Angra recebe duas novas ambulâncias para o Samu Veículos foram doados pelo governo federal

Por Diário do Vale
53 Visualizações
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A  Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, realizou na manhã desta sexta-feira (27), a cerimônia de entrega de duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que irão recompor a frota. Os veículos foram doados pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde. O Samu de Angra passa a contar agora com quatro ambulâncias, sendo uma baseada na Vila do Abraão. Além das viaturas do Samu, Angra dos Reis possui cobertura de ambulâncias básicas, que estão fixadas em pontos estratégicos para melhor atendimento ao cidadão.

– Hoje é mais um dia de felicidade, pois damos continuidade às melhorias no setor de saúde do município. Em pouco tempo conseguimos ampliar a rede de atenção básica e abrir o Hospital da Japuíba, que era uma necessidade, e com isso dar fim ao antigo Pronto-Socorro do Centro. Estas duas ambulâncias enviadas pelo governo federal demonstram o nosso compromisso de promover parcerias que ofereçam um tratamento digno ao cidadão que necessitam de auxílio, e por isso não podemos parar com a atuação conjunta com os governos federal e estadual e também com os municípios vizinhos – destacou a prefeita Conceição Rabha.

Em 2013, início da atual gestão, a frota do Samu foi encontrada toda sucateada e os veículos estavam sem nenhuma condição de circular pelas ruas e prestar o devido auxílio à população. A Secretaria de Saúde conseguiu reformar as viaturas e deixá-las novamente operantes.

– Antes de mais nada, temos de agradecer ao presidente Lula, que no ano de 2003 implantou o Samu em todo o país. O governo da presidenta Dilma vem investindo no Samu. Antigamente o serviço de ambulâncias em todos os municípios não possuía um padrão, mas com a implantação do 192, isso mudou – relembrou a prefeita

– Falar na chegada de duas novas viaturas para recomposição da frota é dizer que os munícipes terão mais qualidade no atendimento. Sabemos da importância destas viaturas, porém não podemos esquecer da continuidade nos investimentos, como a ampliação dos leitos de CTI, que em breve colocaremos em prática – ressaltou o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira.

Criado em 2003, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) tem ajudado a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.

A rede nacional SAMU 192 conta com Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil, presentes em todos os estados e no Distrito Federal.

– A antiga gestão deixou a área da saúde totalmente sucateada, mas a prefeita Conceição tomou frente da situação e com isso conseguimos mudar o cenário. Faremos ainda mais, para que no futuro o cidadão angrense veja o legado de nosso governo – disse o vice-prefeito Leandro Silva.

Os veículos que já começaram a prestar atendimento ao cidadão receberam as bênçãos do frei Janício Silva, da Ordem Carmelitana, e do pastor Fabrício Goulart, da igreja Presbiteriana Viva (IPV). O Samu foi representado pelo coordenador Rodrigo Nunes e autoridades prestigiaram o evento, incluindo o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Carlinho Santo Antônio.

– Sei das dificuldades que a prefeita Conceição encontrou quando assumiu o governo, mas ela não se intimidou e seguiu em frente com seus projetos. Quando a oposição fala que as ambulâncias são para reposição, tenta desmerecer a mais esta conquista do povo angrense. Os veículos vêm para repor a frota, pois o governo sabe de suas necessidades e atua em parceria com o governo federal – falou Carlinhos.

Advertisement

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

 

(24) 99926-5051 – Jornalismo

 

(24) 99234-8846 – Comercial

 

(24) 99234-8846 – Assinaturas

Canal diário do vale

colunas

© 2023 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996