domingo, 25 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Alunos da região Sul Fluminense vencem etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento no Rio

Alunos da região Sul Fluminense vencem etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento no Rio

Matéria publicada em 20 de julho de 2019, 08:24 horas

 


Noves alunos são de Angra dos Reis, Barra Mansa, Resende, Valença e Volta Redonda

Sul Fluminense – Nove alunos da região Sul Fluminense venceram a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, que se encerrou na manhã da última sexta-feira (19), na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Os nove estudantes são de Angra dos Reis, Barra Mansa, Resende, Valença e Volta Redonda.

Os alunos fazem parte dos 45 melhores do estado do Rio de Janeiro
(Foto: Vinicius Magalhães)

Thayana de Ávila Filme, de Valença, venceu o primeiro lugar na categoria Costureiro Industrial do Vestuário; Caio Robert Alves Liberal, de Barra Mansa, venceu o primeiro lugar em Logística; Matheus Gonçalves de Paula, de Volta Redonda, ficou em segundo lugar na categoria Instrumentação; Leandro Victor S. Marques, de Resende, venceu em primeiro lugar a categoria Mecânica de Usinagem. Thais Campelo Borges Silva e Cleyton do Carmo Palácio, de Angra dos Reis, ficaram em segundo e terceiro lugares na categoria Soldagem Eletrodo Revestido; Jonas Marivaldo da Conceição Junior, Redson de Araujo Gentil Filho e Wendel da Silva Costa Sales, de Angra dos Reis, ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares na categoria Soldagem MAG.

Para chegarem à etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, os alunos tiveram que passar pelas fases escolar e regional. Ao todo foram 280 estudantes selecionados em 15 ocupações profissionais das 27 unidades da Firjan SENAI. A etapa estadual selecionou 45 competidores como os melhores do estado e vão passar por um processo de desenvolvimento e ampliação de competências profissionais para representar a Firjan SENAI na Seletiva WorldSkills (nacional), que vai permitir aos competidores de chegarem até a maior competição de educação profissional do mundo.

O ex-aluno da Firjan SENAI Resende, Leandro Victor S. Marques, de 18 anos, conquistou a medalha de primeiro lugar na modalidade Mecânica de Usinagem e segundo ele, sua participação na olimpíada foi importante para ampliar a sua bagagem de conhecimentos.

– Você faz contato com empresas e ingressa em um trabalho de equipe muito profundo e desafiador. A Olimpíada faz você acreditar no próprio potencial e essa experiência, sem dúvidas, é a mais enriquecedora – comentou o jovem.

O campeão da WorldSkills em 2016 e ex-aluno de joalheria da Firjan Senai, Léo Rodrigues, esteve presente no evento e disse aos competidores que o esforço e a recompensa valem a pena.

– Depois de muitas renúncias e tempo me dedicando à Olimpíada, hoje sou empresário e consultor internacional. Vocês conseguem entender o orgulho que sinto ao ser respeitado e chamado para compartilhar minha experiência entre as maiores joalherias do mundo? Isso só foi possível com todo esse apoio que a Firjan SENAI nos dá – explicou o ex-aluno.

O diretor executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, orientou os alunos a se dedicarem ao máximo as oportunidades da olimpíada.

– O processo de educação deve ser contínuo durante toda a vida. No mundo ágil de hoje, ficar sem se atualizar pode lhes tornar obsoleto em três anos – concluiu.

Competição

A Olimpíada do Conhecimento é dividida em quatro etapas: escolar, regional, estadual e a seletiva para WorldSkills. Em cada etapa, os alunos realizam provas para mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes que vão superar desafios em suas áreas de formação.

Na edição deste ano, as ocupações profissionais são: Comunicação Visual, Costureiro industrial do vestuário, Modelista, Construção em alvenaria, Eletricidade predial, Eletricidade industrial, Construção em estruturas metálicas, Mecânica de usinagem, Mecânica de manutenção, Soldagem ER, Soldagem MAG, Logística, Caldeiraria, Instrumentação e Panificação.

A WorldSkills via agosto em agosto deste ano, na Rússia, com alunos que começaram a competir as seletivas, em 2017.  Dois alunos, um em Soldagem e outro em Joalheria, da Firjan SENAI compõem o time brasileiro,  que estão se preparando para competição.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Meu filhão Caio Robert Alves Liberal
    fazendo bonito!!!

Untitled Document