terça-feira, 12 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Alunos do curso técnico de Administração da ETPC visitam o DIÁRIO DO VALE

Alunos do curso técnico de Administração da ETPC visitam o DIÁRIO DO VALE

Matéria publicada em 22 de agosto de 2019, 11:55 horas

 


Estudantes vão produzir um projeto, que vai contar com jornal impresso na escola

Alunos chegaram na Redação com dúvidas e saíram com mais curiosidades
(Foto: Joaquim Lopes Pereira)

Volta Redonda – A Redação do DIÁRIO DO VALE recebe visita de alunos pelo segundo dia seguido, desta vez alunos do primeiro ano do Ensino Médio, do curso técnico de Administração, da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), conheceram a Redação e a equipe de jornalismo, por volta das 9h30 desta quinta-feira (22), em Volta Redonda.

A visita teve intuito da turma conhecer a Redação, tirar dúvidas sobre funciona um jornal, as apurações das pautas, as montagens do jornal e como acontecem as impressões para as bancas. Segundo o Joaquim Lopes Pereira, de 48 anos, professor responsável pela turma, eles estão com projeto de criar uma empresa.

– No nosso curso temos um projeto de criar uma empresa e decidimos em criar um jornal, que vai contar sobre a nossa escola. Como não conhecemos o processo de montar um jornal, viemos aqui para tirar dúvidas e aprender sobre o meio de comunicação – comentou o professor.

Durante a visita, os alunos disseram que o jornal terá o nome de “Mais (+) ETPC” e que vão priorizar em acontecimentos sobre a escola, como conquistas, eventos, publicações, além da história da escola, que fica no bairro Sessenta.

– Pensamos em escrever notícias e reportagens sobre a história da escola, que tem 75 anos, queremos priorizar nos projetos que os alunos fizeram dentro da escola, como: a construção de drone pelos alunos de Mecatrônica, transformação do cobre pelos alunos de Química – disseram os alunos da turma.

Os adolescentes, de 15-16 anos estão com o “Mais (+) ETPC” desde o começo do ano, quando foi apresentado o projeto pelo professor, neste segundo semestre vão começar as produções para criação concreta do jornal, por isso durante a visita realizaram perguntas como: “Como vocês montam o jornal?”, “De que maneira é utilizada a entrevista de alguém na matéria?”, “As notícias têm um padrão?”, entre outras.

De acordo com Luciana Silva Vitorino, de 20 anos, que é assistente de jornalismo da escola, além de estudante do curso superior de Jornalismo, acrescentou seus conhecimentos na área durante as explicações.

– Quando o jornal comete um erro em uma matéria, eles utilizam o recurso da Errata nas primeira páginas do jornal impresso para que possa corrigir o erro[…] sempre tive curiosidade para saber como que montam o jornal após todos os jornalistas e editores finalizarem suas matérias e respectivas páginas – afirmou Luciana.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Excelente momento,
    Fantástica recepção e explicações.
    Obrigado aos profissionais top.

Untitled Document