quarta-feira, 27 de outubro de 2021 - 22:24 h

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Aniversário de Valença tem lançamento de Filme Lea Pentagna

Aniversário de Valença tem lançamento de Filme Lea Pentagna

Matéria publicada em 27 de setembro de 2021, 09:56 horas

 


Valença – Integrando a programação de comemoração do 164º aniversário de Valença, a Casa Lea Pentagna lançará no próximo dia 29, o filme “Lea Pentagna”, um vídeo realizado pela Fundação Cultural e Filantrópica Lea Pentagna e a Mimos Brasil Produções Artísticas.
O vídeo, que será veiculado virtualmente no YouTube, no canal da Casa Lea Pentagna, tem o propósito de presentear a cidade e também homenagear a moradora Lea Pentagna.

Emoldurado por poesias de Gilberto Monteiro, o filme, além de fartas imagens reais de Dona Lea, em várias fases de sua vida (acervo da Fundação), apresenta também momentos diversos da sua trajetória, representados por atores valencianos. Sob a direção de Josué Soares, a atriz Ni Lopez dá vida à Dona Lea quando jovem-adulta; já Marcia Valença – que também assina roteiro, narração e direção de arte – a representa nos momentos finais de sua vida.

Thiago Ferreira atua como o pintor espanhol Timoteo Perez Rubio, que ficou exilado no Brasil – mais precisamente em Valença, na Casa Lea Pentagna – por mais de 30 anos, por conta da Guerra Civil. Perez Rubio é o autor de vários quadros que compõem o acervo da casa Lea Pentagna, especialmente os que retratam a família de Lea. No filme, a saudade do pintor é apresentada pela performance de Juliane Silva, professora de dança cigana.

A trilha sonora está a cargo de cantores valencianos. Paulinho Lima, Gerson Santos, José Maria Ferr e Jô Macedo vão revelando através da narrativa musical o “cenário” sonoro do vídeo, ajudando a contar a bela história da senhora Lea Josephina Pentagna, que antes de falecer, presenteou Valença com a sua própria casa e tudo o que ali contém. O museu casa Lea Pentagna, com a Direção de Eventos de Dilma Dantas Moreira Mazzêo, hoje representa um importante patrimônio histórico, cultural e turístico para a cidade, guardando, além de registros e objetos da época, histórias, memórias e afetos.

SERVIÇO:
LANÇAMENTO: 29 de setembro (quarta-feira, aniversário de Valença) às 20 horas
Reapresentação dia 3 de outubro, domingo, às 16h e às 20 horas.
LOCAL: YouTube, canal Fundação Cultural e Filantrópica Lea Pentagna
DURAÇÃO: 23 min
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA INDICATIVA: LIVRE

FICHA TÉCNICA:
Realização: Fundação Cultural e Filantrópica Lea Pentagna e Cia Mimos Brasil
Direção e Montagem: Josué Soares
Produção: Ena Jannuzzi e Marcia Valença
Elenco: Ni Lopez, Thiago Ferreira e Marcia Valença
Cantores: Paulinho Lima, Gerson Santos, José Maria Ferr e Jô Macedo
Dança Espanhola: Juliane Silva
Poesias: Gilberto Monteiro
Roteiro, narração e direção de arte: Marcia Valença
Câmera: Josué Soares e Ena Jannuzi


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document