Angra celebra 245 anos da Festa do Bonfim

Programação chegou ao fim no domingo (4) e reuniu missas, esportes, shows e gastronomia

by Agatha Amorim

Foto: Luis Fernando Lara

Angra dos Reis – A tradicional Festa do Bonfim chegou ao fim no domingo (4), marcando os 245 anos da celebração. Com o tema “Ajudai-nos a sermos fraternos e a cuidar da nossa Mãe Natureza”, o evento contou com uma programação religiosa, cultural, esportiva e gastronômica, e recebeu o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

“A Festa do Senhor do Bonfim é importante não apenas do ponto de vista religioso, mas também cultural, pois mobiliza todo o bairro do Bonfim e atrai pessoas de outras localidades. Comidas típicas são vendidas na beira da praia, há apresentações musicais. É tudo muito mágico e significativo para cada coração angrense”, afirmou Pedro dos Anjos, morador do Centro da cidade.

A abertura oficial aconteceu na quinta-feira (1º), com atividades esportivas organizadas pela Secretaria de Esporte e Lazer. Na Praia do Bonfim, foram realizadas provas de Natação em Águas Abertas e um torneio de Beach Tennis. A prova de natação teve percurso de 1 km, com categorias masculino e feminino divididas por faixas etárias, de Juvenil a Master L, além das categorias PCD e Absoluto. O torneio de Beach Tennis reuniu duplas mistas, jogando em formato eliminatório simples, com partidas disputadas em um único set de seis games.

Nos quatro dias de festa, a programação religiosa foi um dos principais destaques, com missas realizadas na Igrejinha do Bonfim, para a qual a Prefeitura disponibilizou uma embarcação, facilitando o acesso dos fiéis. Também houve shows ao vivo com artistas locais, brincadeiras e uma grande variedade de comidas e bebidas típicas, que movimentaram a praia do bairro.

No domingo (4), pela manhã, foi celebrada uma missa solene, seguida, à tarde, pelo translado da imagem do Senhor do Bonfim e a procissão pelas ruas do bairro.

“É minha primeira vez na procissão do Nosso Senhor do Bonfim. Amei, foi maravilhoso. Convido todos a participar, estarei aqui todos os anos. Para nós, católicos, não há coisa melhor”, disse Iraci Rodrigues, moradora do Morro da Glória.

As noites da festa foram animadas por apresentações musicais, que lotaram a Praia do Bonfim. Entre os artistas que se apresentaram estavam o grupo Nosso Som e os cantores Sandro Mattos e Pablito.

“Foram quatro dias intensos de fé, cultura e celebração, reafirmando a importância dessa festividade para o povo angrense. A Prefeitura de Angra tem orgulho de apoiar e valorizar esse evento tão significativo. Nosso compromisso é garantir que tradições como essa sigam vivas”, declarou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996