Angra lança projeto para acolhimento e acessibilidade aos autistas

União das secretarias municipais visa proporcionar um cuidado inclusivo aos autistas da cidade

by Mayra Gomes

Foto: Unicef/ONU

Angra dos Reis – A Prefeitura de Angra lançou na última terça-feira (2), o Projeto TEAmar – Transtorno do Espectro Autista / Município de Angra dos Reis. A iniciativa reúne equipamentos e ações nas áreas de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Urbanização, Parques e Jardins. O objetivo do TEAmar é fornecer acolhimento e atender de maneira humanizada, abrangente e eficaz às necessidades específicas dos autistas do município.

No bairro de São Bento, o projeto concentrará os espaços que oferecerão não apenas atendimento aos autistas, mas também apoio aos familiares. Um desses espaços é a Central Social do TEA, onde uma equipe técnica estará disponível exclusivamente para atender a esse público, tirar dúvidas, facilitar o acesso a benefícios socioassistenciais e encaminhar as demandas para os setores responsáveis dentro da prefeitura.

– A chegada do TEAmar é vista de forma muito positiva, como uma política pública de grande valia que proporcionará maior acessibilidade aos serviços oferecidos exclusivamente aos autistas – afirma a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê.

Próximo à Central Social do TEA, estará localizado o Núcleo Especializado de Atenção à Saúde da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista de Angra dos Reis – NuTEAr. Esse núcleo oferecerá atendimento multidisciplinar, por meio de avaliação, reabilitação e acompanhamento para o desenvolvimento de habilidades que promovam uma vida mais independente.

– Há seis meses, meu filho foi diagnosticado com TEA. Foi um baque para mim, que sou médico. Vocês podem contar comigo e com a secretaria de Saúde, pois vou ajudar cada um de vocês – disse o secretário de Saúde, Rodrigo Ramos, em um depoimento que emocionou a todos os presentes.

Na área da educação, está prevista a reformulação e ampliação da UTD-TEA, que será substituída pelo Centro Educacional para Transtorno do Espectro do Autismo – Cetea. Essa mudança permitirá atender um maior número de estudantes e oferecer uma variedade de serviços, atendendo a diferentes perfis e necessidades. Além disso, o centro proporcionará a formação contínua de educadores e profissionais especializados em TEA, incentivando pesquisas e práticas inovadoras na área de educação inclusiva.

SINALIZAÇÕES, IGUALDADE E INCLUSÃO

Para tornar Angra dos Reis uma cidade mais acessível e acolhedora, até mesmo o trajeto que conecta os três espaços será modificado. Será instalada sinalização específica para atender ao público TEA, tornando as ruas mais seguras e inclusivas. Duas praças sensoriais também serão implantadas no bairro de São Bento, com equipamentos e mobiliários urbanos acolhedores.

– Vamos transformar essas duas praças, com caminho sensorial, novos brinquedos e paisagismo. A Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins fica muito lisonjeada por trabalhar em prol da causa autista. Tem sido um desafio muito bom fazer esse trabalho pensando na inclusão de todos – explica a secretária de Urbanização, Parques e Jardins, Beth Brito.

Com o início do projeto TEAmar, a Prefeitura de Angra continua empenhada em realizar ações que tornem a cidade cada vez mais inclusiva, proporcionando uma vida plena e digna para as pessoas com TEA.

O secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, ao lado do prefeito Fernando Jordão, enfatiza a importância de uma sociedade que ofereça oportunidades iguais para todos, sem diferenças.

– Temos que ter uma sociedade que ofereça oportunidade a todos, em que não exista diferenças, mas sim, igualdade. Falando especificamente da causa do autismo, enxergamos a necessidade de ampliar o apoio do governo municipal como um todo aos autistas e seus familiares – resume Cláudio.

 

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996