Angra dos Reis – A Defesa Civil municipal e da Secretaria Executiva de Comunicação de Angra dos Reis, participou do Exercício Parcial de Resposta Integrada a Emergência e Segurança Física Nuclear da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). Realizado anualmente, os exercícios se alternam entre simulações gerais, em anos ímpares, e parciais, em anos pares, focando em áreas que necessitam de treinamento constante.
Diferente das edições anteriores, que ocorreram em Angra dos Reis, o treinamento deste ano foi realizado na Marinha do Brasil, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Ciasc), na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro. A atividade foi supervisionada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e coordenada pela Defesa Civil Estadual do Rio de Janeiro.
O objetivo principal dos exercícios é avaliar a capacidade de resposta a crises nas operações das usinas nucleares, identificar pontos de melhoria e consolidar os protocolos de emergência. As simulações permitem testar novos procedimentos sem a realização de atividades de campo, com a possibilidade de revisões nos manuais e métodos de atuação.
Representando a Defesa Civil de Angra, participaram o superintendente de Gestão de Risco de Desastres, Leandro da Silva Nunes, e o coordenador de Capacitação e Treinamentos, Ronaldo Fonseca Bastos. Ambos atuaram no Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear (CCCEN), respondendo a cenários simulados para desenvolver soluções baseadas em suas competências. “Participar do treinamento é sempre bom, porque assim testamos nossos conhecimentos e capacidades e verificamos pontos a serem aprimorados. Simulados são sempre importantes”, afirmou o superintendente Nunes.
Alexandre Freitas Campos, assessor de Comunicação da Prefeitura, representou a Secretaria Executiva de Comunicação no Centro de Informações de Emergência Nuclear (Cien), que, em uma situação real, gerencia o contato com o público por meio da mídia. O CCCEN e o Cien trabalham juntos, com o CCCEN coordenando cenários de simulação e o Cien produzindo conteúdo informativo.
O exercício contou com a participação de diversas instituições, incluindo Eletronuclear, Defesa Civil Estadual do RJ, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Ibama e Forças Armadas.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996