segunda-feira, 23 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Alunos da rede municipal de ensino de Volta Redonda realizam apresentação de teatro

Alunos da rede municipal de ensino de Volta Redonda realizam apresentação de teatro

Matéria publicada em 24 de maio de 2019, 12:41 horas

 


Escola Municipal Paulo VI apresenta “A lenda do Loureiro”, um mito grego

Volta Redonda –  Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Paulo VI, no bairro Açude, em Volta Redonda, apresentaram peças de teatro sobre mitologia grega, na manhã desta sexta-feira hoje (24). “A Lenda do Loureiro” conta sobre a história de amor entre o deus Apolo, senhor da Arte, Música e Medicina, com Dafne, filha do rei Peneu. As apresentações aconteceram no auditório da escola, entre 10h e 11h da manhã para alunos, professores e membros da direção da escola para prestigiarem o evento.

O Grupo Teatral da Escola Municipal Paulo VI faz parte de um projeto criado através do professor de português, Gleison Carlos, junto com seu assistente-produtor, Diogo Prieto, que no início de 2018 tiveram  a iniciativa de promover os textos aprendidos em suas aulas para o palco teatral.

– Queríamos que os alunos conseguissem aprimoramento na fala porque isso contribui para que o aluno evolua dentro e fora da escola. Ajuda também nas matérias, no desenvolvimento e no aprendizado. Nossos ensaios são após os períodos de aula para não comprometer os estudos – comentou o professor-organizador.

O evento foi dividido em duas partes. A primeira parte foi uma apresentação de dança feita por alunas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A segunda parte foi sobre a peça de teatro que tiveram mais de 15 alunos, que trabalharam na produção, narração, sonoplastia, iluminação e atuação da peça.

Segundo a diretora da escola, Geralda Maria da Silva Chagas, o teatro deixou o ambiente na escola mais alegre, mais descontraído para os professores e os alunos.

– Os alunos ensaiam duas vezes por semana, nos sábados e em algum outro dia letivo, mas fora do horário de aula. Os alunos aprendem melhor com o teatro aquilo que estudam nas salas e em suas casas, por isso nós apoiamos muito esta atitude – declarou a diretora.

A sonoplastia, função responsável pelo aluno do 9º ano, Igor André, foi inspirada do jogo God Of War por representar indiretamente a cultura grega.

Para professora Michelle Rezende, o projeto esta contribuindo em manter os alunos mais interessados nas aulas e nos estudos.

– Gosto muito do que o professor esta fazendo com nossos alunos.  Eles ficam bem empenhados e animados com cada peça que já fizemos e ainda vamos fazer. O professor fez uma audição com os possíveis candidatos para esta peça no começo do ano e mais de 50 alunos se interessaram em participar. O projeto está dando tão certo que até nós (professores) produziremos nossa própria peça de teatro – explicou a professora.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Muito bom! Parabéns ao professor pela criatividade!

    Na próxima vez pense em fazer em dia de sábado e fora da escola para não comprometer os estudos, além de se apesentarem na comunidade para despertar outros possíveis estudantes.

    Os nossos estudantes não podem ser manipulados como sempre fazem. No fim das contas o PISA ou a PROVA BRASIL não cobrarão conhecimento de teatro, de escotismo, de futebol de salão, de ….

  2. Avatar

    Parabéns ao professor Gleison Carlos, para a nossa querida diretora Geralda Chagas, para Diogo Prieto, para Igor André, enfim, para todos os envolvidos nesse espetáculo maravilhoso realizado na escola Paulo VI, na qual tenho a grande alegria em lecionar!
    Obrigada professor Gleison Carlos por proporcionar aos nossos alunos e colegas de trabalho novas experiências, novas emoções. São atividades como essas que fazem com que professores e alunos aprendam se encantando pela escola!!

Untitled Document