Antonio Furtado propõe que drogas apreendidas sejam usadas em treinamento de cães farejadores

by Paulo Moreira

Deputado protocola projeto de lei na Câmara Federal
(Foto: Assessoria Antonio Furtado)

Brasília e Volta Redonda – É cada vez mais comum a utilização de cães farejadores em trabalhos policiais e de resgates. Para que os animais consigam desenvolver as habilidades, é necessário o trabalho de adestramento e treinamento para que identifiquem drogas escondidas, resgate pessoas e, até mesmo, encontre corpos soterrados, vivos ou não, em casos de tragédias, como a que aconteceu em Brumadinho.

Para auxiliar no trabalho realizado pela polícia, de treinar esses cães farejadores, o  deputado federal Delegado Antonio Furtado protocolou o Projeto de Lei 4077/2019, na Câmara dos Deputados, que prevê a possibilidade da liberação temporária, por um juiz, de drogas apreendidas e cadáveres não reclamados para o adestramento de cães farejadores e de resgate.

– Entendemos que os cães farejadores e de resgate são agentes para auxiliar a combater o crime e a encontrar vítimas de tragédias, estejam elas vivas ou mortas. Para que esses animais desempenhem um bom trabalho, precisam ser treinados. É de extrema importância ter elementos reais para os adestradores poderem trabalhar com o cachorro. Utilizar a droga apreendida para estimular o olfato do animal em treinamento é dar um bom uso ao material que fica parado antes de ser incinerado – explicou o deputado.

A mesma questão se aplicaria aos cadáveres não identificados e que são considerados indigentes. Assim como podem ser doados para instituições de ensino para o estudo das áreas ligadas a saúde, eles seriam liberados temporariamente para o adestramento dos cães farejadores. De acordo com pesquisa feita na Texas 3 A&M University, o treino específico dos cachorros auxilia na hora de identificar tipos de odores e a evitar que confundam restos decompostos de animais com o de humanos.

– Queremos melhorar o serviço de segurança e resgate nas nossas cidades. E essa é uma possibilidade de darmos materiais para que os cães possam ser treinados com situações semelhantes ao que que acontece em momentos de busca e apreensão de drogas ou em tragédias – afirmou o parlamentar.

 

 

You may also like

11 comments

EsQuerDalhA 24 de julho de 2019, 13:46h - 13:46

Completamente sem noção

Eu tenho pena dos mais de cem mil contribuintes que deram seu voto a um sujeito desses

E ouço pela rádio corredor que é pré candidato a prefeito por Volta Redonda hein
O curriculum 2019 (sete meses incompletos) é invejável, vejam :

– Deixar os velhinhos brasileiros morrendo sem aposentar
– Usar cadáver pra solucionar crime
– Meter droga no focinho dos bichos

ESSE É BOM !

VAI VENDO 24 de julho de 2019, 21:40h - 21:40

– VOTOU CONTRA a devolução das sobras de campanha dos partidos para o Tesouro Nacional.

O eleitor que doou dinheiro para a campanha ficará com ele. Os recursos que receberem do povo, os IMPOSTOS ALTÍSSIMOS para as campanhas não serão devolvidas para ajudar na saúde, educação de qualidade, segurança pública, Bolsa Família, etc

O eleitor que preferiu PAGAR A MULTA ELEITORAL ajudou o partido. Estes devem estar satisfeitos em ajudar os candidatos políticos, POLITIQUEIROS, pilantras e até bandidos.

Não tenho culpa.Votei no Amoedo. 24 de julho de 2019, 11:56h - 11:56

Esse aí só engana trouxas e alienados que votaram nele. O gado acéfalo.Utilizar-se do cargo e da religião para se eleger às custas de imbecis é estratégia nojenta, hipócrita e oportunista. Serão quatro anos de mandato mamata. Aos que o elegeram , faz arminha e dancinha que passa ( o tempo).Mitooooo !!!!!

Não tenho culpa.Votei no Amoedo. 24 de julho de 2019, 11:55h - 11:55

Esse aí só engana trouxa e alienado que votaram nele. Utilizar-se do cargo e da religião para se eleger às custas de imbecis é estratégia nojenta, hipócrita e oportunista. Serão quatro anos de mandato mamata. Aos que o elegeram , faz arminha e dancinha que passa ( o tempo).Mitooooo !!!!!

Comprador de carros do Queiróz. 24 de julho de 2019, 11:31h - 11:31

Não sei o porquê da surpresa e decepção dos eleitores desse delega com as ações dele até agora como deputado.Já sabíamos que sua atuação seria pífia,medíocre, desvinculada dos anseios da sociedade. Quem tem um mínimo de bom senso já sabe que usar cargo público e virar evangélico ou usar a religião para alavancar candidatura é estratégia de hipócritas e oportunistas para ludibriar trouxas e idiotas mal informados. Agora, segurem as pontas, disfarcem, digam que anularam o voto; serão quatro anos de mandato mamata. MITOOOOO !!!!!!!!

Roberta Cordeiro 24 de julho de 2019, 09:12h - 09:12

Não era corpo de indigente que esse senhor queria usar?
E AINDA DIZ QUE E EVANGELICO

Diego Vieira 24 de julho de 2019, 09:08h - 09:08

Esse deputado não ganha mais nem pra sindico de prédio, horrível, fez tudo errado em brasília. votou contra seu povo.

Rebeca Corderia 24 de julho de 2019, 09:05h - 09:05

UÉ, NÃO VAI QUERER USAR MAIS CORPO HUMANO NÃO? DE INDIGENTE?
qUE PECADO, MEU DEUS. AINDA DIZ QUE É EVANGÉLICO

Antonio Carlos Peludo 24 de julho de 2019, 08:55h - 08:55

E pensar que votei nele … Hoje em dia ja existe odores quimicos sintetizados em laboratórios desde a putrecina como a cadaverina ( Merk Alemã) outros odores exalados como sulfeto de hidrogenio e outros.. Acorda Deputado va estudar . Cadaver humano não reclamado não sendo vitima de crime deve ira para as faculdades substituir os famosos bonecos . E eu Votei nele …Minha nossa

Só acho 24 de julho de 2019, 07:39h - 07:39

Aff Maria….quanta falta faz um representante da regiao no governo…..o município com a violência em alta e esses projetos sem pé nem cabeça..

Wanuil 24 de julho de 2019, 00:33h - 00:33

Deputado cadê o trem regional ????? Deputado cadê o aeroporto regional ???

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996