>
segunda-feira, 15 de agosto de 2022 - 19:33 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Angra celebra o Dia da Consciência Negra

Angra celebra o Dia da Consciência Negra

Matéria publicada em 19 de novembro de 2021, 10:59 horas

 


Programação foi construída com coletivos e agentes culturais da cidade

Angra dos Reis – A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, preparou uma vasta programação, gratuita, para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado, 20 de novembro. As principais atividades acontecerão na Praça Zumbi dos Palmares durante a parte da manhã. À noite as atrações serão concentradas no Teatro Dr. Câmara Torres. 

– Idealizamos a agenda com muita conversa e construímos a programação com quem, de fato, trabalha e faz cultura com o viés da consciência negra no município. A programação está democrática e atenderá a todos os gostos e linguagens artísticas – informou Andrei Lara, secretário-executivo de Cultura e Patrimônio.

Logo cedo, às 8h, a abertura da programação será a tradicional lavagem do busto de Zumbi dos Palmares. A iniciativa é de coletivos ligados ao movimento negro. Em seguida, a União Municipal de Umbandistas e Candomblecistas de Angra dos Reis (UMUCAR) promoverá um Xirê aos Orixás, que significa uma roda de dança e cantigas aos deuses de origem africana. 

Dando sequência, às 9h, toda a alegria e ancestralidade do Jongo Bindito Cruz chega à Praça Zumbi dos Palmares para uma grande roda que seguirá com uma oficina cultural comandada pelo Mestre Abutre, da Capoeira Senzala. 

Às 10h, o multi-instrumentista Jorge Moreno Filho, o Etiópia, oferecerá uma oficina de percussão, seguida de uma roda de capoeira com o grupo Entre Amigos.  Atravessando a Baía da Ilha Grande, às 11h, direto do Abraão, o mestre Jamaica soma na programação com um workshop cultural. E, encerrando a programação matinal, o trio Túlio Pereira fecha com uma roda de samba. 

Já na parte da noite, no Teatro Dr. Câmara Torres, três apresentações encerram o Dia da Consciência Negra em Angra. Às 18h, o Coletivo Diletantes apresenta “4 Tontos de Amor”. Às 19h40 será a vez de “A Cabaça da Existência”, do Grupo Artêros, subir ao palco e, encerrando a noite, a potente cantora angrense Dani Câmara apresenta seu show performático intitulado Febre, às 21h. Toda a programação noturna tem entrada gratuita, com retirada de senhas das 16h às 17h30, na bilheteria do teatro. 

Programação do Dia da Consciência Negra

Local: Praça Zumbi dos Palmares 

8h – Lavagem do Busto de Zumbi dos Palmares e Xirê aos Orixás – UMUCAR

9h – Jongo – Grupo Bindito Cruz de Mambucaba e Oficina Cultural com Mestre Abutre 

10h – Oficina de Percussão – Etiópia 

10h30 – Capoeira – Roda Entre Amigos 

11h – Workshop Cultural – Jamaica 

12h – Roda de Samba – Túlio Pereira Trio

Local: Teatro Dr Câmara Torres

(Entrada gratuita, com retirada de senhas das 16h às 17h30)

18h – 4 Tontos de Amor – Coletivo Diletantes (Classificação 12 anos) 

19h40 – A Cabaça da Existência – Grupo Artêros (Classificação livre)

21h – Febre – Dani Câmara (classificação livre)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document