Ao menos quatro morrem em ataques à missão da ONU no Mali

by Diário do Vale

Pelo menos quatro pessoas morreram nesta quarta-feira (1º) em dois ataques contra um campo da missão das Nações Unidas no Mali (Minusma) e uma empresa prestadora de serviços a esta força de paz. Os ataques foram no Norte do país, na cidade de Gao, informou a ONU. As informações são da Agência Brasil.

Os ataques já foram reivindicados pela Al-Qaeda do Magrebe Islâmico (AQMI).

Em comunicado, a missão da ONU informa que o primeiro ataque ocorreu ontem (31) à noite, quando foram lançados morteiros contra um campo da missão, matando um capacete azul – como são conhecidos os soldados em missão da ONU –, ferindo outros três gravemente e deixando dezenas de outras pessoas, a maioria civis, feridas.

Na sequência, a sede de uma empresa associada ao Serviço de Luta Anti-minas das Nações Unidas foi alvejada por tiros, que mataram dois seguranças particulares e um especialista internacional da empresa.

Os autores do ataque não foram identificados e a missão da ONU no Mali designou patrulhas terrestres e um helicóptero para buscar os autores.

O representante especial do secretário-geral da ONU e chefe da missão, Mahamat Saleh Annadif, declarou-se “consternado” com o que classificou como “ataques covardes”.

Segundo a organização norte-americana que monitora sites islamitas, a Al-Qaeda do Magrebe Islâmico reivindicou os ataques, adiantando que os autores eram membros da Al-Murabitun, grupo de liderado pelo jihadista argelino Mokhtar Belmokhtar.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996