sexta-feira, 20 de setembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Alunos realizam abraço simbólico à Pedreira da Voldac

Alunos realizam abraço simbólico à Pedreira da Voldac

Matéria publicada em 18 de agosto de 2019, 18:10 horas

 


Drones foram utilizados para ampliar o campo de visibilidade e estudos da área
(Foto: Divulgação)

Volta Redonda  – Pelo menos 30 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UGB (Universidade Geraldo de Biasi), realizaram abraço simbólico à Pedreira da Voldac, na manhã deste domingo, 18. O gesto foi para encerrar os trabalhos de estudos e pesquisa na localidade, realizados durante o final de semana.

Um dos objetivos dos professores e pesquisadores, que acompanharam os alunos, foi fomentar a criação de propostas e projetos para utilização da área, desativada desde a década de 70 e desapropriada pela prefeitura em 2008.

O “trabalho de campo” surtiu resultados positivos. Um deles foi a proposta de construção de um mirante permitindo aos visitantes observar, entre outras áreas, a curva do Rio Paraíba, que pode ser nitidamente vislumbrada do alto da pedreira. O grupo utilizou ainda drones para ampliar o campo de visibilidade e estudos da área.

O aluno de arquitetura Juliano Araújo, que acompanhou os trabalhos, disse ter ficado impressionado com a marca da curva do Rio Paraíba. “Daqui temos uma bela vista panorâmica e um local de grande riqueza natural para ser vislumbrado por todos os moradores”, comentou o aluno.

A professora Renata Fortini ressaltou a importância dos traçados da rocha para estudos destinados à educação ambiental e geologia. Já o professor João Paulo convidou alunos a observarem a possibilidade da inserção da pedreira ao entorno da comunidade. “Ampliem seus olhares, pensando para além do que veem”, recomendou o professor, lembrando que “é urgente pensar no local como Unidade de Conservação e de ligação com o Parque do Ingá”.

Reunião

Os trabalhos realizados, neste final de semana, serão entregues ao prefeito Samuca Silva. O grupo, com apoio de professores e pesquisados do MEP (Movimento pela Ética na Política), quer o apoio do município para implantação das propostas defendidas por alunos e de novos projetos para o local.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Não conheço o lugar, pelo que fala da vista linda , quem sabe ! Aí poderia ser aproveitado , para visita dos amantes da natureza , já na minha opinião ! A geografia e a história de Volta Redonda , é muito interessante e muito importante , tanta que a cidade foi premiada , com a primeira siderúrgica do Brasil , quem sabe pode ser aproveitado , é instalar um teleférico alí ? Será que tem espaço lá em cima suficiente? Torço pela cidade , porque o turismo ! Ele gera muito emprego.

Untitled Document