terça-feira, 12 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Alunos resgatam fanfarra parada há quase 10 anos em Rio Claro

Alunos resgatam fanfarra parada há quase 10 anos em Rio Claro

Matéria publicada em 11 de setembro de 2018, 15:32 horas

 


Fanfarra volta a desfilar em Passa Três depois de iniciativa de aluno de escola municipal .
Credito: ( Enviada por WhatsApp )

Rio claro – No dia 7 de setembro a fanfarra da Fazenda da Grama desfilou em Passa Três, após quase dez anos sem ensaiar. O aluno Cássio da Silva, de 17 anos, foi quem encontrou os instrumentos, decidiu limpá-los e retomar os ensaios. Antes do desfile, em encontros na quadra da comunidade, a fanfarra ensaiou apenas quatro vezes.
– No dia da apresentação ficamos nervosos e ansiosos, mas fizemos uma grande apresentação que levantou Passa Três. Depois da apresentação, eu e quase todo mundo que estava tocando na fanfarra ficamos emocionados e começamos a chorar. Hoje o pessoal que tocou já está me perguntando qual é o próximo dia de ensaio – contou Cássio.
A professora Gleiciane Rosa explicou que fanfarra era uma tradição da comunidade e ficou parada por cerca de nove anos. A fanfarra era uma atividade da Escola Municipalizada Francisco Teixeira de Oliveira, onde da aula, no distrito da Fazenda da Grama. A escola participa do desfile cívico, por isso, Cássio, aluno da escola, teve a ideia de resgatar a fanfarra. A iniciativa teve apoio de diversas pessoas, e conseguiu ainda que o antigo professor, que ficou muito empolgado, ensaiasse com eles.
– O Cássio tirou os instrumentos do depósito, limpou, pintou, marcou os ensaios, fez o contato com o professor, ele fez tudo – disse Gleiciane.
Os instrumentos estavam guardados no deposito da escola. Cássio e Gleiciane, junto com outras professoras e os alunos tiraram a poeira dos instrumentos, criaram um grupo e marcaram os ensaios. O antigo professor atendeu prontamente ao pedido dos ensaios.
Gleiciane e Andresa Dutra, professoras da escola, acreditam que os alunos mostraram grande potencial e que resgate da fanfarra evidenciou que alunos de comunidade pequena podem ser inspirados quando recebem oportunidades.
– Marcamos o primeiro ensaio na quadra, às 18 horas, no sábado, mais ou menos 15 dias antes do desfile. Quando chegamos para ensaiar a comunidade estava toda lá nos incentivando e nos aplaudindo, ficamos super felizes. Ficamos muito emocionados com isso tudo – relatou Cássio, emocionado.
Entre alunos e ex-alunos, de acordo com Gleiciane, 31 pessoas desfilaram com a fanfarra. Ela disse também que todos já tinham desfilado antes, muitos eram crianças quando a fanfarra encerrou as atividades.
-Sem a fanfarra o desfile não teria o impacto que teve. Alunos e professores estão empolgados e pretendem manter os ensaios e, assim, resgatar definitivamente a fanfarra. Nosso desejo é que a fanfarra se mantenha, pois a música para o jovem é fonte de transformação social – comentou Gleiciane.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Desfile criativo, bonito e emocionante realizado pela Escola Municipal Francisco Teixeira de Oliveira, localizada na comunidade da Fazenda da Grama.

  2. Avatar

    A Escola M. Francisco Teixeira de Oliveira, da Fazenda da Grama, fez um excelente desfile!!! A fanfarra estava maravilhosa! Parabéns aos alunos envolvidos, principalmente ao Cássio pela dedicação de reorganizar a fanfarra, aos professores, funcionários, direção e comunidade!

Untitled Document