Após 210 anos, Aman forma mulheres Aspirantes a Oficial

by Diário do Vale

Resende – A cerimônia da tradicional solenidade do Aspirantado, realizada pela AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende, será marcada este ano por dois fatores que vem chamando atenção do público em geral. Um deles é a história do aposentado Pedro Figueiredo, de 63 anos, que percorre 1,4 mil km de bicicleta para ver filho se formar na academia do Exército. Do outro é o fato de ser a primeira vez, em 210 anos, que serão formadas também “as” Aspirantes a Oficial.

A solenidade que acontece no próximo dia 27, será às 11h, momento em que 391 cadetes do 4º ano da Academia Militar das Agulhas Negras da Turma Dona Rosa da Fonseca irão receber a Espada de Oficial, durante a tradicional solenidade do Aspirantado, a ser realizada no Pátio Tenente Moura (PTM) , no interior da AMAN. Dos 391 cadetes, 368 são do segmento masculino e 23 do  feminino.

Dentre “os” cadetes, são 135 de Infantaria; 60 de Cavalaria; 53 de Artilharia; 40 de Engenharia; 31 de Intendência; 28 de Comunicações; 14 de Material Bélico. Dentre “as” cadetes,  13 são da Intendência e 10 do Material Bélico. Eles são oriundos  das quatro regiões do Brasil: Sudeste (221); Sul    (85); Nordeste ( 35); Centro-Oeste ( 21); Norte ( 22). Destes, sete são  pertencentes às Nações Amigas, sendo: 1 da Guiana, 1 do Paraguai ; 2 do Senegal, 1 do Timor Leste ; 2 do Vietnã. Eles estão nos cursos de Infantaria (1), Cavalaria (1), Artilharia (1), 1 Engenharia (1), 1 Intendência (1) e Comunicações (2).

Os cadetes do 4º ano já passaram por diversas etapas. A primeira delas foi o período de nivelamento e a última, os Estágios e Cursos de extrema importância para a formação integral do futuro oficial. E os preparativos não param. Para que tudo seja perfeito no dia do evento, de 22 a  26 de novembro, os cadetes passarão por uma semana intensa de treinamento no PTM. A marcialidade nos movimentos exige treino árduo.

Garra

Para assistir a cerimônia de formatura do filho, o cadete, Agostinho Figueiredo, 25 anos, o aposentado Pedro Figueiredo, 63 anos, já está em São José dos Campos, onde foi acolhido por moradores em seu 18° dia de percurso, antes de seguir para a Aman, em Resende. Ele conta que  o filho tentou por três anos passar na academia. Depois de aprovado, Pedro prometeu que se o filho se formasse, iria de bicicleta para o evento.

“Meu filho se esforçou muito para estar lá. Somos humildes e ele sempre foi de escola pública, lutou muito para conseguir. Agora, é minha vez de me esforçar por ele”, conta Pedro que é do Rio Grande do Sul, de onde saiu no dia 4 de novembro com destino a Resende. O aposentado explica que já anda de bicicleta há décadas e para o desafio pedala uma média de seis horas por dia a 15 km/h. Para descansar, Pedro criou um grupo no WhatsApp onde tem mais de 130 pessoas entre amantes de bicicletas e curiosos que há 18 dias acompanham sua jornada.

Solenidade

Realizada desde 1945 na AMAN, quando, à época, 300 cadetes foram declarados aspirantes, a cerimônia acontece da seguinte maneira: no primeiro momento, às 8h30, os cadetes adentram o pátio para restituição do Espadim, que receberam quando cadetes do 1º ano, em 2018. Num segundo momento, por volta de 11h, será a vez da declaração dos novos aspirantes com a entrega da espada de oficial, símbolo do princípios e valores, como responsabilidade, competência, o respeito e amor à Pátria.  Será quando o cadete 1⁰ colocado geral da Turma receberá a espada das mãos da mais alta autoridade do evento. Neste caso, o cadete de Cavalaria João Pedro Castro Brum Silva Gomes.

Sobre a Turma Dona Rosa da Fonseca

Dona Rosa da Fonseca é o Patrono da Família Militar. Nascida em 18 de setembro de 1802, na então Cidade de Alagoas, capital da Província de mesmo nome, atual município de Marechal Deodoro, casou-se com o Major do Exército Imperial Manoel Mendes da Fonseca, valoroso militar e grande monarquista. Mulher de caráter varonil, sempre o apoiou em suas resoluções e o acompanhou. É reconhecida como exemplo  de valores a serem seguidos pela família militar.

Pandemia da COVID-19

Por conta das diretrizes impostas em razão da pandemia da COVID-19, o evento contará, mais uma vez, com a presença restrita de convidados, autoridades civis e militares. Além disso, o tradicional Baile de gala do Aspirantado não será realizado aos moldes tradicionais. Aos convidados, foi recomendado o uso de máscaras. Para evitar aglomeração, o público será dividido por setores.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996