carlos Henrique Machado
Nascido em Volta Redonda, com mais de 40 anos de história musical. Participou de vários grupos de choro, como “Cinco no Choro”, “Língua de Preto” e “Grupo Vera Cruz”.
Em 2003, o músico lançou o CD autoral “Comigo Não, Violão”, com grande reconhecimento tanto da mídia nacional e internacional como do público.
Em 2005, lançou o seu, também autoral e premiado álbum duplo e pesquisa, “Vale dos Tambores” com 35 músicas compostas especialmente para o trabalho, um libreto confeccionado com textos e fotos históricas, trazendo o resultado de uma pesquisa feita, ao lado da produtora Celeste Silveira, durante dois anos, por 287 cidades e seus distritos no Vale do Paraíba fluminense, mineiro e paulista.
Em 2006 lançou o seu Songbook “Choro Brasileiro de Carlos Henrique”, com 48 composições.
Carlos Henrique Machado é hoje um dos mais festejados músicos contemporâneos brasileiros. Compositor, pesquisador e bandolinista, Carlos Henrique Machado é considerado por grandes nomes da música e do jornalismo tanto no Brasil quanto no exterior, um dos melhores compositores de choro da atualidade.
Em seu premiado trabalho “Vale dos Tambores” patrocinado pela Eletrobrás, que recebeu em 2005 o prêmio Rival Petrobrás de Música, ele revela, após uma extensa pesquisa, o resultado de sua criação em 35 composições. Este resultado é proveniente de um misto de compromisso com a história musical do Brasil e consequentemente, com a história do choro e do samba, filhos diretos dos batuques e cantos de terreiros. A contribuição e a influência do Vale do Paraíba (fluminense, paulista e mineiro) nas duas principais músicas brasileiras, o samba e o choro que estão explicitadas neste trabalho. Conseguindo então explicar uma das suas principais indagações: porque tantos ícones de várias vertentes da nossa música têm sua origem da Bacia do Rio Paraíba, o que a transforma numa das regiões mais produtivas de toda a nossa história musical, Clementina de Jesus, Herivelto Martins, Ari Barroso, Geraldo Pereira, Egberto Gismonti, Baden Powel, Rosinha de Valença, Tânia Maria, Dilermando Reis, Bonfiglio de Oliveira, Mano Elói, Altamiro Carrilhão, Patápio Silva e etc. O músico mergulhou nesse universo do Vale do Paraíba, desde o século XVIII até os dias de hoje. Foi entender o que representou as bandas de escravos fartamente difundidas nas fazendas do Vale, elas que deram efetiva contribuição à música técnica no Brasil, e o significado delas na construção do choro e do samba. Foi ouvir catiras, toadas, lundus, calangos, jongos, congadas, batuques de umbigada, enfim as músicas espontâneas que deram toda a matéria-prima do que se concebe até hoje como música essencialmente brasileira.
Neste trabalho Carlos Henrique Machado une criação e uma enorme variação de arranjos e possibilidades do choro contemporâneo, informações inéditas sobre a construção da nossa identidade a partir do século XIX, principalmente no que diz respeito às manifestações populares como folia de reis e moçambiques e como tudo isso contribuiu para a formação da música brasileira.

Ciron Silva
Violonista de seis e sete cordas e arranjador. Nascido em Volta Redonda, é músico há mais de 40 anos. Foi integrante de diversos grupos de choro, tais como, “Cinco no Choro”, “Língua de Preto”, “Quinteto Vera Cruz” e “Trio Corda Bamba”. Atualmente é componente dos Grupos Quinteto Vera Cruz e Katurama Quinteto.
Estudou na Escola de Música Villa Lobos no Rio de Janeiro de 1979 a 1981. Fez o Curso CIVEBRA (Curso Internacional de Verão da Escola de Música Brasileira) nos curso de Violão Clássico e História da Música Brasileira em fevereiro de 1981.
Estudou Harmonia e Arranjo com Ian Guest, no CIGAM (Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical na cidade do Rio de Janeiro no período de 1991 a 1994.
De 1991 a 2010, atuou como professor de Violão e Harmonia no CIGAM. De 1994 a 2000, foi professor de Harmonia e Violão da Faculdade de Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. De 1995 a 1999, foi professor da Oficina de Música da UERJ.
Em 2005 participou da gravação do premiado álbum duplo e pesquisa “Vale dos Tambores”, do compositor e bandolinista Carlos Henrique Machado.
Em janeiro de 2010, participou do Festival de Música de Curitiba na classe de Regência do professor e maestro Osvaldo Ferreira.
Ao lado do produtor Ricardo Otoboni, produziu várias trilhas sonoras para o seriado “Você Decide” e “Sítio do Pica-pau Amarelo” (versão 2002) da Rede Globo de Televisão.
De 1999 a 2011, apresentou-se como violonista e arranjador de vários concertos da Orquestra Jovem da Fundação CSN. De 2005 a 2011, foi Coordenador Musical do projeto “Garoto Cidadão”, Orquestra Experimental e Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN.
Participou de diversas gravações ao lado dos músicos Nelson Faria, Jorjão Barreto, Carlos Henrique Machado, Helio Delmiro, Marcelo Mariano, Teo Lima, Paulinho Trompete, Alceu Maia, Claudio Jorge, Nema Antunes, Arthur Maia, Gilson Peranzzeta, João Bosco, Caetano Veloso, Tárcio, Ivan Lins, entre outros.
Como violonista e arranjador, participou de shows e concertos de grandes nomes como, Beth Carvalho, Ivan Lins, Nana Caymmi, Renato Teixeira, Toquinho, Emílio Santiago, Leci Brandão, Lô Borges, Fátima Guedes, Quinteto Vera Cruz, Katurama Quinteto, Carlos Henrique Machado, entre outros.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996